Domingo, 14 de abril de 2024
Braço do Norte
25 °C
20 °C
Fechar [x]
Braço do Norte
25 °C
20 °C

COLUNISTAS

Municipal de RF

28/03/2024 08h45 | Atualizada em 28/03/2024 08h46 | Por: Antônio Faust

Como eu imprimi a tabela do Municipal de Futebol de Rio Fortuna, segui a data que estava nela e não cheguei a entrar no Site da Liga Verde Vale para saber da mudança de data da quarta rodada. Os jogos que eram para ter acontecido no último sábado, 23, passaram para o próximo domingo, 31. No Estádio da Associação Barrinha, as 13h30min, num confronto direto por vaga, jogam Seca Copo X Ceará; e no mesmo local, as 15h30mnin, um bom jogo entre Barrinha EC X Bragantino, confronto de invictos, onde o vencedor dará um grande passo a ser o líder da fase. Em disputa a Taça Celito May. 

Decisão na Barra

Fechou com chave de ouro mais uma edição do Campeonato de Futsal da Quaresma, competição organizada para Associação Barrinha, em conjunto com o Instituto Adesc. O SAV Varginha/DME de Anitápolis valorizou a conquista do Laticínios Bloemer/Wagner Materiais de Construção lutando até o minuto final pelo terceiro lugar. Não deu, no final, vitória do Laticínios Bloemer por 9 a 8. Como prêmio de consolo, com os 4 gols que fez na partida, Petry ficou com o título de artilheiro da competição e Geraldinho, que também fez 4 gols, foi o destaque da partida.



Madeireira Campeã!

No contesto do campeonato, sem dúvida a Madeireira Boeing é a legítima campeã da 9ª edição do Campeonato da Quaresma. Teve um tropeço em toda a competição, num jogo onde teve vários desfalques e por isso acabou a fase de classificação na segunda posição, atrás do seu adversário da final, o Serra Geral/Laticínios Becker. Sobre o jogo decisivo, com muito equilíbrio, a desatenção dos 40seg, entre o primeiro e o segundo gol (Dito e Caco), determinaram a vitória da Madeireira Boeing. Depois, as chances de gols eram para os dois lados, com o Mala e o Prá fazendo grandes defesas. Não posso deixar de destacar a atuação do Kathior; dos jogadores de linha, junto com o Dito, o “velhinho” foi quem mais minutagem teve na partida, deu uma assistência e fez um dos três gols na vitória da Madeireira por 3 a 2. 



Destaques individuais

O Petry (SAV Varginha) foi o artilheiro do campeonato com 12 gols; Diego Prá (Serra Geral) o goleiro menos vazado com 15 gols; e o Turuca (Madeireira Boeing) foi o jogador revelação do campeonato. Na classificação geral o Eder Marmoraria ficou com o 6º lugar; Thunder Futsal com o 5º lugar; SAV Varginha foi o 4º colocado; Laticínios Bloemer o 3º colocado; Serra Geral o 2º colocado; e o grande campeão foi a Madeireira Boeing.



Festa conjugada

O Campeonato da Quaresma é uma festa conjugada, entre organização, dirigentes, equipes, torcedores e curiosos. O Salão Comunitário de Barra do Rio Chapéu fica lotado, com muitos casais e seus filhos, que curtem a competição do início ao fim. Terminou e já deixa saudades. O clima no salão é contagiante. Desta vez levei comigo o colega de imprensa Rodolfo Devilla, que queria conhecer a competição e ficou impressionado, tanto com o nível das equipes, como a presença do público. Registros de grupos de mulheres e amigos pós jogo.



Adulto e Veterano Adesc

No próximo dia 4 de abril, quinta-feira, o Ginásio Lino Philippi, em São Ludgero, recebe os jogos de abertura do Regional de Futsal Adulto e Veteranos do Instituto Adesc. Frente a frente, nas duas categorias, vão estar a CME de São Ludgero X DME de Orleans. Os “velhinhos” entram em quadra as 20h e a missão será de desbancar a CME de Santa Rosa de Lima, bicampeã da categoria; e na sequência o jogo da categoria Adulto, com a equipe da casa defendendo o título conquistado sobre a CME de Armazém em 2023, numa final com muitas polêmicas. 

