A oftalmologista do Provida esclarece que alterações de grau como miopia, hipermetropia e astigmatismo, precisam ser corrigidas
Ametropias são erros de refração: miopia, hipermetropia e astigmatismo, cujo o tratamento são as lentes corretivas. Mas qual a melhor opção para o dia a dia?
“Depende de questões estéticas, ocupacionais e pessoais. A grande maioria dos pacientes ficará bem com os dois. Os casos de grande diferença de grau entre os olhos são melhores corrigidos com lente de contato. Dúvidas como essa e outras são esclarecidas pelo oftalmologista”, explica a oftalmologista do Complexo Médico Provida, Dra. Yasmin Tournier Boppré Pichutti.
A especialista ainda destaca que muitas pessoas precisariam usar óculos ou lentes, mas não o fazem.
“É normal um pequeno desconforto na fase de adaptação. Os oftalmologistas são preparados para auxiliar nas diferentes dificuldades que possam surgir”. Quando a opção for o uso de lente de contato, que existem diferentes tipos: rígidas e gelatinosas, algumas pessoas com doenças oftalmológicas ou por questões ocupacionais não podem usá-las. A recomendação é verificar a saúde ocular antes de iniciar o uso. Na pratica esportiva, a lente de contato gelatinosa é a opção mais adequada.
Caso a escolha seja por óculos de grau, existem atualmente muitos estilos de armações. Possuem maior durabilidade, se comparados às lentes de contato. A facilidade de uso de óculos é uma grande vantagem, basta mantê-los sempre limpos e longe do calor diretamente sob ele, além de ser um acessório que consideramos contribuir muito como visual pessoal. “Um erro comum são óculos muito grandes para o rosto. O ideal é que comece na sobrancelha e acabe no sulco que tem após a marca da olheira. Altos míopes (mais de -6,00) ficam melhores com óculos menores, já que diminui o efeito "fundo de garrafa"”, completa Dra. Yasmin.