Este fim de semana chegaremos perto do que será o calendário de eventos esportivos pelo Vale. Seguimento da Copa Sul e do Municipal de Rio Fortuna, início do Municipal de São Ludgero e a decisão do Municipal de Armazém. Isto no Futebol de Campo; tem ainda os campeonatos de futsal, como a final do Torneio de Verão nesta sexta, 8, seguimento do Interempresas de Grão-Pará, do Campeonato da Quaresma, enfim, é de perder o sono para conseguir dar cobertura a tudo isso. E logo vem o Municipal de Futebol de Gravatal e de Braço do Norte.
Cabeça quente
Com o acumulo de competições, dirigentes e comissões técnicas das equipes terão trabalho e gastos extras para ter seus jogadores a disposição. Os times mais fortes economicamente terão suas prioridades, alguns campeonatos prevalecem sobre outros, enfim, no geral vai sobrar para os mais fracos. Além das falsas prioridades das equipes que jogam no domingo, que terão seus jogadores atuando nas sextas, nos sábados e nos domingos, não se sabe em qual condição física, se apresentam para os times que dão a “preferencia”.
Exemplo
O Ponte Baixa FC estreia neste domingo no Municipal de Futebol de São Ludgero atuando fora de casa, no Bom Retiro. Os estrangeiros relacionados para o jogo são: o goleiro Douglas Morh, o zagueiro Léo Silva (Imbituba), o volante Douglas Bonifácio (Tubarão), o Xarope e o Raul (laguna). Dois deles vão ser cortados quando o Lukinhas e o Renan Bressan, que vão estar em campo atuando pelo 7 neste fim de semana, estiverem à disposição. E vai ter muitos destes casos até o fim da inscrição.
Municipal de Armazém
A decisão do Municipal de Futebol de Armazém, por ter entrega de taça, passa a ser o principal evento esportivo da região. A vantagem conseguida pelo São Francisco é enorme e dificilmente será revertida pelo Vila Nova/Ferroviário. Os secadores podem não acreditar, os jogadores podem não acreditar, a comissão técnica pode não acreditar, a diretoria pode não acreditar, mas a torcida do Ferrinho acredita e certamente vai lotar sua parte nas arquibancadas do Estádio Paulo Wensing para apoiar seu time. Deram uma amostragem disso logo após o término da partida no
último domingo.
As torcidas
Assim que terminou a primeira partida da decisão em Armazém começou a chover forte e tentei, pois não consegui, me esconder dela. Subi nas arquibancadas cobertas, bem no meio das duas torcidas e deu para sentir o clima amistoso entre elas. Ambas festejaram à vontade, sem nenhuma provocação. Bom para o esporte!
Será que ainda dá?
A situação do Ferrinho é muito complicada e vai ter que fazer uma jornada perfeita para, pelo menos, devolver o placar para o São Francisco e levar a decisão para as penalidades. O técnico Terrinha vai ter que ser mais ousado, corrigir a marcação pelo seu setor esquerdo, por onde o São Francisco mais atacou, principalmente após o jovem lateral Bruno ter sido amarelado e no ataque, o Grilo quando entrou, deu uma outra movimentação ofensiva a equipe.
Preocupação confirmada
Quando cheguei no estádio o Terrinha me falava da sua preocupação com a parte física do Dudu e Xarope, que haviam jogado no sábado pelo Morro do Boi na Copa Sul, uma partida que exigiu bastante deles e foi jogada sob o forte calor. E ele estava certo, realmente não foram os mesmo jogadores. Mas também a dupla de zaga, Minhoca e Bito, impecáveis nas semifinais contra o São Domingos, também não foram os mesmos.
E o São Francisco?
Ao São Francisco basta não relaxar, não sentar em cima da vantagem, pois seu elenco, em condições normais de pressão, não vai deixar escapar o título. No primeiro jogo Dito resolveu e neste sábado, se não for ele, a equipe do técnico João Vieira conta com muitos nomes, em todos os setores do campo, para ser o protagonista, ou protagonistas, na decisão.
Municipal de RF
Antes de contar como foi a rodada de Abertura do Municipal de Futebol de Rio Fortuna, que tem em disputa a Taça Celito May, passo os dois jogos da segunda rodada, que serão realizados neste domingo, 10 de março, a partir das 15h30min no Estádio do Florestal. Começa com a estreia da AER Bragantino enfrentando a equipe da casa, a AER Florestal e na sequencia vão se enfrentar AERF Ceará X Associação Barrinha EC (foto).
Resultados
Muitos gols na rodada de abertura da Taça Celito May. Atual campeão, a Associação Barrinha EC venceu o Seca Copo por 5 a 0, com atuação de gala do seu prata da casa, o jovem Igor, autor de três gols, com Joelson e Gustavo completando o placar. Na questão cartões, a goleada foi do Seca Copo, seis amarelos contra nenhum do adversário. Na outra partida, o show foi do experiente Caco na vitória de 4 a 3 do Florestal (foto) sobre o Ceará. O Florestal chegou a fazer 4 a 0, com 3 gols do Caco e outro do Braian, que depois foi expulso e relatado na súmula como ofensa ao árbitro e o Ceará descontou com dois gols de Eduardo Petry e Diego.