Raio X

O Regional Adulto do Instituto Adesc edição 2024 vai contar com a participação de 9 equipes, divididas em duas chaves. No Grupo A estão as CMEs de Armazém, Rio Fortuna e São Ludgero, mais a DME de Orleans e Braço do Norte; no Grupo B estão as CMEs de Grão-Pará, São Martinho, Gravatal e Santa Rosa de Lima. Na primeira fase classificam os dois primeiros colocados para as semifinais e mais dois por chave para o cruzamento.  A mesma divisão de chaves e regulamento vale para o Veteranos. 

Municipal de Gravatal

Bastante equilíbrio nos quatro jogos da rodada de abertura do Municipal de Futebol de Gravatal, que tem em disputa a Taça Roger Batista Marcon Cardoso. Total de três gols, com média de menos de um por partida. Incrível. Na sexta-feira, aos 39min do primeiro tempo, num lance que gerou reclamação, Foguinho fez o gol da vitória do Grêmio Gravatalense sobre o Indaial por 1 a 0. Resultado importante para o tricolor. 

Municipal de Gravatal 1

No jogo de sábado à tarde, a garotada do 15 de Abril, com um gol do Lukinhas, surpreendeu o Ilhota FC fazendo 1 a 0 e no jogo da noite, o mandante foi o Cambuim, mas quem jogou em casa foi a SERI, jogo que terminou em 0 a 0. E no domingo, na estreia do atual Campeão, o Canoas fez o dever de casa ao bater o Termas por 1 a 0, gol do Fil no primeiro tempo. Tirando o jogo na SERI, pois a súmula ainda não está no Site da Liga Verde Vale, nos outros três jogos foram distribuídos 18 cartões amarelos e 5 vermelhos, ou seja, não foi uma rodada tranquila para a arbitragem. Este fim de semana, para que todos possam cumprir com suas obrigações religiosas, não haverá rodada em Gravatal. 

Estreia do campeão

Ainda não conhecia Várzea das Canoas, apesar dos vários convites feitos pelo técnico Zezé Vieira no ano passado e aproveitei a folga na manhã do último domingo para ver a estreia do Canoas X Termas, no Estádio Manoel Cardoso Aguiar. O placar de 1 a 0 a favor do Canoas ficou de bom tamanho, até poderia ter sido maior. Destaco as atuações do meia/volante Maduro e do atacante Fil, os melhores em campo. Ao contrário do adversário, que manteve a base de 2023 e ainda se reforçou, o Termas mostrou ser uma equipe desentrosada e viveu dos lampejos do seu camisa 11 Thiago Amado.



Municipal de São Ludgero

Ao contrário do que aconteceu em Gravatal, em São Ludgero as redes balançaram para valer. Nos três jogos da segunda rodada, 13 gols, média superior a 4 gols por partida. No sábado à tarde, Renan Bressan estreou e fez dois gols na goleada da Ponte Baixa sobre o União EC por 7 a 0, resultado que deixa o rubro-negro na liderança; no sábado à noite, no Estádio Municipal, o visitante Bom Retiro se recuperou da derrota na estreia ao vencer por 0 a 3, resultado que ascendeu o sinal de alerta na equipe do Centro. Dito, Michel Becker e Felipe fizeram os gols da equipe do técnico Tom. 

Segue atropelando

A SER Taipa estreou no campeonato em casa e como adversário o EC Mar Grosso. Estas equipes decidiram o campeonato de 2022, na decisão mais polêmica da competição e na oportunidade deu Mar Grosso; em 2023, na abertura do campeonato, o Mar Grosso recebeu a Taipa, que carimbou a faixa do Azulão metendo 0 a 3. E neste domingo veio o troco. Em pleno Estádio Henrique Waterkemper, a Taipa foi derrotada por 0 a 3, gols do Ortigosa, Marcelinho e Everton Boff. A equipe do técnico Zizo segue atropelando quem cruza pelo caminho. 

