Quarta-feira, 25 de dezembro de 2024
Braço do Norte
30 °C
17 °C
Fechar [x]
Braço do Norte
30 °C
17 °C

COLUNISTAS

Industria e Comércio

01/06/2023 12h34 | Atualizada em 01/06/2023 12h38 | Por: Antônio Faust

No Campeonato de Futsal da Industria e Comércio de Rio Fortuna duas rodadas foram realizadas, faltando apenas a estreia da equipe do SP Pescados, que acontecerá no próximo domingo, dia 4. Até aqui, Agro Rural/Wiggers, Lacticínios Becker, Madeireira Ricken/Ricken Tratamentos e Serra Geral/Alfa Sat estrearam vencendo. Marcelo (Madeireira Ricken) é o artilheiro com 5 gols, seguido do Kappa (Panificadora Heidemann) e Saraiva (Lacticínios Becker) com 3 gols.

Próxima rodada

Três jogos vão movimentar o campeonato da Indústria e comércio no próximo domingo, 4 de junho. O palco é o Ginásio Aloisio Willemann e as 19h jogam SP Pescados X Agro Rural/Wiggers, segue com Pro Info X Madeireira Boeing e termina com o duelo entre Serra Geral/Alfa Sat X Madeireira Ricken/Ricken Tratamentos.

É Campeã!

O Aliadas Futsal é bicampeão do Campeonato Feminino de Futsal 2023 de Rio Fortuna. Após perder na estreia, a equipe retomou o caminho das vitórias, culminando com a conquista do título no último domingo, 28 de maio, quando derrotou a forte equipe do Auto Posto Santa Rosa por 3 a 1, três gols da Rafaela, artilheira do campeonato. O gol do Auto Posto foi da Ana Maria. A competição contou com a participação de quatro equipes, que juntas balançaram as redes 32 vezes.

Sub-18 Adesc

A bola rolou no último sábado, 27 de maio, em mais uma competição do Instituto Adesc, o Campeonato de Futsal Sub-18 Masculino. Foram três jogos, com resultados equilibrados, média de 5 gols por partida. O palco das partidas foi o Ginásio Aloísio Willemann, em Rio Fortuna; no jogo de abertura, vitória da DME Jaguaruna sobre a CME de Gravatal por 3 a 2; depois a Adec/Time do Ano/Braço do Norte venceu a CME de Armazém por 2 a 1 e no jogo de fundo a equipe da casa, CME de Rio Fortuna, foi derrotada pela CME de Braço do Norte (foto) por 3 a 4. A próxima rodada será somente no dia 26 de junho, quando vão estrear a DME de Orleans, Tubarão Futsal/ADFT e a CME de Grão-Pará.

Outras categorias

Os regionais de base do Instituto Adesc seguem no próximo domingo com muitos jogos. Teremos disputas pelo feminino em Forquilhinha, nas Categorias Sub-12, 14 e 16 e a competição masculina vai movimentar vários municípios nas Categorias Sub-9, 11, 13 e 15. Teremos jogos em Santa Rosa de Lima, Orleans, Grão-Pará (foto Sub-13), Gravatal, São Ludgero e Jaguaruna.

Semi em SRL

Sob o olhar atento do Corintiano Nazareno, vai rolar nesta sexta-feira, 02 de junho, no Ginásio Edson Bez Filho, os jogos das semifinais do Campeonato de Futsal Rural 2023. Dono da melhor campanha da fase de classificação, a Nova Fátima terá pela frente o Quedas D’água, jogo marcado para as 20h e em seguida jogam Rio do Meio (foto) X Rio dos Índios. Luiz Eduardo (Quedas D’água) com 12 gols e John Leno (Rio do Meio) com 9 gols, brigam pela artilharia.

Karatê Escolar

O Complexo Esportivo João Ramos Roussenq recebeu no último sábado, dia 27, a 2ª etapa do Campeonato Estadual Escolar de Karatê. A delegação braçonortense, da CME BN/AAMCEV/MULTIAÇÃO, composta por 16 atletas das escolas EEB Nicolau Gesing, EM Pedro Marcolino Gesser, EM Antônio Rohden, Colégio Dehon, EEB Annes Gualberto, Colégio Radiar e Colégio Evolução, marcou presença no evento conquistando 3 medalhas de Ouro, 2 de Prata e 8 de Bronze.

Medalhistas

O Campeonato Estadual Escolar de Karatê é um evento coordenado pela Federação Catarinense de Karatê – FCK e Federação Catarinense de Desporto Escolar – FCDE, valendo pontos para o ranking escolar. Participaram da etapa em Içara 20 municípios, 183 escolas e 345 atletas. Receberam medalhas de ouro na delegação braçonortense os caratecas Julia Stang, Gabriel Saiber e Marcus Vinicius; medalhas de prata: Helena De Bona e Adelmo Mendes; e medalhas de bronze: Adrian Teixeira (2), Andrei Camilo, Yuri Martimiano, Kelvin Cardoso, Natália Boeing, Nicolas Blasius e Helena De Bona.

