Final épica
Muito além de uma decisão épica, o capítulo final do Regional da Liga Amadora Verde Vale de Futebol – LAVVF – foi sem dúvida nenhuma uma festa do nosso esporte amador. O Estádio Lauro Koch recebeu seu maior público, para ver uma partida de futebol que terminou com um legítimo campeão, um vice-campeão que valorizou a conquista adversária até o apito final, arbitragem despercebida, um homenageado que fez por merecer a indicação, enfim, de parabéns as diretorias das equipes e da Liga.
Ambiente preparado
O torcedor do 7 de Setembro preparou um pré-jogo diferente de tudo o que já se viu na região. Recebeu seus atletas com festa, como que querendo dizer: nós estamos fazendo a nossa parte, façam as suas. Transferiram a responsabilidade para dentro do campo, local onde tudo se resolveria. A torcida do Morro do Boi também compareceu em grande número, provavelmente mais do que costuma acompanhar a equipe quando joga em casa. Muito legal!
Sobre o jogo
Como era esperado, o 7 entrou em campo com a intenção de impor seu ritmo, com laterais aparecendo na parte alta do campo, abastecidos pelos volantes e meia, seus alas abertos e com liberdade de movimentação ofensiva. No papel, tudo certo. Mas não teve o resultado esperado, exatamente porque o 7 fez aquilo que o adversário estava esperando. Por isso, na minha visão, o Morro do Boi foi melhor dos 15min do primeiro tempo até a saída do Dyodyou no segundo tempo, quando o jogo voltou a ficar mais para o 7. Dali para frente uma única chance do time visitante, um chute cruzado do volante Messias.
Time cansou
Para se ter uma ideia da aplicação do Morro do Boi na etapa inicial, aos 47min do primeiro tempo o Lukinhas recebeu uma bola próximo ao escanteio, do lado direito e três jogadores da equipe de Armazém apareceram para marca-lo. E foi assim até uns 20min do segundo tempo, quando a conta chegou, o ritmo foi diminuindo, Helton Serrano e Messias não conseguiam mais chegar para auxiliar no ataque, a equipe foi se fechando e naquele momento, se conseguisse levar a decisão para as penalidades seria um grande lucro.
Não desistiu
Mesmo sem conseguir fazer o que se esperava, o 7 nunca desistiu de tentar. Na reta de chegada, Jackson teve sua chance de cabeça, Lukinhas cobrando falta, dois jogadores lançados no final do segundo tempo também tiveram suas chances; o Matheus Laguna, livre, podendo finalizar, tentou passar para o Vaninho, não deu certo e o próprio Vaninho, de bicicleta, teve a sua chance. Em todas o ‘São” Ricardo foi fundamental para manter o placar. Quis o destino que o gol do título fosse marcado pelo melhor jogador da equipe durante todo o campeonato, o volante Wesley.
Destaques
Como foi campeão, Wesley pode ser considerado o destaque do Regional da Liga Verde Vale 2023. Mas se fosse ao contrário, o Morro do Boi sendo o campeão, certamente o destaque seria o goleiro Ricardo. Também merece destaque o outro goleiro da final, o menos vazado do campeonato, o Júlio Cesar, que tomou apenas 2 gols durante toda a competição.
Parabéns!
Não poderia também deixar de parabenizar toda a diretoria da Liga Verde Vale. O presidente Anoir, ausente por compromisso particular, representado na final pelos amigos Hélio Correa, vice-presidente e pelo Mores. Destacar a presença dos prefeitos Beto e Luiz Rodrigues, do vice Ronaldo, dos vereadores, da Polícia Militar, com um grande efetivo no palco do jogo, o Marcelinho, Mestre de Cerimônia, enfim, a todos que contribuíam para esta grande festa do esporte amador regional. Um abraço especial ao amigo Bila.
Futsal em GP
Barbearia Edy 20/Atlético São João e Stang FC/Granjas DG Vão decidir o Aberto de Futsal de Grão-Pará edição 2023. Um deles vai levar para casa o Troféu Panetteria Di João. O Atlético São João conquistou sua vaga batendo o Cachorrada por 4 a 3 e o Stang eliminou o Insanos BN vencendo por 9 a 6. A final, em jogo único, vai acontecer na próxima sexta-feira, 27, no Ginásio Pedro Ivo Campos, a partir das 20h.
Jogos atípicos
Os jogos das semifinais do Aberto de Futsal de Grão-Pará foram marcados por ausências de jogadores, o que de certa forma prejudicou o rendimento técnico das equipes. Cada time se virou da melhor forma possível. Os classificados eram apontados como favoritos deste a primeira rodada, mas oscilaram tanto durante a competição que qualquer resultado não seria considerado como anormal.