Novo líder

O torcedor do Ponte Baixa FC olha para tabela do campeonato de São Ludgero e nem acredita. Após três anos, novamente é possível ver a equipe na liderança da categoria titular. O problema é que na rodada deste fim de semana o rubro-negro vai ter que ir até a comunidade da Serrinha para enfrentar o time da casa e nos últimos confrontos entre as duas equipes os resultados não tem sido nada bom. Como Serrinha X Ponte Baixa jogam no domingo e o 7 no sábado, é possível que a equipe do técnico Afonso Boeing possa contar com o Renan Bressan e Lukinhas. 

Rodada

O EC Mar Grosso tem a mesma pontuação da Ponte no Municipal de São Ludgero, 6 pontos., perdendo a liderança nos critérios. O Azulão folga na rodada. No sábado, no Estádio Alberto Warmeling, com aspirantes as 14h15min e titulares as 16h15min, jogam União EC X Encosta do Sol; ainda no sábado, aspirantes as 18h15min e titulares as 20h15min, no Estádio Felipão, Bom Retiro X Taipa; e fechando a terceira rodada, no domingo, aspirantes as 14h15min e titulares as 16h15min, no Estádio Juventino De Bona, jogam Serrinha, do técnico Poxoxo, e Ponte Baixa. 

Copa Sul dos Campeões

Neste sábado, 30, vamos conhecer os semifinalistas da edição 2024 da Copa Sul dos Campeões, com os quatro jogos acontecendo no mesmo horário, 15h. No Módulo Esportivo de Içara, o Içara recebe o Vila Nova (ida deu Içara, 2 a 1); no Estádio Darci Marini, em Nova Veneza, jogam Metropolitano x Morro do Boi (ida 0 a 0); no Estádio Rio Bonito, em Morrinhos do Sul, o Palhoça recebe o Gatorads (ida 0 a 0); e no Estádio Lauro Koch, Braço do Norte, o 7 de Setembro joga pelo empate contra o Itapirubá (ida deu o time braçonortense, 2 a 1).  

Regulamento

O regulamento da Copa Sul dos Campeões define como critério de classificação nesta segunda fase a pontuação e depois saldo de gols. Em caso de empate nos dois critérios, disputas em penalidades. Até aí tudo certo. Mas para definição dos mandos dos jogos da volta na sequencia está confuso. No regulamento, quando fala do mando da IV Fase define: Será mandatária da partida de volta à equipe que conquistar o maior número de pontos ganhos nas três primeiras fases. Depois, no Art-17, define: Para a obtenção de melhor índice técnico, para definição das equipes que terão os mandos de campo das partidas de volta na segunda, terceira e quarta fases, aplicar-se-á, na ordem, os seguintes critérios: 1º) Maior número de pontos ganhos em todas as fases já disputadas; 2º) Melhor saldo de gols em todas as fases já disputadas; 3º Maior números de gols marcados em todas as fase já disputadas; 4º) Menor número gols sofridos em todas as fases já disputadas; 5º) Menor número de cartões vermelhos em todas as fases já disputadas; 6º) Sorteio Público. 

Entendi errado

No dia do sorteio da segunda fase da Copa Sul dos Campeões, realizado na sede da Liga Urussanguense de Desporto – LUD, foi apresentado um chaveamento e entendi que valeria para a terceira fase. Não será assim, conforme o regulamento, continua valendo os pontos das duas fases para definição dos confrontos e mando de campo do segundo jogo.  