JESC 12 a 14 anos

Começou na última terça-feira, 30 de maio e vai até o dia 2 de junho a Etapa Microrregional dos Jogos Escolares de Santa Catarina – Jesc 12 a 14 anos, que tem como sede o município de Rio Fortuna. Em disputas vagas para o Regional nas modalidades Atletismo (realizado no dia 25 de maio), Futsal (M e F) e Voleibol (M e F), Voleibol de Praia (M e F), Tênis de Mesa (M e F) e Xadrez (M e F). As modalidades de Atletismo, Voleibol de Praia, Tênis de Mesa e Xadrez foram ou serão realizadas em Braço do Norte. O Jesc 12 a 14 anos é uma competição a nível escolar, participando desta etapa escolas dos municípios de Rio Fortuna, Braço do Norte, Grão-Pará, Armazém, São Ludgero e Santa Rosa de Lima. A organização é da Fesporte, através do Integrador Esportivo Geovani “Nico” Oenning. 

Municipal de Laço

O Campeonato Municipal de Laço de Grão-Pará continuará no próximo domingo, 4 de junho, com a realização da 6ª etapa. A caravana dos tradicionalistas vai descer do cavalo no Rancho Amigos da Tradição, na comunidade de Barrinha do Aiurê, de propriedade do Tio Leso. Na principal disputa, a Categoria Seleção, até aqui sem surpresa, com o CT do Negão liderando com 188 laçadas e caminhando para o bicampeonato. Seguem Rancho do Tomate, 170, Unidos pelo TCC, 150, CTG Corvo Branco, 148, Piquete Pé da Serra, 134, Rancho Amigos da Tradição, 130, Amazonas do Laço, 125, Piquete Galera do Pó, 109, CTG 2, 104 e Piquete São Sebastião, com 88 laçadas.

Aberto de Orleans

Ainda sem número de times definidos, mas com data certa para a bola rolar, 21 de junho, vem aí a edição 2023 do Aberto de Futsal de Orleans. Na primeira reunião para tratar da competição nove clubes manifestaram interesse e vai ser em função da confirmação que será definida a fórmula de disputa. A organização é da DME de Orleans, que tem no comando o Diretor Dão Ribeiro, que espera repetir o sucesso da edição de 2022, quando a final teve as acomodações do Ginásio Homero de Miranda Gomes totalmente tomadas. 

Toma lá...

O esporte grão-paraense viveu um momento especial no último final de semana. Na sexta com a final do Interempresas de Futsal, com o ginásio Pedro Ivo recebendo um público muito bom. E no domingo com a volta do esperado Municipal de Futebol de campo. Foi especial também pelo fato inesperado. A final do Interempresas de Futsal foi vencida, até com certa facilidade, pela equipe do Mercado Corvo Branco/Granjas DG por 5 a 1 sobre o Dedis/Di João.

Dá cá...

Acontece que no domingo, na volta do Municipal de Futebol de Campo, o elenco campeão do Mercado Corvo Branco migrou para o Aiurê FC e do vice Dedis/Di João foi para o Nacional do Rio do Meio, duas equipes tradicionais na competição e mesmo jogando em casa, o Aiurê foi derrotado pela equipe alviceleste por 1 a 3. No outro jogo do futebol de campo vale destacar a atuação do garoto Caio, autor de quatro gols na vitória de 5 a 0 do Atlético São João sobre o Stang FC.

Próxima rodada

O Municipal de Futebol de Campo de Grão-Pará terá sequência no próximo domingo com mais dois jogos e a estreia do Paula Ramos, equipe tradicionalista na competição representando a comunidade do Rio Pequeno. No primeiro jogo, marcado para as 13h30min, vão se enfrentar as equipes derrotadas na primeira rodada, Stang FC X Aiurê FC, e no segundo jogo, as 15h30min, jogam Paula Ramos X Nacional FC. Os dois jogos serão na comunidade do Rio do Meio. 

 Vai voltar

Dos times que normalmente disputavam o Municipal de Futebol de Grão-Pará, três estão participando este ano e três estão fora da disputa, o Flor da Serra, o Capivaras Alta e o Palmeiras do Rio Cachorrinhos, que programa sua volta em 2024. Para isso está montando a nova diretoria, vai resgatar seu CNPJ, projeta reforma de sede do campo e um novo vestiário. O objetivo é participar dos campeonatos em Grão-Pará e Braço do Norte e até o Regional da Verde Vale. 