Interempresas de GP
O Interempresas de Futsal de Grão-Pará tem levado um bom público ao Ginásio Pedro Ivo. Nesta sexta não será diferente e as torcidas certamente não vão arredar o pé até o final do terceiro jogo, quando estarão frente a frente os líderes da competição com 6 pontos, o Dedis Di João/Dedis Bar (foto) X Mercado Corvo Branco/C&A Marcenaria (foto), que busca o bicampeonato. No Primeiro jogo, as 19h30min, num confronto interno, se enfrentam BMG Sala de Cortes X BMG e o segundo duelo da rodada será entre Barbearia Edy20 X Ave Serra/Transbonetti, mais um jogo interessante.
Meeting Paralímpico
465 atletas, foi o número de competidores que estiveram em Florianópolis disputando, entre os dias 1 e 3 de março, uma das etapas do Meeting Paralímpico Loterias Caixa, com disputas em três modalidades, atletismo, bocha e natação. Braço do Norte esteve representada pela equipe paralímpica da CME local, sendo considerada a melhor do Estado na modalidade de atletismo, responsável por colocar Santa Catarina no pódio do Nacional Brasileiro. Totalizando 26 medalhas de ouro, 3 de pratas e 5 de bronze, com 4 recordes brasileiro escolar.
Campeonato da Quaresma
A configuração atual mostra uma empolgante reta de chegada da fase de classificação do Campeonato da Quaresma. Dependendo dos resultados da rodada desta sexta-feira, a penúltima, poderemos ter quatro times envolvidos na disputa pelas duas vagas na decisão. Mas pode ser diferente, com um classificado e a outra vaga sendo disputada num confronto direto. De qualquer forma, não será sem emoção. A única equipe 100% é a Madeireira Boeing (foto), com 9 pontos, SAV Varginha e Serra Geral estão com 6, ainda na briga o Laticínios Bloemer com 4 pontos e fora da disputa do título, mas ainda pensando na disputa do terceiro lugar, está o atual campeão RBN/Eder Marmoraria com 1 ponto e fora da disputa só o lanterna Thunder Futsal com 0 ponto.
Resultados e rodada
Na terceira rodada do Campeonato da Quaresma, disputada na última sexta-feira, 1 de março, tivemos a vitória do Serra Geral/Laticínios Becker por 2 a 1 sobre o Thunder Futsal; no melhor jogo da noite, o Laticínios Bloemer/Wagner Materiais de Construção (foto) quebrou a invencibilidade do SAV Varginha/DME de Anitápolis ao vencer por 6 a 5; e a Madeireira Boeing fez 7 a 4 no RBN/Eder Marmoraria. Nesta sexta, 8 de março, no Salão Comunitário de Barra do Rio Chapéu, começando às 19h45min, vão jogar Laticínios Bloemer X Thunder Futsal, depois SAV Varginha X Madeireira Boeing (aqui poderemos ter o primeiro classificado) e por último se enfrentam Serra Geral X Eder Marmoraria. O artilheiro da competição é o Petry, com 7 gols.
Municipal de SL
Começa neste sábado a 37ª edição do Municipal de Futebol de São Ludgero, que terá sete times envolvidos na disputa pela Taça Benicio Warmeling. Atual campeão, o EC Mar Grosso vai receber no seu estádio o Encosta do Sol, numa reedição da final de 2023. Aspirantes as 15h e titulares as 18h, o que mostra que teremos um longo cerimonial de abertura. No domingo mais um bom jogo, cercado de muita tradição e rivalidade; no Estádio Felipão, a Associação Atlética Bom Retiro recebe o Ponte Baixa FC, com aspirantes as 14h15min e titulares as 16h15min.
Pressionado Bom Retiro
Das equipes que disputam o Municipal de Futebol de São Ludgero, certamente a AA Bom Retiro é a mais pressionada. Apesar de ser um vencedor na competição, são 6 títulos conquistados, o time não levanta um troféu na categoria titular desde 2001. Para esta edição uma nova comissão técnica, comandada pelo Anderson “Tom” mais o Xandinho e o Roger. Sobre o elenco, jogadores como o “paredão” Ricardo, Binho, Messias e o Papagaio, mostram uma boa base da casa, se juntando aos estrangeiros zagueiro Baiano, volante Renatinho, Meia Dito, atacante de lado Alex Costa e centroavante Vinícius Urbano.
Sobre a pressão
O técnico Tom acredita que a união do time pode ser o diferencial do Bom Retiro. “Sabemos que teremos pela frente adversários de muita qualidade, que um time vem se destacando, que é o EC Mar Grosso, mas temos que pensar jogo a jogo. Agora vencer a primeira partida, buscar a classificação e se conseguirmos, seguiremos em busca da vaga na final. Vejo a nossa equipe com condições de medir forças com os demais postulantes ao título, agora se vamos ser campeões, ou não, vai depender da nossa capacidade, da nossa união e do nosso empenho”, relata o técnico.
