Sexta-feira, 27 de dezembro de 2024
Braço do Norte
29 °C
16 °C
Fechar [x]
Braço do Norte
29 °C
16 °C

COLUNISTAS

Surpresa

24/03/2023 09h15 | Atualizada em 24/03/2023 09h21 | Por: Antônio Faust

Antes de falar da rodada de abertura do Municipal de Futebol de São Ludgero, tenho que noticiar o que pegou todo mundo de surpresa na última terça-feira. José Airton Perin pediu para deixar o comando da CME de São Ludgero alegando questões profissionais e pessoais. A comunicação foi feita ao prefeito Ibaneis “Iba” Lembeck e a secretária da Educação, Cultura e Esporte Maria Marlene Schlickmann. Não sei se era uma decisão já tomada anteriormente, mas o fato é que o Perin participou normalmente do Cerimonial de Abertura realizado no último sábado, no Mar Grosso. 

 

Último marujo

Como o Perin alegou motivos profissionais e pessoais para deixar o cargo, o que podemos fazer é respeitar sua decisão. Não nos cabe julgar. Não sei se o cargo vai ser ocupado por outro desportista, mas lembro que ele foi o último marujo a abandonar o barco, uma vez que, na região, não existe nenhum outro Município que tenha a figura do presidente da CME, uma função que incomoda demais e não tem remuneração. Nomeando, ou não, enquanto isso, o Mores, diretor de Esportes, assume a frente das competições.   

 

Municipal de SL

Saldo positivo na primeira rodada do Municipal de Futebol de São Ludgero. Nos três jogos, ótimos públicos e média de quase 4 gols por partida. Jogando fora de casa, a SER Taipa carimbou a faixa do atual campeão, o EC Mar Grosso, vencendo por 0 a 3 e a AA Bom Retiro, com naturalidade, venceu o Ponte Baixa FC por 2 a 4. No único empate da rodada, na comunidade da Serrinha, a equipe do mesmo nome desperdiçou muitas chances de gols e ficou no 1 a 1 contra a AA Encosta do Sol. 

 

O jogo

O Mar Grosso foi armado pelo técnico Zizo da mesma forma que atuava no ano passado e que resultou na conquista do título. Sistema com três zagueiros, laterais com liberdade para apoiar, um volante, dois meias e dois atacantes. Já a Taipa tratou de fechar a casinha, estacionou o ónibus e deixou o trio ofensivo – Foguinho, Gilson e Quico – à vontade para, se possível, marcar os gols. No geral, o Mar Grosso foi melhor na etapa inicial, foram seis chutes contra a meta adversária, cinco com participação do goleiro Boca. Já a Taipa chutou quatro vezes, apenas uma finalização no alvo, a que resultou no gol do Quico. 

 

O jogo 2

Se o primeiro tempo do Mar Grosso pode ser considerado como bom, o segundo foi um desastre. Foram apenas três finalizações, nenhuma que desse trabalho ao goleiro Boca, enquanto que a Taipa chutou cinco vezes, três em direção ao gol, fora os contra-ataques que rondaram a meta defendida pelo goleiro João. 

 

Destaques

Não tem como deixar de destacar a atuação de todo o ataque da Taipa. Foguinho é sempre perigoso, o Quico foi decisivo na sua principal característica, um contra um, e dessa forma ainda vai dar muitas alegrias aos torcedores Canarinhos e o Gilson, falar o quê? Já deu, tá velho? O Gilson participou de dois dos três gols e fez o outro, ou seja, ele continua sendo decisivo. Mas quero destacar a atuação do camisa quatro, que fez a dupla de zagueiros com o Kleiton e foi impecável, além de ter feito um gol. Parabéns, jovem Marquinhos!

 

Pintou o campeão?

Perguntei ao técnico Silvio Schlickmann, do Bom Retiro, após a vitória sobre o Ponte Baixa, se havia pintado o campeão. Lógico que foi em tom de brincadeira e não esperava outra resposta dele. “Opa, vamos com calma, não é assim tão fácil. O que posso te dizer é que iniciar bem o campeonato acaba sendo melhor que os três pontos. A vitória fora de casa traz tranquilidade, mostra que estamos no caminho certo, une, motiva e entrosa o grupo, mas sabemos que temos um longo caminho a seguir. O que precisamos é não deixar que suba para cabeça, trabalhar e se preparar para o jogo contra o Mar Grosso, que tropeçou no início, mas, na minha opinião, é um dos melhores times do campeonato. Vencemos, mas não fizemos tudo certo e temos muito a melhorar para chegar ao primeiro objetivo, as semifinais”.  