Copa L10 Feminina

Deixei passar uma semana, mas atualizo os resultados até aqui da 2ª Copa Regional L10 de Fut7, Taça Cidade de Braço do Norte. O Independiente estreou vencendo o Santa Rosa de Lima por 2 a 1, o RBN venceu o Madureira por 2 a 1, o Águia FF perdeu para o Nova Orleans por 2 a 3 e ontem, quarta-feira, o Madureira 3 a 1 Santa Rosa de Lima. Na próxima segunda-feira, 5 de junho vão jogar, as 19h30min, Independiente X Águia FF e na quarta-feira, 7 de junho, jogam Nova Orleans X RBN. 

Copa L10 Masculina

Na 2ª Copa Regional L10 de Fut7, Taça Cidade de Braço do Norte, já foram realizadas 8 partidas, quatro pela chave A e mais quatro pela B. Resultados da Chave A: Varginha 4 a 1 Atlético Bahiano, Insanos 2 a 5 PSI, EF Química/Pizza Gaúcha 2 a 3 RBN (com a estreia do Massarico, referência na modalidade, jogador da Seleção Brasileira), e Atlético Bahiano 2 a 4 EF Química/Pizza Gaúcha. Resultados da Chave B: 5ª Light 3 a 3 Madureira/Seven, Floresta FC 5 a 10 Gatorads (com destaque para Maycon Foppa, autor de 6 gols), Chopp FC 3 a 3 5ª Light e Madureira/Seven 8 a 5 Floresta FC.

Campeonato de CTGs

Após ter duas derrotas e um empate em sequência, a equipe do CTG Fronteira do Corvo Branco teve sua classificação as finais do Campeonato Intermunicipal de CTGs, que está sendo realizado em Urubicí, ameaçada. Mas se recuperou na reta final com duas vitórias, a última na terça-feira, 30 de maio, por 5 a 1 sobre o CTG Minuano Catarinense, de São Joaquim e assim terminou a fase de classificação na terceira posição. A vaga na final vai estar em jogo na próxima terça-feira, quando os grão-paraenses terão pela frente a equipe do CTG Campestre Catarinense, de Urubicí.

Jasti

Tivemos notícias boas para a região das delegações que foram até São Bento do Sul participar da 13ª edição dos Jogos Abertos da Terceira Idade – Jasti. São Ludgero campeão no Dominó, Orleans vice-campeão na Canastra e a equipe da “Melhor Idade” de Braço do Norte (foto), fazendo uma boa campanha na Bocha Feminina, passando da primeira fase com três vitórias e sendo parada nos cruzamentos. A notícia triste da competição foi o acidente que vitimou atletas e motorista do Truco de Jardinópolis.

Interfamílias de GP

No primeiro encontro para tratar da edição 2023 do Interfamílias de Futsal de Grão-Pará compareceram 9 equipes. Estavam representadas as famílias Marques, Silva, Oenning, Antonello, Meurer, Pereira, Michels, Della Giustina e Ascari. Ficou definido que a prova para participação do atleta da casa é a certidão de nascimento, ou identidade e cada equipe poderá ter dois atletas de fora do município, desde que o sobrenome apareça no documento de identidade. Dia 6 de junho haverá uma nova reunião e a previsão é que a bola role no dia 14 de junho. 

Municipal de Gravatal

Neste sábado vamos conhecer o adversário do Canoas, do técnico Zezé, na decisão do Municipal de Futebol de Gravatal. Na reedição da final de 2022, a vaga ficou na mão do Ilhota, que fora de casa venceu a Seri por 1 a 3. A nota positiva dos jogos das semifinais foi a presença do público, tanto na decisão em Várzea da Canoas, como no jogo de ida em Pouso Alto. O jogo da volta entre Ilhota X Seri vai acontecer no Estádio Municipal Silvio Zapellini, as 20h.

Final em BN

Apesar do técnico Gaúcho, do Rio Bonito, ter achado questionável algumas decisões da arbitragem, não tem como questionar a conquista da Taça Iremar Della Giustina, o “Tite”, pela equipe do Madureira. Dos quatro tempos da decisão, o time do técnico Leandro Gomes foi melhor em três. No jogo final, o Rio Bonito fez um bom primeiro tempo, superior ao adversário, perdeu chances de sair na frente e quando perdia por 1 a 0 poderia ter ido para o intervalo com o empate, não fosse a penalidade perdida pelo Urbano.

