Empresa de São Ludgero oferece desde a venda do imóvel, a execução do projeto e financiamento
O Top de Mídia que será entregue na próxima sexta-feira, 23 de agosto, para os mais lembrados de São Ludgero leva o nome da Imobiliária Volpato que, este ano, completa 15 anos de história.
O Café da Folha ouviu esta semana o proprietário da empresa, Emir Volpato, sua filha, a arquiteta Priscila e o seu filho, o engenheiro Evandro, que estão à frente da Volpato Arquitetura e Engenharia funcionando junto com a imobiliária, na
Rua Princesa Isabel, n° 99, no Centro de São Ludgero.
Saboreando o Café da Folha, oferecido pela Panificadora Philippi, a família Volpato contou um pouquinho da trajetória da imobiliária mais prestigiada da cidade.
[caption id="attachment_6579" align="alignnone" width="300"]
FAMÍLIA Volpato participa do Café da Folha desta semana[/caption]
Conte um pouquinho sobre o início de sua vida. Quem é Emir Volpato?
Emir - Nasci em 4 de maio de 1961, na localidade de Rio das Furnas, em Orleans, onde permaneci na casa dos pais e avós até os 10 anos. Em 1971 fui para o Seminário São José, de Orleans, onde fiquei até a enchente de março de 1974. Devido a destruição provocada em toda a região, voltei ao Rio das Furnas para ajudar meus pais na lavoura de fumo. Lembro que eram tempos difíceis, por exemplo, somente em 1978 que chegou a energia onde morávamos.
Como despertou em você a veia comercial?
Emir – Meu pai, José Cipriano Volpato (em memória), antes de eu completar 14 anos, adquiriu um armazém em Rio das Furnas, próximo ao campo de futebol. Durante a semana trabalhava na lavoura de fumo pela manhã e à tarde estudava em Orleans, já nos finais de semanas ajudava meu pai na mercearia e bar. Quando tinha jogos de futebol eu ia para o campo vender picolé, acho que foi ali que começou este desejo de trabalhar com vendas. Logo após concluir o ensino regular decidi que queria cursar os três anos do curso de antigo Comércio que dava habilitação de Técnico em Contabilidade.
Você foi funcionário de carreira do antigo Besc?
Emir – Sim, prestei concurso e ingressei em 13 de agosto de 1982 no Banco do Estado de Santa Catarina, onde permaneci por 24 anos. Mesmo trabalhando no Besc, não deixei de continuar a ajudar meus pais na lavoura, até 1984. Lembro bem que um ano depois de começar no Banco, conheci a minha esposa, Maria Judite Matei Volpato, com quem casei em 1985 e fui morar em São Ludgero, para onde fui transferido.
Por que deixou o Besc e arriscou uma carreira nova?
Emir – E
u e minha esposa queríamos muito ver a nossa filha mais velha, a Priscila formada em Arquitetura. Porém, o que nós ganhávamos, mal dava para pagar a mensalidade. Então, aproveitei o PDI (Plano de Demissão Incentivada) do banco e em 18 de julho de 2004, fiz o meu desligamento colocando todas as mensalidades em dia e começamos uma vida nova, abrindo a imobiliária na cidade. Com muito trabalho conseguimos formar nossa filha em Arquitetura e nosso filho em engenharia Civil e Corretor de imóveis.
Percebi que você é detalhista. Guarda em sua mente todos as datas? Você é perfeccionista?
Emir - Um pouco. Mas, como curiosidade, me orgulho de ter guardado todas as folhas de pagamento que recebi do Besc. Tenho ainda arquivado o contrato de aquisição da minha primeira casa e todos os recibos da compra e reforma do imóvel onde está localizada a imobiliária. Gosto de ver tudo bem organizado.
Nestes 15 anos de atividade, algum momento que tenha sido inesquecível para o trabalho da imobiliária?
Emir - Marcou muito para nossa história a venda e construção de casas do loteamento Encosta do Sol. Começamos, praticamente do zero e hoje é um dos bairros que mais cresceu na cidade, principalmente, pela expansão do grupo Incoplast, que emprega centenas de pessoas no município. Muita gente de fora vem procurar emprego aqui, o que também ajudou, significativamente aqueceu a venda de imóveis nestes últimos anos. A abertura de diversos financiamentos para aquisição de imóveis contribuiu neste processo de crescimento.
E em termos de parcerias. Elas são realizadas também?
Emir – Sim, e uma das parcerias que tiveram grande sucesso foi a construção do Residencial Hannover com os empresários da Buss Veículos. Nós ajudamos a construir e comercializamos 14 apartamentos que foram finalizados em 2010. Para uma época em que São Ludgero oferecia poucas opções de prédios, acreditamos no desenvolvimento da cidade e fomos muito bem-sucedidos.
Qual o diferencial da Imobiliária Volpato?