 

Copa Sul

O 7 de Setembro ficou pelo caminho, mas o saldo regional acabou sendo positivo, com as classificações do União/Aiurê e Morro do Boi para a próxima fase da Copa Sul dos Campeões, que tem em disputa a Taça Edilson Luiz Niehues. O União/Aiurê venceu o Jaguaruna fora de casa por 1 a 3 e espera pela definição do classificado entre Turvo X RB Palhoça, partida marcada para este sábado, em Turvo; no primeiro jogo, houve empate em 0 a 0. O Morro do Boi, em casa, voltou a vencer o Nova Orleans por 3 a 1 e já conhece seu adversário; será o Paranaense e a equipe de Armazém que farão o segundo jogo em casa por ter a melhor campanha.

 

O jogo

O 7 de Setembro produziu, no primeiro tempo, o necessário para ficar com a vaga na Copa Sul dos Campeões. Ficou o gostinho do “era possível”. O 7 finalizou 9 vezes a meta adversária, 5 em direção ao gol, fora as bolas que rondaram a meta do Içara, teve quatro escanteios, mais posses de bola, fez 1 a 0, enfim, foi um primeiro tempo de domínio total. A zaga não permitiu que o Içara criasse qualquer chance de gol, fazendo do goleiro Douglas Mor um expectador do jogo.

 

O jogo 2

Apesar de hoje em dia, os técnicos deram muita importância aos apoios dos laterais e ter na sua equipe os atacantes de lado, ainda vejo como fundamental ter um meio de campo forte na marcação e bons armadores. Foi assim que o 7 de Setembro dominou o primeiro tempo, graças às atuações impecáveis do Luan e principalmente do Ramon. Egon e dois jogadores que, no sábado, não estiveram bem vestindo a camisa do Mar Grosso no Municipal de São Ludgero, Felipinho e Ortigoza, também foram bem no primeiro tempo.  

 

O jogo 3

Ao natural, o 7 não conseguiu manter o ritmo na etapa final. O sol abrasador fez com que Luan e Ramon caíssem vertiginosamente de produção e, com eles, o conjunto decaiu. O experiente time do Içara usou da cera para conter o 7 e, aos poucos, foi gostando do jogo, tanto que teve mais chances de empatar, do que a equipe da casa fazer o segundo. As substituições feitas por Fernando Lessa não mudaram o rumo da partida. Destacar a presença dos torcedores no Estádio Lauro Koch, muito bom o público!

 

Agradecimentos

Membro da diretoria do 7 de Setembro e auxiliar técnico ao lato de Fernando Lessa, Duda “Cachopa”, por áudio, abatido pela desclassificação e com a voz nitidamente prejudicada, agradeceu aos torcedores, patrocinadores e com uma frase resumiu o sentimento da diretoria e jogadores. “Lá jogamos para, pelo menos, ter voltado com o empate e aqui todos viram que poderíamos ter feito quatro gols no primeiro tempo”, destaca. Mas o 7 não vai parar. Amistosos com equipes profissionais, quadrangular e, no segundo semestre, o Regional da Liga Amadora Verde Vale estão na programação. 

 

Karatê BN

A equipe de karatê braçonortense foi para Joinville no último fim de semana e voltou comemorando. Comemorou a classificação de Leticia de Souza Cardoso pelo quinto ano consecutivo para fazer parte da Seleção Brasileira que vai ao Sul-americano e comemorou a classificação de seis de seus caratecas para disputar a final do Campeonato Brasileiro de Karatê. Da Seletiva Nacional, participaram 391 caratecas, oriundos de 15 Estados e, na disputa do Brasileiro, que acontecerá em novembro, estiveram envolvidos 552 atletas de 10 Estados.