SER Taipa
A Taipa manteve o técnico Luizinho para esta edição do Municipal de São Ludgero. Segundo ele, houve uma renovação no elenco, principalmente no tocante aos jogadores da casa. A relação tem o bom de bola Gabriel Fraga, Kapa, George, Ismael Locks, João Pacheco, Lucas Fernandes, o prata da casa Marquinhos, Natanael e Lucas Becker. Confirmados como estrangeiros Kleiton, Kiko, Felipe Monteiro, Foguinho e o volante Wagner. A relação de estrangeiros é importante porque acaba com uma polêmica (boato) de que o Foguinho havia sido inscrito como jogador da casa.
Beach Soccer
As semifinais do Campeonato de Beach Soccer de São Ludgero estão marcadas para a próxima quarta-feira, dia 13, na quadra de areia do Bairro Divina Providência. As 19h30min jogam Associação 1327 X Amigos do Nordeste e em seguida, para definição de mais um finalista, vão jogar Resenha X Divina Providência.
Estadual Sub-16
Treze equipes vão disputar o Estadual Sub-16 promovido pela Federação Catarinense de Futsal. Entre eles a Adec/CME de Braço do Norte. A tabela ainda não foi divulgada, mas já se sabe que na primeira fase a disputa será em chave única, ou seja, todos contra todos. Então, a Adec vai enfrentar Jaraguá Futsal, FME Palhoça, C5 Futsal, Associação Desportiva Balcam/FME Balneário Camboriú, Associação Amigos do Futsal/Fpolis, ADPB Lages, Monte Alegre Futsal/Posto Sonho Meu, Apama Futsal, Caçador, Lages Futsal, BTEC – Botuverá e ADFT/Tubarão Futsal. O time será comandado pelo técnico Ademir Gonçalves, auxiliado pelo preparador de goleiros Vitor Baschiroto; o atual presidente da Adec é o Cleber Niehues e o diretor de esportes o Nilson Bonfim.
Copa Sul dos Campeões
As duas equipes que representam Braço do Norte na edição 2024 da Copa Sul dos Campeões vão estar em campo neste fim de semana, ambas fora de casa. O 7 de Setembro, representante da Liga Verde Vale, vai até o Estádio Brás João Marcos, Bairro Fábio Silva, em Tubarão, enfrentar o União Operária, que perdeu na estreia para o Vila Nova (4 a 3) e o RBN/União, representante da Liga Urussanguense, vai a Garopaba, no Estádio Limeira, enfrentar o Vera Cruz, que foi goleado na estreia pelo Metropolitano (5 a 1). Ambos os placares dos adversários das equipes de Braço do Norte foram importantes pelos gols sofridos, um dos primeiros critérios para desempate em caso de igualdade de pontos. Ambos os jogos acontecem as 15h30min.
Lidar com o favoritismo
É inegável que 7 montou um elenco para ser campeão da Copa Sul e junto com Metropolitano e Içara são os principais favoritos ao título. Perguntei ao técnico Fernando Lessa como vai lidar com isso no vestiário; se vai assumir esta condição, ou vai vestir a camisa da humildade. Deu uma resposta clássica: - O grande objetivo do 7 de Setembro é voltar a disputar o Estadual de Amador e para isso foi montado um elenco qualificado. Porém sabemos que outras equipes também se qualificaram e que vamos encontrar grandes dificuldades nesta competição, porém estamos preparados. A resposta não foi aquilo que eu esperava, entendo, e sei que, certamente, não vai ser esta a conversa com os jogadores.
Morro do Boi
O Morro do Boi estreou na Copa Sul dos Campeões com autoridade. Venceu e convenceu ao derrotar o Turvo por 1 a 0 no Estádio Paulo Wensing, em Armazém, partida realizada no último sábado, 2 de março. Defesa segura, com destaque para o lateral Massari, o volante Helton Serrano jogou muito, deixou o campo exausto, assim como o Dudu e o Xarope fizeram o que se esperava deles. O magro placar não reflete a superioridade da equipe comandada pelo Valdinei Silvano, mas não tomar gol foi muito importante, pois dependendo do resultado dos seus adversários neste fim de semana, quando vai estar de folga, pode dar uma tranquilidade para o jogo que terá que fazer fora de casa contra o Gatorads, no dia 17 de março.
Torneio de Verão
Sem surpresas as classificações de CME de Gravatal/Galo Doido (foto) e Cairu/CME de Lauro Muller a final do Torneio de Verão “Cidade das Águas”. Foram as equipes que mais investiram e recompensadas com suas classificações. Nesta sexta todos os caminhos levam ao Ginásio Valentim Kindermann, em Gravatal, com a decisão marcada para as 21h. Um pouco tarde, mas certamente haverá uma atração para os torcedores e secadores que chegarem mais cedo ao ginásio. Em quadra nata do nosso futsal. Se tem favorito? Pra mim tem; o Cairu está mais perto do bicampeonato que a CME de Gravatal/Galo Doido do seu primeiro título.
Kulinha
Tradicional cronista esportivo do Vale de Braço do Norte. Há mais de 20 anos referência no esporte amador. Contato: Whatsapp 49 9 9901-8312