Priscila - O nosso slogan é “Realizando Sonhos”. Para que o sonho seja completo, não adianta apenas vender o imóvel, tem que dar uma boa consultoria para quem quer adquirir. Além disso, nós temos junto com a imobiliária, a Volpato Arquitetura e Engenharia, que nesse ano completa 10 anos de empresa. Quando alguém nos procura, por exemplo, mostramos o imóvel ou o terreno e todas as condicionantes e possibilidades de aproveitamento das construções. Ao mesmo tempo, proporcionamos a possibilidade de desenvolver e executar o projeto.
Que legal! Então vocês auxiliam em todas as etapas. O cliente entra com a necessidade e vocês mostram as possibilidades e oferecem ideias?
Priscila – Sim, depois do cliente escolher o imóvel desenvolvemos o projeto conforme as necessidades e intenções do mesmo. Fazemos maquetes eletrônicas bem realistas de como ficariam as construções. Após a aprovação são realizados os projetos arquitetônicos, elétricos, hidrossanitários e estruturais. Projetamos construções de diversos tamanhos, inclusive com casas com menos de 40m² que se enquadram no programa Minha Casa Minha Vida, com a possibilidade de ampliar futuramente conforme as necessidades. Podendo ser construída em partes, como em um sistema modular.
É interessante porque vocês fidelizam os clientes.
Evandro – Sim, a maioria dos nossos clientes sempre voltam porque sabem que a gente busca fazer sempre o melhor negócio. Temos exemplos de clientes que já compraram e construíram diversas casas conosco. Eles sentem a confiança no nosso trabalho, sabem que não termina quando o contrato é assinado. Nossa preocupação vai bem além.
Priscila – Antes de vender, questionamos muito aos clientes quais são as suas necessidades para entendermos o que ele deseja e apresentar sempre a melhor solução. Este é o nosso diferencial. A gente vende um sonho, um ideal, algo que vai agregar na qualidade de vida de nosso cliente.
Evandro – Só para complementar, se o cliente precisar financiar a obra ou parte dela, temos uma parceria com a Caixa Econômico Federal. Na verdade, somos Correspondentes Caixa, estamos habilitados pelo banco a fazer todo o processo de financiamento, desde simular as possibilidades que cada cliente se enquadra até o momento de assinar o contrato na Caixa.
Quais os leques de opções que a imobiliária oferece hoje?
Emir - Hoje temos em nossa carteira à venda em São Ludgero e região, várias opções de lotes, imóveis residenciais, comercias, industriais e terrenos rurais, além de locações. Oferecemos também casas e apartamentos por todo o litoral. Nos disponibilizamos a captar e realizar a prospecção de novos imóveis e salas comerciais para diversos clientes em cidades que vão além da nossa região de abrangência.
Evandro - Alguns clientes nos procuram também para adquirirem estes imóveis que tenham rentabilidade na compra. Podendo ser imóveis que ficam até mesmo em outros estados. Fazemos uma pesquisa de mercado e mostramos aos clientes a rentabilidade que eles terão ao comprar o imóvel hoje para locação ou futura negociação.
Como se comporta o mercado hoje?
Emir - Comparado ao que estava há poucos anos atrás, está melhor. Há mais ou menos três anos esteve em baixa ou estabilizado, por motivo das instabilidades do governo. Com a modificação do cenário nacional, se percebe um aquecimento do mercado. Os clientes estão procurando imóveis não somente para moradia, mas também para investimento. Cremos, que com as reformas em andamento, o mercado continue a crescer.
Quais tipos de financiamentos de imóveis vocês trabalham?
Priscila – Trabalhamos com financiamentos da Caixa para aquisição de terreno e construção, construção em terreno próprio e imóveis novos ou usados. Existem algumas modalidades, tais como: O Programa Minha Casa Minha Vida, até R$ 140 mil além da Carta de Crédito do FGTS, Pró-Cotista e SBPE. Com os clientes trazendo suas folhas de pagamentos, podemos fazer uma simulação de crédito e ver em quais dessas opções vão se enquadrar.
Que mensagem final vocês deixam para os clientes neste momento?
Emir – Eu, como proprietário, me sinto uma pessoa realizada. Sai do Rio das Furnas, como um plantador de fumo e hoje ao lado da minha esposa construímos uma família batalhadora e unida. Já na imobiliária nossos filhos sempre nos acompanharam nos negócios e hoje trabalhamos todos juntos, isso tudo me deixa muito satisfeito e orgulhoso. Só tenho que agradecer a Deus e a tudo que conquistamos e a todos os clientes e amigos que acreditam em nosso trabalho.
Evandro – Neste momento, só quero deixar as portas abertas para todos os clientes/amigos se sentirem a vontade em nos procurar para realizar seus negócios. Tenham plena convicção de que encontraremos a melhor oportunidade para vocês.
Priscila – Meus sinceros agradecimentos a todos os clientes, parceiros, colaboradores e amigos que estiveram conosco nestes 15 anos de Imobiliária Volpato e 10 anos do Escritório de Arquitetura e Engenheira, estaremos sempre dispostos a Realizar Seus Sonhos. Nosso muito obrigado.