A classificação a decisão do Municipal de Futebol de Armazém do São Francisco, apesar de ser sua primeira participação na competição, não foi surpresa para ninguém. Montou um elenco para chegar à final e se vai ser campeão, ou não, saberemos em breve. Da mesma forma o Vila/Nova Ferroviário. É um time de muita tradição, provavelmente com a torcida mais fanática do município, montou um bom time, para mim até mais equilibrado por setor do que seu adversário, conseguiu o objetivo de chegar à decisão e se vai ser campeão, ou não, saberemos em breve. Domingo, dia 3, no Estádio Paulo Wensing, as 16h45min, teremos o primeiro round.
Bom trabalho
Melhor prevenir, que remediar! O jogo entre São Domingos e Vila Nova/Ferroviário estava cercado de expectativas negativas com relação a possíveis confrontos entre torcedores. A organização foi perfeita, fez um local reservado a torcida do Ferrinho e os torcedores do São Domingos e curiosos se espalharam pelas nas demais dependências do Estádio Martinho Heidemann. Resultado: trabalho nenhum para seguranças e policiais presentes no local. De parabéns a organização e as torcidas.
Classificação do Ferrinho
O São Domingos jogou um bom primeiro tempo, criou oportunidades e fez o goleiro Ricardo ser merecedor do “envelope”. O erro do Ferroviário foi deixar o lateral Alexandre livre; o Galo não voltava para marcar, o André França caia para o meio e levando o jovem lateral Bruno com ele, deixando uma avenida para o Alexandre fazer seus cruzamentos. Defeito corrigido no intervalo e com o gol que fez logo no início do segundo tempo, o Ferrinho sobrou no segundo tempo e novamente o Xarope fez a diferença.
Classificação do São Francisco
Não estive em Armazém no domingo, acompanhei boa parte do jogo pela transmissão da Rádio Cidade Amiga. Novamente o Palmeirinhas fez uma boa partida, dominando os primeiros 30min, mas faltou o Andrei. O Thiago Silvy não consegue ser um armador, um cara “pifador” de atacante. O São Francisco fez o “feijão com arroz’, simples e suficiente para matar o apetite de chegar a final.
Caso inusitado
No amador, nestes longos anos que acompanho os campeonatos pelo Vale, foi a primeira vez que vi um árbitro voltar atrás após ter dado o cartão vermelho. Numa disputa de bola entre o atacante Fil e o zagueiro Baiano, o zagueiro levou a pior. Se chocou com o cotovelo do Fil e foi atendido por um longo período. Segundo o que me relataram: o árbitro do jogo do Sub-23 falou ao que estava apitando para ver se havia sangramento e em caso positivo, que desse o vermelho ao Fil. Foi o que ele fez.
Caso Inusitado 2
A regra 5 da conduta do árbitro diz: - O árbitro deve tomar as decisões do jogo com o máximo de sua capacidade, de acordo com as regras e o “espírito do jogo”, segundo sua opinião. No caso, repito, segundo que me contaram, ele expulsou ouvindo uma opinião de fora do campo. Enquanto o atendimento seguia, dirigentes do Palmeirinhas, o próprio Baiano e o Marcão, que era o delegado da partida, disseram ao árbitro que não houve maldade, o choque foi casual, então o cartão vermelho foi retirado, o Fil pode continuar na partida e também não vai ficar de fora do primeiro jogo da decisão. Vi e revi o lance, com certeza não houve “gatilho”, portanto, maldade não houve. E segundo a regra 5, ele usou o “espirito de jogo” para voltar atrás.
Torneio de Verão
Os resultados da última quinta-feira do Torneio de Verão “Cidade das Águas” foram sensacionais para dois times, o Amélia Uniformes/Armazém, comandada pelo técnico Arthur e a CME de Gravatal/Galo Doido, comandada pelo Matheus Locks, que voltaram a vencer e carimbaram seus passaportes as semifinais. Por outro lado, deixaram os derrotados Nacional/Vila (foto) e RBN (foto) com a corda no pescoço, pois vão fazer nesta quinta-feira duelos de vida ou morte. O Nacional/Vila enfrenta o Insanos BN, jogo marcado para as 20h e na sequencia o RBN tem pela frente o Cairu/CME de Lauro Muller, provavelmente com os reforços de Jardel e Saraiva. Ambos os jogos no Ginásio Valentim Kindermann, em Gravatal. A organização é do Instituto Adesc.
No estaleiro
Tanto Fil e seu técnico, o Matheus, me disseram que tinham uns nomes para estrear no Torneio de verão, só não diziam quem, mas se percebia que eram jogadores “pesados”. Belo, Kappa e Massarico. Estrearam e foram fundamentais na vitória sobre o RBN. Mas o Massarico sofreu um acidente quando voltava da decisão do futsal em Arroio do Silva, seu carro deu perda total, mas felizmente o Massa está bem. Com muitas dores e tomando seus remédios para poder voltar a jogar. Melhoras Amigo!