Morro do Boi

Fui no último sábado até Armazém para ver o confronto entre Morro do Boi 0 a 0 Metropolitano com uma expectativa e me decepcionei. Nem tanto pelo que jogou o Morro do Boi, mas pelo que não jogou o Metropolitano, uma equipe que nem de longe justificou a fama que tem. O técnico Valdinei Silvano armou sua equipe com o objetivo de não deixar o adversário tomar conta da partida; segurou os dois volantes (Serrano e Messias), o lateral Mael guardou posição e deu liberdade para o lateral Massari, pelo lado esquerdo, junto com Dudu e Xarope, para tentar criar algo ofensivamente e não funcionou porque o Xarope não estava numa tarde inspirada. Messias e Dudu jogaram demais! A exagerada expulsão do Messias, junto com o Lalau, vai prejudicar o time da Cidade Amiga no jogo deste sábado.



Ricardo

O goleiro Ricardo entrou em campo no último fim de semana em três partidas e sem tomar gol. Jogou no sábado à tarde pelo Morro do Boi, no sábado à noite pelo Bom Retiro e no domingo pelo Canoas. Não fui no jogo em São Ludgero, frente ao Encosta do Sol, mas segundo ele mesmo, não teve que trabalhar muito para sair zerado na partida. Dois destes jogos estive presente e defesa “padrão Ricardo” só uma, a cabeçada do atacante do Metropolitano, quando ele garantiu o empate já no final da partida.

 

7 de Setembro

Novamente a apresentação do 7 de Setembro não foi de encher os olhos, mas a vitória sobre o Itapirubá foi muito importante. Primeiro porque mantém a equipe com chances de ter a melhor campanha; segundo porque ultrapassou o Metropolitano na pontuação geral e, caso se enfrentem nas semifinais, o segundo jogo será em Braço do Norte. A torcida da equipe braçonortense tem um sério compromisso neste sábado, comparecer e ser o 12º jogador, coisa que não fez no último jogo no Estádio Lauro Koch.  

Dedo do técnico

Depois dos dois primeiros jogos, quando a equipe fez um primeiro tempo muito bom e nem de longe repetiu a atuação no segundo, o técnico Fernando Lessa resolveu exigir um esforço maior da sua principal estrela, o meia Renan Bressan. A atuação dele contra o Itapirubá não foi das melhores, mas manter ele em campo foi decisivo, pois quando tudo indicava que o alvirrubro voltaria para casa com 1 ponto na bagagem, veio a falta e o craque garantiu os três pontos. (Crédito Miranda Fotos)



Interempresas de GP

No Interempresas de Futsal de Grão-Pará, na última sexta-feira, um resultado inexplicável: a derrota do até então invicto Mercado Corvo Branco/C&A Marcenaria para o BMG por 1 a 7. Nem tanto a derrota, acontece, mas o placar ninguém imaginava. A rodada teve ainda a vitória do Ave Serra/Transbonetti sobre o Sala de Cortes BMG por 6 a 1 e em outro placar não esperado, o Cabanha Kuntz/3M Instalações Elétricas fez 6 a 1 no Dedis Di João/Dedis Bar. O Mercado Corvo branco ainda lidera com 12 pontos; Cabanha Kuntz, BMG e Dedis Di João estão com 9 e ainda na briga por vaga está o Ave Serra, com 6 pontos. Barbearia Edy20 e BMG sala de Cortes ainda não pontuaram.

 

Rodada nesta quinta

O Interempresas de GP segue nesta quinta-feira,28, no Ginásio Pedro Ivo com a realização da 7ª rodada. As 19h30min jogam Barbearia Edy20 X Dedis Di João; em seguida, valendo vaga, Ave Serra/Transbonetti X BMG; e no terceiro jogo da noite se enfrentam Cabanha Kuntz X BMG Sala de Cortes. Em disputa está a Taça Demay.

Folha do Vale

Rua Manoel Jorge Neves, 470, Bairro Tiradentes, Gravatal, CEP: 88.735-000 - Santa Catarina.

Telefone: 48 3658-7373.

Folha do Vale © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!