Provida realiza a Primeira Conversa com o Pediatra
Algumas ações para se evitar acidentes domésticos, salvar ou até mesmo manter a saúde das crianças, podem ser realizadas em casa, com medidas simples. Pensando nas situações de atenção ou perigo em que, é necessário tomar uma atitude rápida, assertiva e segura, o Complexo Médico Provida, realizou nesta semana, a Primeira Conversa com o Pediatra, com o tema: primeiros socorros para pais e cuidadores, evento pensado e desenvolvido pela Provida Pediatria.
“Nosso objetivo com a realização desses encontros é poder orientar, indicar atitudes preventivas e contribuir para que, em momentos difíceis, os pais ou cuidadores de crianças possam conduzir a situação da melhor forma. Nós como pediatras temos também um papel educativo no nosso dia-a-dia, e esse projeto visa justamente ampliar o conhecimento, para que os pais saibam o que fazer em situações de emergências com seus filhos”, ressalta a pediatra Ana Carolina Lobor Cancelier.
Um questionamento sobre em que circunstâncias de febre e hipotermia é necessário levar os filhos para avaliação clínica, abriu a conversa. Depois das explicações e indicações de como proceder, a gastroenterologista pediátrica, Mirela Silva de Souza, chamou a atenção do público com orientações para as ocorrências de introdução de corpos estranhos, no nariz, boca, olhos e ouvidos. “Quando uma criança insere algo na cavidade auditiva, como grãos, brinquedos ou outros objetivos pequenos, não é seguro tentar a remoção em casa, pelo risco de perfuração no tímpano ou lesão do conduto auditivo. Nesses casos é mais seguro buscar, com urgência, um Pronto Atendimento”, orienta a pediatra.
Na Conversa com o Pediatra ainda foram explanados assuntos de como proceder em situações de batidas na cabeça, queimaduras, engasgos, sangramentos nasais, fraturas e entorses, e ferimentos em geral.