Onde erraram
Por incrível que pareça, na minha visão, tanto o Cachorrada, mas principalmente o Insanos BN, pecaram por excesso de confiança. Como seus adversários tinham desfalques, como por exemplo o Lukinhas no Atlético São João, os dois goleiros no Stang, tendo o técnico Ganda improvisado o Kappa na função, os times acharam que dava e não tiveram o mesmo cuidado defensivo de quando enfrentaram as mesmas equipes na fase de classificação. O Braian jogou muito no Cachorrada, mas seus colegas não; o Henrique jogou acima da média no Insanos BN, mas seus colegas não.
Onde acertaram
O Barbearia Edy 20/Atlético São João controlou sua classificação contra o Cachorrada a seu gosto. Apesar das loucuras do Geraldinho, tentando definir todas as jogadas, Ivan e Samuel cadenciaram o ritmo da partida; o placar foi apertado, 4 a 3, mas faltava um minuto para o término do jogo, o Atlético vencia por 4 a 1, quando tomou os dois últimos gols. Quanto ao Stang, o fato da improvisação do Kappa no gol, por incrível que pareça, fez a equipe correr mais e sem dúvida, foi sua melhor apresentação. O técnico Ganda foi mexendo na equipe sem deixar o ritmo diminuir e até o Pakito, é ótimo jogador, mas não havia “aparecido” pra jogar, desta vez foi decisivo.
Interfamílias de RF
Três jogos movimentaram a Taça Alexon Schueroff na última sexta-feira no Ginásio Aloísio Willemann. Vindo de derrota, a família Willemann/Lessa se recuperou vencendo a Wagner/Souza por 3 a 2. Douglas, Jonas e Rafael marcaram os gols da família vencedora, com Joelson e Lucas descontando; no segundo jogo da noite, a Ballmann/Effting estreou com vitória ao bater a família Warmling/Roecker por 6 a 4, com destaque para o pivô Alcides, autor de 5 gols; e no último jogo da rodada, o empate em 3 a 3 entre as famílias Shueroff/Vagner e Schuelter/Schueroff.
Aberto de SRL
Com um jogo a mais que Pinheiral e Insanos BN, o SAV Varginha/DME de Anitápolis venceu o Lacticínios Bloemer por 2 a 0 e assumiu a liderança da Chave B do Aberto de Futsal de Santa Rosa de Lima, gols de Luiz Fernando. A rodada realizada no último sábado no Ginásio Edson Bez de Oliveira Filho teve ainda a estreia vitoriosa do Juventude FC sobre o Balneário Petry FC por 6 a 2; o Pinheiral também estreou com vitória sobre o Pro Info por 5 a 0; e no último jogo da noite, o Soft FC voltou a briga por vaga ao vencer pelo placar mínimo, 1 a 0, o Lacticínios Doerner.
Taça Cegero
A rodada da última sexta-feira na Taça Cegero de Futsal, que tem como palco o Ginásio Lino Philippi, ficou marcada por um placar inesperado; a vitória da Associação 1327 sobre a Apec por 8 a 1. Felipe, Gabriel Fraga (2), Lucas Becker (2), Lukinhas (2) e Vinicius anotaram os gols da equipe do técnico Luiz Castilhos e Jamur fez o gol solitário da equipe do técnico Gilson. Tivemos ainda a vitória do Bicão sobre o Galo Doido por 3 a 1, gols de Kauan e Marcelinho (2), com Jean fazendo o de honra. E a primeira vitória do Resenha FC e a consequente segunda derrota da Taipa na competição, placar de 5 a 2; Alex (2), Guilherme (2) e Gustavo, marcaram para o Resenha e Foguinho os gols da Taipa.
Rodada desta terça
A Taça Cegero de Futsal terá sequência nesta ter-feira, 24, com mais três jogos. Começando as 19h30min com Cuzidos X Taipa, em seguida jogam Resenha FC X Galo Doido e para fechar os jogos no Ginásio Lino Philippi teremos o confronto entre os tradicionais rivais, Apec X Bicão.
Futsal em Gravatal
Na última sexta-feira a bola voltou a rolar no Ginásio Valentin Kindermann nos jogos do Interempresas de Futsal Masculino e Feminino de Gravatal. No Feminino tivemos a vitória do Caeté sobre o Pititus Bar por 3 a 2; e pelo Masculino foram mais dois jogos, o Amélia Uniformes venceu o Padaria Pão do Céu/Farmácia Bem Estar por 5 a 3 e o Frente e Verso/Vip Lar venceu o Amigos do Franciel por 5 a 2.
Próximos jogos
Nesta terça, 24, mais três jogos vão dar sequência aos campeonatos de Gravatal, todos no Ginásio Valentim Kindermann; pelo Feminino vão jogar, as 19h30min, Via Atual X Galo Doido, e pelo Masculino, as 20h30min, jogam GP Sinalização/Farmay X Grupo Rope/Arte de Tecer e em seguida Mercado Marizene X CTLopesJJ/Farmácia N.S. de Fátima.
