Brincadeiras na internet que podem ocasionar uma série de acidentes e até mesmo causar mortes
Brincadeiras perigosas induzidas por internautas continuam a causar graves sequelas e até mesmo mortes. Foi o que ocorreu recentemente em Minas Gerais, com um menino de 10 anos, que veio a óbito ao participar de um desafio na web. Perigos, geralmente direcionados a crianças e adultos, que o pediatra do Complexo Médico Provida, Dr. Evandro Thonsem Antunes (CRM: 6.011/ RQE:8.048) alerta pais e responsáveis.
“Nesse desafio, a criança fez inalação de um desodorante por tempo prolongado. Sabemos que nesse tipo de produto contêm gazes, fragrâncias, óleos, solventes e outras substâncias químicas. Composição, que ao ser inalada, é extremamente perigosa para o sistema cardiovascular, respiratório e sistema nervoso central. Venho então chamar a atenção para termos muito cuidado com nossos filhos nas redes sociais. O que acessam, acompanham e participam na internet ?, Cabe a nós, orientar, fiscalizar e vigiar as ações”, destaca o pediatra.
O perigo, completa o médico, está muitas vezes disfarçado de lúdico e de atividades virtuais. No caso do Desafio do Desodorante ou qualquer inalação de produtos, não há tempo a perder. É preciso chamar o serviço de emergência, SAMU pelo 192 ou levar a criança imediatamente a uma unidade hospitalar.
“Não existe uma fórmula mágica para afastarmos as crianças dos perigos virtuais, mas com muito diálogo, muita conversa, é possível explicar e ser entendido, sobre os males que eles podem correr ao se expor ou interagir nas redes sociais”,