Agropecuária que te sua sede em Braço do Norte é destaque na assistência a produtores do Norte ao Sul de Santa Catarina
Quando completou 18 anos, Evandro Voss Heidemann assumiu a administração da propriedade da família na criação de suínos. Embora tenha se preparado para essa responsabilidade, um dos primeiros desafios que enfrentou foi com relação ao número de mortes em seu plantel que estava acima do habitual.
Foi então que ele resolveu aceitar a assistência técnica de uma agropecuária que havia iniciado suas atividades há dois anos. Com a ajuda de profissionais capacitados, conseguiu realizar um trabalho que resultou na redução da aplicação de antibióticos aos animais e, consequentemente, na diminuição drástica de mortes na sua criação. A empresa que ajudou o produtor é a Agrossui, de Braço do Norte, que nesta semana completa 20 anos de fundação e que desenvolve importante papel no desenvolvimento do agronegócio de toda uma região.
“Quando comecei na criação de suínos da família, que meu pai deixou aos meus cuidados para expandir os negócios com a criação de um frigorífico, demorei um pouco para aceitar assistência da Agrossui. Mas, hoje, diante dos resultados obtidos até aqui, é difícil dizer se a nossa produção teria chegado onde chegou se não fosse essa nossa parceria”, conta Evandro.
Hoje, aos 36 anos, Evandro possui em sua granja, na localidade de Riacho Alegre, um plantel de 6,5 mil suínos, o dobro do que tinha quando iniciou a parceria com a Agrossui. “Nesse período, nós dobramos a quantidade de suínos da nossa propriedade. E, quanto à produtividade, ultrapassou um pouco mais do que o dobro. Tivemos um aumento não só na quantidade, mas também na qualidade do nosso rebanho. Não tenho dúvida nenhuma de que grande parte disso não teríamos alcançado sem a assistência da Agrossui. Agora, raramente faço algo sem contar com essa assessoria, desde a genética, passando pela nutrição, e até mesmo se for para construir alguma melhoria na propriedade”, ressalta.
Contribuição mutua
A contribuição da Agrossui para o crescimento da propriedade de Evandro Heidemann é apenas um exemplo do sucesso que a agropecuária tem construído junto a propriedades rurais de grande parte do litoral norte de Santa Catarina, passando pela Grande Florianópolis, até Passo de Torres, no extremo Sul do Estado. “Desde o começo de tudo, nosso foco sempre foi na qualidade dos nossos serviços e na crença de que podemos crescer juntos. É por isso que a nossa marca possui dois ‘S’ em forma de cifrão. Eles representam o desenvolvimento, tanto o nosso quanto o dos nossos clientes”, garante o fundador e proprietário da Agrossui, Aldo Meurer.
Aldo deu início à sua agropecuária em 2001. Antes, era fumicultor e trabalhou na extinta Souza Cruz, de Tubarão. Inicialmente, o foco era a assistência técnica e venda de núcleos para a criação de suínos. Foi quando a empresa deu início a uma importante parceria com a Agroceres no fornecimento de nutrição animal. “Nós fechamos uma representação da Agroceres Multimix Nutrição Animal, que é uma gigante do agronegócio e, além disso, é uma empresa brasileira”, enfatiza.
A qualidade dos serviços e produtos oferecidos, aliada à satisfação de seus clientes, permitiu ao empreendedor e sua equipe técnica que ampliassem seus atendimentos. Desta forma, passou também a atender no setor de criação de bovinos de leite e corte. “Com o passar dos anos, aumentamos também nossa parceria com a Agroceres. Nossa segunda representação foi no setor de genética de suínos, a Agroceres PIC. Depois vieram as sementes de milho Biomatrix e também de produtos para criação de aves de postura, com toda a linha de nutrição e assistência técnica ao produtor. E agora, nossa mais nova parceria junto à Agroceres que estamos desenvolvendo é na área de nutrição vegetal, a Binova”, relata Aldo.
O trabalho de aprimoramento genético, aliás, tem sido um dos grandes destaques da Agrossui. Desde o início das atividades, também contavam com uma Central de sêmem suíno para atender seus clientes. Há um ano e meio, aproximadamente, a empresa decidiu ampliar sua Central de sêmem, construindo suas próprias instalações, agora a UDG (Unidade de Disseminação de Genes), produção de sêmem especializada em suínos. O empreendimento possibilitou que a Agrossui passasse a fornecer sêmen para os cooperados da Aurora Alimentos. “Tendo a Aurora, que é destaque nacional na produção de alimentos, como cliente, hoje somos responsáveis por uma fatia bastante considerável do mercado de sêmen de suínos na nossa região”, orgulha-se Meurer.
Foco na qualidade e do olho no futuro
Atualmente, a Agrossui conta com 32 funcionários. Destes, 14 são da equipe técnica, entre veterinários, agrônomos e técnicos que prestam toda assistência necessária para produtores de suínos, de bovinos, criadores de aves de postura, entre outros setores do agronegócio. Segundo Aldo Meurer, proprietário da Agrossui, seu objetivo é proporcionar ao produtor rural que ele possa desenvolver a sua criação da forma mais eficaz possível. “Uma coisa que nós temos em mente sempre, o tempo todo, é que precisamos crescer juntos. Por isso que nós sempre entregamos aquilo que prometemos. Não se trata apenas de preço, mas de garantir ao produtor a possibilidade dele progredir com a nossa assistência. Se, por um acaso, nós não deixarmos nosso cliente satisfeito, assumimos a nossa responsabilidade”, assegura.
Ao completar seus 20 anos, a Agrossui traça também seus planos para o futuro. O segredo, segundo Aldo, é continuar mantendo o pensamento no crescimento e garantindo constantemente a qualidade de seus produtos e serviços. Um dos projetos que pretende colocar em prática é o da criação de gado de corte. “No nosso entendimento, o gado de corte é um setor que ainda vai crescer muito na nossa região. Para seguir sempre em expansão, uma das nossas principais filosofias é de que precisamos trabalhar como se ainda estivéssemos iniciando a nossa jornada, sempre com a mesma pegada, com o mesmo entusiasmo. Só assim vamos deixar nossa clientela sempre satisfeita e produzindo e gerando riquezas para a nossa região, para o nosso Estado”, garante.