Futsal em AMZ
Nos jogos do último domingo do Municipal de Futsal Feminino, disputados no Ginásio Nelson da Neves, o AMZ Pub 96/Garotas FC e CDB - Craques da Bola empataram em 1 a 1 e o Vida Ativa/Lands venceu o D’Nona Morrinhos por 4 a 2. No Municipal de Futsal Veteranos, o Amigos do Agro Heerdt foi derrotado por 1 a 2 para o Máster Futsal e pelo mesmo placar o Amigos do Futsal, comandado pelo Hélio Correa, bateu o Falcão FC.
Taça Cresol
Pelo Municipal de Futsal Adulto, dois jogos vão dar início a quinta rodada nesta quarta-feira, 25 de outubro. Tendo como palco o Ginásio Nelson das Neves, as 19h30min, jogam Pontosat/Unidicar X Gegê Terraplanagem e na sequencia AT Futsal X Amigos do Futsal.
Suíço de Rio Fortuna
O Centro Esportivo Multi Vitta recebe nesta quarta-feira a 6ª rodada, penúltima da fase classificatória, do Municipal de Futebol Suíço de Rio Fortuna. No primeiro jogo da noite, jogando pela sobrevivência na Chave B, o Quinta Show terá pela frente a melhor equipe da chave, o Alfa Sat/Serra Geral, partida marcada para as 19h. Depois serão dois jogos pela Chave A e o Barrinha não entra em campo, mas vai estar com o secador ligado, torcendo por derrotas do Agro Rural, que pega o eliminado Madrugada FC e do RB São Mauricio (foto), que terá pela frente o Peladeiros, melhor equipe do grupo.
Feminino em SRL
Com os resultados da última rodada da fase de classificação, São Bonifácio 0 a 0 Santa Rosa de Lima, Amigas do Lei/DME de Anitápolis 1 a 1 Santo Antonio e Renegadas FC 0 a 0 Locritur, foram definidos os confrontos das semifinais do Aberto de Futsal Feminino de Santa Rosa de Lima. O RBN vai ter pela frente o São Bonifácio e o Santa Rosa de Lima vai duelar contra a Locritur. Quanto ao dia e horário dos jogos, informo na edição de sexta.
Suíço de GP
Na loteria das penalidades, o Dedis Di João, após empate em 2 a 2 no tempo normal, foi derrotado pelo Atlético São João por 3 a 2 e deu adeus a Taça Cergapa, prêmio do Municipal de Futebol Suíço de Grão-Pará. O jogo foi realizado na tarde deste domingo, 22, no Campo do Cleber. No outro jogo da semifinal falsa, o Mercado Corvo Branco/Granjas DG bateu o ANP FC por 5 a 3 e ficou com a outra vaga. Agora nas semifinais, com data ainda indefinida, o Atlético São João vai enfrentar o Borussia GP FC e o Mercado Corvo Branco/Granjas DG terá pela frente o Bugius FC.
Campeã vôlei feminino
O Agrofata não tomou conhecimento do Vôlei Mix, venceu por 3 sets 0, parciais de 27 a 17, 25 a 14 e 25 a 22, e levantou o troféu do Municipal de Voleibol Feminino de Rio Fortuna. A decisão aconteceu no último domingo no Ginásio Aloísio Willemann. Além do título a equipe campeã teve a Melhor Atacante, Renata Boeing; o Vôlei Mix ficou com três prêmios: Melhor Levantadora, Júlia Tenfen; Melhor Saque e Melhor Defesa para Diene Hellmann; e a Jovem Revelação foi a Marina Ricken, do Serra Geral.
Campeão vôlei masculino
Com parciais de 25 a 18, 25 a 23, 17 a 25 e 25 a 16 o Proinfo Vôlei venceu o Jovens Titans por 3 sets 1 e comemorou o título do Municipal de Voleibol Masculino de Rio Fortuna. A decisão foi no último domingo, no Ginásio Aloísio Willemann, junto com a final feminina. Na decisão do terceiro lugar deu Vôlei da Quarta, vencendo o BM Salgados/L. Bloemer por 2 sets 1. Destaques: Melhor Atacante: Gabriel Boeing (Proinfo Vôlei); Melhor Levantador: João Mates (Jovens Titans); Melhor Saque: Gabriel Boeing (Proinfo Vôlei; Melhor Defesa: Thomaz (Proinfo Vôlei; Melhor Bloqueio: Matheus Wiggers (Proinfo Vôlei); e Jovem Revelação: Lucas Yuri Omomo (Jovens Titans).
Kulinha
Tradicional cronista esportivo do Vale de Braço do Norte. Há mais de 20 anos referência no esporte amador. Contato: Whatsapp 49 9 9901-8312