Clínico Lawrence, do Provida, orienta a beber sempre com moderação
Carnaval e confraternizações de verão movimentam os brasileiros neste fim de semana. No cronograma, além da folia, as altas temperaturas também devem ser presenças confirmadas. Com essa projeção, exagerar no álcool pode comprometer a festa.
“Com esse calor devemos ter muita atenção com a hidratação do corpo”, diz o clínico, Lawrence de Luca Dias. “Ingerir muito água e sucos, dando também preferência por fazer refeições leves e comer frutas que possuem mais líquidos, como abacaxi, laranja, mamão, melancia e melão. Além disso, evitar bebidas alcóolicas em demasia. Saber o seu limite é fundamental para evitar complicações mais sérias ou irreversíveis”, alerta o profissional do Complexo Médico Provida.
A ressaca, segundo o médico, pode causar mal-estar, desconfortos no estômago, náuseas, vômitos e dores de cabeça, de diferentes intensidades, entre outros sintomas. O álcool causa efeitos adversos, principalmente quando é combinado com alimentos gordurosos ou com o estômago vazio. Combinações que podem sobrecarregar o fígado e refletir em problemas digestivos.
“Muitas pessoas pensam que por irem várias vezes ao banheiro durante a bebedeira é sinal de estar hidratado, negativo. Primeiro vem a vontade de urinar, às vezes, vem também o aumento do suor, depois vira perdas significativas de sais minerais. Por isso, a recomendação é repor com muita água, água de coco e isotônicos, estar bem alimentado antes de começar a ingerir álcool, beber muita água, antes, depois e durante o consumo e não exagerar. Beber sempre com moderação”, completa Lawrence.