 

Classificados

A equipe braçonortense AAMCEV/CME Braço do Norte, que foi para Joinville disputar a Seletiva Nacional e a Seletiva do Brasileiro, competições organizadas pela Confederação Brasileira de Karatê – CBK, viajou com 16 atletas, conquistando 1 medalha de ouro e 5 de bronze. Ouro para Júlia R Stang, na categoria Kumite Sub-12; bronze para Helena de Bona Schlickmann na categoria Kumite Cadete, Adrian Santana na categoria Kumite Júnior, Gabriel Saiber na categoria Kumite Junior Especial, Lucas Stang na categoria Kumite Cadete e Letícia de Souza Cardoso na categoria Kata Sub-21.

 

Com moral

O prestigio da atleta Leticia de Souza Cardoso junto à Confederação Brasileira de Karatê – CBK – cresce ano a ano. Este ano foi a carateca escolhida para fazer a chamada no cartaz da disputa do campeonato catarinense em Joinville; depois fez parte da chamada do brasileiro, também em Joinville, e foi a carateca relacionada para fazer o juramento do atleta na disputa do último fim de semana. 

 

Municipal de Gravatal

Em torno de 180 atletas, formando nove equipes, unidos em um único objetivo, levantar a Taça Jaime Manoel do Nascimento, prêmio ao campeão da edição 2023 do Campeonato Municipal de Futebol de Gravatal. A bola rola na noite desta sexta-feira, no Estádio Silvio Zapelini, a partir das 20h. Em campo, duas equipes de muita tradição, tanto em competições locais, como regionais, Seri, atual campeão, tendo pela frente o Grêmio Gravatalense, equipes da Chave B. Este será o único jogo do fim de semana.

 

Municipal de BN

Com o 7 de Setembro fora da Copa Sul dos Campeões e o União/Aiurê folgando, neste fim de semana, poderemos ter bola rolando normalmente no Municipal de Futebol de Braço do Norte com as estreias das equipes da Chave B. Neste sábado, 25, no Estádio Lauro Koch, jogam América FC X Associação Rio Bonito, com aspirantes às 13h30min e titulares às 15h30min. E no domingo, também no Estádio Lauro Koch, jogam Clube Atlético Independente X Madureira EC, com aspirantes às 13h30min e titulares às 15h30min. 

 

Tênis

Todos sabemos que o pai do tenista Gustavo Kuerten, o Guga, era braçonortense e, apesar do sucesso do filho, o tênis não tem destaque na região. Tentando mudar a história, os amantes da modalidade começam a organizar competições regionais e uma delas aconteceu em Gravatal na sede do Vugra. Os tenistas José Alves e Luiz Floriano, braçonortenses da equipe da AABB, marcaram presença e foram campeões em suas categorias, José na 2ª Classe e Luiz na 3ª Classe. Este foi 1º Campeonato Aberto - Taça Pres Engenharia, com a participação de 43 atletas, divididos em 4 classes, com tenistas de variadas cidades. 

 

Campeonato da Quaresma

Antes de falar da última rodada e destacar a chance de classificação das seis equipes, faço alguns comentários sobre a rodada da última sexta-feira do 8º Campeonato da Quaresma. Público bom no Salão Comunitário da Barra do Rio Chapéu, assim como também foram bons os três jogos, com 20 gols assinalados. No jogo mais equilibrado, empate em 1 a 1 para Serra Geral/Lacticínios Becker e Eder Marmoraria. Eu diria que o empate ficou de bom tamanho para o Serra Geral, pois se tivesse que haver um vencedor, seria a molecada do Eder Marmoraria. O goleiro Prá pegou demais e a trave (foram quatro bolas na trave) salvou a equipe líder da sua primeira derrota. 

 

Sem explicação

Uma atuação irreconhecível da Madeireira Boeing eliminou a equipe de qualquer chance de classificação à final do campeonato da quaresma. Um time com Adavilson, Caco, Geraldinho, Jefinho e Kathior não pode jogar o que jogou na última sexta-feira. Fez tudo errado. Foi a pior exibição que vi do Jefinho, Adavilson de fixo não dá, Caco não fez mais que o básico, Kathior chegando atrasado e não entrou no ritmo da partida e o Geraldinho, nervoso, chutando de qualquer lugar da quadra, como se do outro lado não havia goleiro e, ainda por cima, conseguiu ser expulso. Enfim, merecidamente perdeu para o Lacticínios Bloemer por 6 a 1. 

