Enquanto a maioria da população usa os primeiros meses do ano para descansar, a carateca Letícia Cardoso “San” se dedicou aos treinamentos para a disputa de duas importantes competições internacionais. Neste domingo, junto com o Kall, viajaram para o Chipre, cidade de Lanarca, onde, entre os dias 15 e 17, ela participa do Karate1 Série A, evento que vai contar com a participação de 78 países e 2070 atletas. De lá, eles viajam para Dubai, nos Emirados Árabe, sede de mais uma etapa do Karatê 1 da Youth League, entre os dias 21 e 24, na cidade de Fujairah, evento que será disputado por 943 atletas de 83 países. Em seguida, retornam ao Brasil.
Academia Multiação
A Academia Multiação, de propriedade do amigo Carlos Augusto de Souza, o “Kall”, completou, na última quarta-feira, 7 de fevereiro, seus 11 anos de fundação. Estabelecida na cidade de Braço do Norte, a especialização é o karatê. Além dos seus alunos, atletas de competição, a entidade, em parceria com o município, oferece o Projeto Remexa-se no Karatê, direcionado aos idosos, e o Projeto 2º Tempo, para crianças. Também, através da parceria com a CME local, vários atletas da academia vêm representando Braço do Norte em competições estaduais e nacionais, trabalho que tem rendido muitas medalhas ao município. O “carro-chefe” para divulgação da academia é a filha do proprietário, simplesmente Letícia Cardoso, a atleta 1º colocada no ranking da Federação Brasileira de Karatê (FBK) na categoria Kata Sub-21 e terceiro lugar na categoria Kata Junior.
Municipal de Gravatal
Nove equipes participaram do Congresso Técnico do Municipal de Futebol de Campo de Gravatal 2024, mas este número pode cair para oito. As equipes seguem se organizando na montagem do elenco para disputa. É o Caso do Grêmio Gravatalense, do técnico Alisson Arent (foto). Dos seis estrangeiros permitidos pelo regulamento, quatro já estão certos, o goleiro Passarela, os zagueiros Willian e Cleiton e o meia Andrei. Entre os jogadores da casa, destaque para o zagueiro Alisson Cardoso, os laterais Altair e Jeanzinho, os volantes Deyvid, Thiago, Marega e Crystian, o meia Chimbinha e o atacante Luquinhas.
Rumo ao bi
Campeão de 2023, a diretoria do SER Canoas foi “gulosa” no mercado e recheou o elenco que vai estar nas mãos do técnico Zezé Vieira (foto). Continuam no time, o zagueiro Baiano, os laterais Mity, Rodrigo e Riquelme, o volante Felipe Maduro, o meia Gustavo e os atacantes David “Bebe Água” e Maicon Pelé. Chegaram ainda o goleiro Yuri, os zagueiros Renato e Tiano, laterais Luan e Léo Beckhauser, o volante Ygor e o atacante Fill. Na relação de estrangeiros, o Zezé vai contar com o goleiro Ricardo, o lateral Douglinhas, o volante Chuck, o meia Maninho e os atacantes Foppa “Pim” e Rosales.
Campeonato da Quaresma
Nesta sexta, 16 de fevereiro, a bola vai rolar na nona edição do Campeonato da Quaresma. O Salão Comunitário de Barra do Rio Chapéu vai ser o palco dos duelos entre RBN/Eder Marmoraria X SAV Varginha/DME de Anitápolis, marcado para as 19h45min. Em seguida, teremos Madeireira Boeing X Thunder Futsal e Serra Geral/Laticínios Becker X Laticínios Bloemer/Wagner Materiais de Construção fecham a primeira rodada. A fórmula de disputa continua a mesma: seis times, chave única, os dois melhores decidem o campeonato, terceiro e quarto colocado jogam para decidir o terceiro lugar. A realização é da Associação Barrinha, em conjunto com o Instituto Adesc.
Beach Soccer
O tradicional campeonato de Beach Soccer de São Ludgero começou na última semana com rodada completa. Oito times estão envolvidos na disputa e a tabela marca para esta sexta-feira, 16, na quadra de areia do Bairro Nossa Senhora Aparecida, os jogos entre Os Galáticos X Resenha FC, 19h15min e, em seguida, jogam Kraken SL X ABA/Bar do Grão. Na próxima terça-feira, 20, às 19h15min, no Bairro Encosta do Sol, jogam Associação 1327 X União do Norte/Ceará e Divina Providência X Amigos do Nordeste. A Associação 1327 lidera a chave A com 3 pontos e a Chave B tem a liderança dividida por Os Galáticos e Resenha FC, com 3 pontos cada.
Fut7 Quarentão
No regional 40tão de Fut7 da Arena Rocha Esportes, após os jogos da chave A – Peladeiros 3 a 1 Construlima e Quinta Show 1 a 5 CME de Armazém, a primeira rodada foi completada na última quinta-feira, com os jogos da Chave B. Com gols de Adavilson, Fabrício (2), Sandro, Vandinho (2), André Diamante e Gel, o Irmã Terezinha goleou o Galo Doido por 8 a 3, com Gil (2) e Elizandro descontando. No outro jogo, Brasão fez três e Nino completou a vitória do RBN sobre o Barrinha por 4 a 2, descontando Jucemar (2). No próximo dia 20, vão jogar, às 20h, RBN X Galo Doido e, em seguida, Barrinha X Irmã Terezinha.
28 anos da Liga
Na última segunda-feira, 12 de fevereiro, a Liga Amadora Verde Vale de Futebol (LAVVF) completou 28 anos de sua fundação, oficializada na Câmara de Vereadores de São Ludgero. Um sonho de seu primeiro presidente, Ademir Brighenti (em memória), juntamente com dirigentes de equipes de oito municípios: Braço do Norte, Grão-Pará, Rio Fortuna, Santa Rosa de Lima, São Ludgero, Gravatal, Armazém e São Martinho. No início, o regulamento só permitia a inclusão de jogadores da casa na ficha de inscrição.
Os presidentes
A Liga foi evoluindo à medida em que o tempo foi passando. Ademir Brighenti passou o bastão para Amilton “Batata” Becker, que, na sua gestão, conseguiu a construção da sede própria, em São Ludgero. Na sequência, o Anoir Boeger assumiu a presidência e vai continuar no comando até o ano de 2027, pelo menos (foto da atual diretoria). Um outro produto que está sendo utilizado pelos municípios filiados é a recém-criada Comissão de Julgamento, filiada à Federação Catarinense de Futebol – FCF.
Competições
O principal objetivo para criação da LAVVF foi sempre o fomento do esporte, tendo o futebol de campo como seu principal produto. Campeonatos de base e adulto são colocados anualmente à disposição dos municípios. Com o crescimento das competições de futebol suíço (Fut7) a nível nacional, a direção da Liga também resolveu apostar na modalidade e lançou, para este ano, campeonatos regionais adultos (nas categorias aberta e fechada), 50tão, 40tão e feminino. Também no Fut7 serão feitas disputas de base nas categorias Sub-08 até o Sub-18. A temporada de 2024 da Liga contará também, no segundo semestre, com campeonatos regionais de base de futebol de campo, envolvendo as categorias Sub-11, 13 e 15 e o Campeonato Regional Categoria Livre, principal competição da entidade.
Kulinha
Tradicional cronista esportivo do Vale de Braço do Norte. Há mais de 20 anos referência no esporte amador. Contato: Whatsapp 49 9 9901-8312