O papanicolau anal ou citologia anal é a indicação dos especialistas para diagnósticos de rastreio
A saúde humana compreende a funcionalidade de seus tecidos, células, órgãos, sistemas e organismos, bem como a ausência de doenças físicas ou emocionais. A região anal também pertence ao corpo e como as demais partes, precisa de atenção. Seja nos cuidados com a higienização ou com avaliações médicas, até a realização de exames para prevenção e tratamentos de alterações ou enfermidades.
O Papanicolau anal ou citologia anal é a indicação dos especialistas para diagnósticos de rastreio de alterações citológicas (na verificação do desenvolvimento celulares), causadas por vírus, como o papilomavírus humano (HPV), condilomas, doenças sexualmente transmissíveis, úlceras anais e até câncer de ânus.
“É um exame com duração aproximada de 1 minuto. Investigação indicada para homens que praticam sexo com outros homens e para mulheres que também praticam sexo anal e tenham diagnóstico de HPV. Consiste na coleta de material, procedimento muito parecido com o preventivo ginecológico. A citologia anal é um dos métodos de rastreamento de câncer anal, principalmente para grupos de pessoas de comportamento de alto risco, como os portadores de HIV/AIDS”, explica o proctologista, Dr. Gustavo Botega de Souza. O médico explica que além de ser um procedimento muito rápido, compreende a realização de uma coleta, por meio de uma escovinha, passada no canal anal, para análise microscópica.
“A investigação ainda é o melhor caminho para se evitar doenças e quando elas ocorrem, terem mais chances de tratamentos mais assertivos e efetivos”, completa.