 

Lacticínios Bloemer

As chances de classificação do Lacticínios Bloemer são remotas, precisa golear o líder Serra Geral. Mas a atuação da última sexta-feira foi impressionante. Os irmãos Edinho e Joelson perfeitos, o ala Café fez seu melhor jogo, a dupla de serranos - Ivan e Diego - jogou muito, mas quero destacar o garoto Igor, 14 anos, este é acima da média!

 

Situação

Nesta sexta-feira acontece a última rodada da fase de classificação do 8º Campeonato da Quaresma. Sem chances de classificação e, para fazer o “esquenta” da noite, Madeireira Boeing X Thunder Futsal jogam às 19h45min para ver quem vai ser o quinto colocado. Valendo vaga na decisão e sem necessidade de ajuda no jogo seguinte, às 20h45min, jogam SAV Varginha/DME de Anitápolis X Eder Marmoraria, com o time de Anitápolis jogando pelo empate. Às 21h45min, valendo a outra vaga na decisão, jogam Lacticínios Bloemer X Serra Geral/Lacticínios Becker. Vitória ou empate classificam o Serra Geral e, para classificar o Bloemer, precisa de uma vitória com 4 gols de diferença, no mínimo.

 

Critérios

Vamos à pontuação do Campeonato da Quaresma e o que pode ser o critério de desempate, o saldo de gols. Serra Geral/Lacticínios Bloemer está com 8 pontos e 7 gols de saldo; DME de Anitápolis 7 pontos e 2 gols de saldo; Éder Marmoraria 6 pontos e 4 gols de saldo, Lacticínios Bloemer 5 pontos e 1 gol de saldo. Os dois primeiros colocados disputam a final e o prêmio de R$ 1.000,00 mais troféu, terceiro e quarto colocado jogam pelo prêmio de R$ 500,00 mais troféu.  

 

Campeonatos Adesc

Estão disponíveis no Site do Instituto Adesc as tabelas dos regionais adulto e veteranos de futsal. Com 11 times em cada categoria, a bola vai rolar no dia 3 de abril, em São Martinho, com a CME local recebendo Jaguaruna no Adulto e o Willemann Ferramentas X Jaguaruna no Veteranos. Semana que vem divulgo toda a primeira rodada.  

 

Municipal na decisão

Com gols de Ricardo e Jackson, a AER Municipal venceu o clássico contra o Florestal por 2 a 0 e carimbou sua vaga na decisão do Municipal de Futebol de Rio Fortuna. O jogo aconteceu no último domingo no estádio do Municipal. Mesmo com a derrota, o Florestal ainda pode fazer a decisão, mas, para isso, precisa vencer a AA Barrinha neste domingo. A boa notícia para a equipe alvinegra é que o jogo vai ser em casa, às 17h, e a ruim é que o Barrinha joga pelo empate. Nos aspirantes já estão definidos os finalistas, com Municipal e Barrinha na luta pela Taça Rui Celso Heidemann. Também está definido que a final vai ser no estádio do Municipal.

 

Morro do Boi

Com certeza, a torcida que mais comemorou no amador no último fim de semana foi o Morro do Boi. Afinal, ser bicampeão municipal no sábado e no domingo conquistar a vaga para a segunda fase da Copa Sul dos Campeões não é sempre e não é para qualquer time. Parabéns para sua torcida, para a diretoria e para os jogadores. A Taça Cresol, prêmio pela conquista do Municipal de Futebol de Armazém, veio com a vitória de 2 a 0 sobre o Palmeirinhas, e como já destacamos, a classificação na Copa Sul foi conquistada após nova vitória sobre o Nova Orleans, de virada, por 3 a 1.   

Antônio Faust

Kulinha

Tradicional cronista esportivo do Vale de Braço do Norte. Há mais de 20 anos referência no esporte amador. Contato: Whatsapp 49 9 9901-8312

Folha do Vale

Rua Manoel Jorge Neves, 470, Bairro Tiradentes, Gravatal, CEP: 88.735-000 - Santa Catarina.

Folha do Vale © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!