Colaboradoras do Provida realizam um ato para chamar a atenção sobre a prevenção do câncer de mama e os cuidados com a saúde feminina
Para as boas-vindas para outubro, mês que tem a cor rosa como uma mensagem de alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero, o Complexo Médico Provida, juntamente com o Setor Saúde da Mulher – Ginecologia, realizaram, na última sexta-feira, um ato comemorativo.
“A proposta foi nos unirmos, médicas e colaboradoras, no final do expediente, para destacar o período, unir forças e celebrar a vida, com isso, fomos até terraço do Edifício Clínicas Park, bloco D, do Provida, e de lá, brindamos esse momento, com muita alegria, balões e comprometimento com a causa. Juntas ganhamos mais força para trabalhar em prol da saúde de outras tantas mulheres”, destaca a ginecologista e obstetra, Dra. Ingrid Konig Junkes.
Outubro Rosa é lembrado anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade por câncer de mama e câncer de útero.
Este mês no Provida, várias ações estão sendo realizadas, alguns locais estão decorados de rosa e um dos prédios está com iluminação especial, alusiva ao movimento Outubro Rosa.
Conforme o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama, além de ser causa de maior mortalidade entre as mulheres, é o segundo tipo mais frequente no mundo, perdendo apenas para o câncer de pele. A doença é a primeira causa de morte por câncer na população feminina em todas as regiões do Brasil, exceto na Região Norte, onde o câncer do colo do útero ocupa a posição. O câncer de mama quando descoberto logo no início, tem grandes chances de cura. A desinformação e o medo são apontados pelo Inca como os principais fatores que atrasam o diagnóstico precoce e o tratamento.
Outubro Rosa
Mês lembrado anualmente no Brasil e em vários país, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade por câncer de mama e câncer de útero.