Segunda-feira, 23 de dezembro de 2024
Braço do Norte
23 °C
15 °C
Fechar [x]
Braço do Norte
23 °C
15 °C
ESPAÇO EMPRESARIAL

Demanda por imóveis na planta aumentou 100% nos últimos seis meses

17/03/2021 11h50 | Atualizada em 19/03/2021 17h49

Consultor imobiliário dá dicas de como investir sem correr riscos

A taxa Selic, principal medidor da inflação no Brasil, continua mantida pelo Comitê de Política Monetária (Copom) a 2% ao ano, o menor índice da história. Um dos impactos desse cenário no bolso do brasileiro ocorre na hora de recorrer aos bancos para fazer um financiamento. As taxas de juros tornam-se mais atrativas ao consumidor à medida em que a Selic diminui.

Essa é a explicação para a explosão pela procura de imóveis na planta nos últimos seis meses, segundo as próprias construtoras. Com juros bancários atraentes, a fila de pessoas interessadas em comprar imóveis antes mesmo da conclusão simplesmente dobrou. O interesse por imóveis vendidos na planta tem um ingrediente extra: a aquisição do bem antes da entrega garante uma economia que faz muita diferença para quem poupou com a intenção de comprar um apartamento ou uma sala comercial.

Por outro lado, comprar um imóvel na planta envolve riscos específicos que exigem a atenção do comprador. Por menor que possa parecer, existe a possibilidade de a obra ser paralisada pela construtora ou sofrer um atraso com o qual o consumidor não conta.

"A Selic está muito baixa, e quem tem recursos mais abundantes em aplicações atreladas à taxa pode considerar a ideia de mudar o foco, sem aumentar o risco do investimento. Os imóveis cumprem bem esse papel, mas é preciso apontar para a direção certa. Eu acredito que a procura por imóveis na planta vai continuar intensa até o fim do ano", crava Junior Fernandes, corretor proprietário da Vip Lar Imobiliária.

Junior Fernandes acredita que a procura por imóveis na planta vai continuar intensa até o fim do ano

O imóvel pronto para morar tem de ter também todo cuidado com as documentações como matrícula do imóvel e negativas do proprietário e do imóvel. “Hoje estamos vivenciando a melhor fase do mercado sabemos que taxas de financiamento bancários estão muito atrativas para compra de um bem imóvel. Sabemos também que as aplicações bancárias não estão rendendo, trazendo o retorno almejado pelo investidor”, garante. “Contudo, as pessoas estão procurando fazer um investimento seguro e acabam investindo em imóveis que terão o retorno tanto na valorização do bem e também rendimentos na locação dos mesmos”, adianta.

Quanto aos cuidados na hora de escolher um imóvel, sendo ele na planta ou até mesmo pronto para morar, Júnior dá outra dica. “Quando for um imóvel na planta, temos que ver o histórico da construtora, como quantos empreendimentos ela já fez e como foi o prazo de entrega dos mesmos. Conferir ainda todas as documentações necessárias da construção, um em especial é a incorporação do empreendimento. Na hora da assinatura do contrato, ficar atento a todas as cláusulas por isso a importância de um corretor de imóveis para acompanhar sua compra”, alerta o gestor imobiliário. Junior Fernandes, lembra ainda que é necessário se precaver de todas as formas e antever eventuais dores de cabeça, mas destaca que, tomando os cuidados certos, vale a pena considerar a ideia de adquirir o imóvel próprio. "Alguns riscos podem ser evitados ou pelo menos garantir uma boa multa ao novo proprietário. Para isso, é importante manter guardados todos os documentos referentes à compra", explica.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Folha do Vale

Rua Manoel Jorge Neves, 470, Bairro Tiradentes, Gravatal, CEP: 88.735-000 - Santa Catarina.

Folha do Vale © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!