O Intervalo

Foi no intervalo que percebi que o Rio Bonito tinha dado adeus ao título. Quando vi o zagueiro Vinícius chateado com o placar e isolado dos companheiros, o Gaúcho sentado, pensativo, chateado com o placar, sabendo que não era o merecido; e principalmente o Fabinho gritando com seus colegas de time, pedindo raça, como se eles não tivessem se esforçados em campo, coisa que não aconteceu, pensei comigo, foi-se o título. O Madureira voltou para o segundo tempo bem melhor e foi construindo a goleada, 5 a 1. 

Menções honrosas

O Gaúcho destacou como motivo na derrota do Rio Bonito a falta de coletividade da equipe, que foi seu ponto forte durante a competição. Coisa que não faltou ao Madureira, do goleiro ao ponteiro, todos jogaram bem. Vou fazer duas menções honrosas, a primeira que todo mundo viu, a segurança do goleiro Daian, monstro, nas duas finais; e a segunda, que passou despercebido para muita gente, a atuação do Lessinha nos dois jogos. Fazendo o trabalho “sujo”, ele não participou da criação, pois para isso tinha o Hegon e Le Petit. A função dele era de proteger e nisso foi perfeito. No primeiro jogo, quando o Baiano saiu para a decisão em São Ludgero, o Lessinha foi para a função de zagueiro e deu conta do recado.

Fala Gaúcho

“Na final enfrentamos um dos melhores times do campeonato em qualidade individual e não conseguimos superar com o que tínhamos de melhor, que era o conjunto. Em determinado momento, com algumas chances criadas e logo em seguida tomando o gol, fiquei muito frustrado, pois a equipe vinha muito bem no jogo. Saio de cabeça erguida e com muito orgulho de ter feito, junto com minha equipe, o melhor para a comunidade e ter levado a taça de vice-campeão, com o nome do Tite, para o Rio Bonito, eternizando a trajetória em 2023. Foi uma bela campanha”, declara Cleder Gaúcho. 

Fala Gaúcho 2

“Agradeço a Deus sempre e a diretoria do Rio Bonito que me confiou este trabalho. Tivemos uma campanha fantástica, com obstáculos e tropeços, mas aprendemos algumas lições. Algumas atitudes que vieram de fora mudaram o rumo do campeonato, algumas atitudes da organização, CME, nos deixou desconfortável, mas sabemos que somos seres humanos e vivemos de erros e acertos, só espero que todos possamos aprender e corrigi-los para os próximos anos. Os atletas foram fantásticos, respeitosos e muito dedicados, acreditaram de verdade neste projeto. A torcida esteve presente sempre apoiando, sendo fundamentais para chegar onde chegamos”, finaliza o Gaúcho.

Fala Leandro

Leandro Gomes, técnico do Madureira, também se manifestou sobre a conquista do Municipal de Futebol de Braço do Norte edição 2023. “Apesar de muitos dos nossos jogadores atuarem juntos em outras competições, o time foi se ajustando ao meio esquema tático, foi crescendo de produção e pondo na prática o que eu queria, durante o campeonato. Acho que aquela derrota para o Rio Bonito, ainda na fase de classificação, foi nossa virada de chave. Fomos para o lado mais difícil, tivemos que passar pelo São José, pelo União e o Homem lá de cima deu a oportunidade de encontrar na decisão o Rio Bonito. Deu tudo certo, fomos melhores nos dois jogos e ainda estamos comemorando, mas já pensando na edição de 2024”, declara o treinador.

Competições em SL

Encerrado o Municipal de Futebol de Campo, o Diretor de Esportes da CME de São Ludgero, Edmilson Mores, já começa a projetar mais competições. E são três. Na próxima terça-feira, 6 de junho, no Complexo Aquático da SER São Ludgero, a partir das 19hs, vão acontecer reuniões em sequência, primeiro da 18ª Taça Cegero de Futsal, depois do 19º Coroa Bom de Bola e do 10º Municipal de Futebol Suíço. 

Seleção – Karatê

Dirigentes da Confederação Brasileira de Karatê-Do – CBKD, através da 2ª Delegacia de Karatê de Santa Catarina, estiveram em São Ludgero com o intuito de apresentar os atletas convocados que farão parte da Seleção Brasileira que representará a entidade em competições nacionais e internacionais. O evento contou com a participação de autoridades do município, professores dos municípios de São Ludgero, Pedras Grandes, Treze de Maio, Jaraguá do Sul e Rosana, SP. O momento marcante da solenidade foi o Desfile dos Atletas convocados.

 

 

Antônio Faust

Kulinha

Tradicional cronista esportivo do Vale de Braço do Norte. Há mais de 20 anos referência no esporte amador. Contato: Whatsapp 49 9 9901-8312

Folha do Vale

Rua Manoel Jorge Neves, 470, Bairro Tiradentes, Gravatal, CEP: 88.735-000 - Santa Catarina.

Folha do Vale © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!