Campeonato da Quaresma
No Campeonato da Quaresma dois times despontam como favoritos as vagas na decisão, o SAV Varginha/DME de Anitápolis (foto) e a Madeireira Boeing (foto), que lideram a competição com 6 pontos, em dois jogos. Dependendo dos seus resultados, podem carimbar suas vagas já na rodada desta sexta. As 19h45min vão jogar Thunder Futsal X Serra Geral/Laticínios Becker, em seguida Laticínios Bloemer/Wagner Materiais de Construção X SAV Varginha/DME de Anitápolis e encerra com o confronto entre RBN/Eder Marmoraria X Madeireira Boeing. Os jogos acontecem no Salão Comunitário de Barra do Rio Chapéu, Rio Fortuna e a organização é da Associação Barrinha, em conjunto com o Instituto Adesc.
Taça Celito May
O Municipal de Futebol de Campo de Rio Fortuna edição 2024 vai homenagear o senhor Celito May, desportista que dedicou grande parte do seu tempo para engrandecer o AER Florestal e o esporte local. Justa homenagem. O campeonato vai contar com 5 times e já teremos bola rolando neste domingo, 3, com os dois jogos acontecendo no Estádio do Florestal. As 15h30min o atual campeão, Associação Barrinha EC enfrentará o Seca Copo e as 17h30min jogam AER Florestal X Ceará. A competição vai contar ainda com o Bragantino e a ausência sentida é a do Municipal, atual vice-campeão.
Taça Demay
Confesso que fiquei surpreso com a presença do torcedor na rodada de Abertura do Interempresas de Futsal de Grão-Pará, que tem em disputa a Taça Demay Materiais de Construção. Muita gente! Talvez pelo confronto que abriu a competição, pois boas revelações do futsal local estavam na quadra do Ginásio Pedro Ivo. Neste jogo a vitória do Mercado Corvo Branco/C&A Marcenaria, atual campeão, sobre o Cabanha Kuntz/3M Instalações Elétricas por 3 a 2, num jogo igual, onde pesou a experiência de alguns jogadores e do técnico Marcelo “Ganda”. Kauã abriu a contagem para o Cabanha, Klismann e Caio viraram no fim do primeiro tempo, Kauã empatou e Eduardo fez o gol da vitória do Mercado Corvo Branco.
Demais resultados
Sete equipes estão na disputa pela Taça Demay Materiais de Construção. Mais dois jogos completaram a primeira rodada, o Dedi’s Di João venceu o BMG Sala de Corte por 7 a 1 e, em outra partida equilibrada e de poucos gols, o Barbearia Edi20 perdeu para o BMG por 1 a 2. O campeonato segue nesta sexta-feira, 1 de março, no Ginásio Pedro Ivo, com o estreante Ave Serra/Transbonetti enfrentando o Cabanha Kuntz/3M Instalações Elétricas, partida marcada para as 19h30min, depois jogam BMG X Dedi’s Di João e no terceiro jogo vão se enfrentar Mercado Corvo Branco/C&A Marcenaria X Barbearia Edi20.
Municipal de SL
No sábado, 9 de março, a bola vai rolar no Municipal de Futebol de São Ludgero e os sete times inscritos seguem se preparando com o objetivo de levar a Taça Benício Warmeling para sua sala de troféus. A parte burocrática não preocupa, pois, os dirigentes, junto com o Diretor de Esportes, o Mores, estão empenhados para que tudo esteja certo no dia em que a bola terá que começar a rolar.
Encosta do Sol
Atual vice-campeão, o Encosta do Sol manteve no comando técnico o Marcelo “Ganda” (foto) e também grande parte do seu elenco. Junior Batista será o massagista e as conversas estão adiantadas para que o Zezé continue como auxiliar. O goleiro continua sendo o Mateus, Zériguim, destaque do campeonato passado também foi mantido, assim como Joelson, Negão, Moacir e o Juliandro; de fora estão certos o zagueiro Augusto, o meia Biel, os atacantes Thiago Silvy e Gui Tanque e ainda pode chegar o volante Jackson. Diego Peters foi repatriado, reforço da casa, e também vai fazer parte do elenco o lateral Cauê.
Fofoca 1
O amigo Hélio Correa, com 66 anos de idade, ainda participa de peladas com amigos. Nas terças, em Armazém, seu compromisso é no centro esportivo do Vaninho, onde joga com a Turma do Padre. Na sua última apresentação, numa cobrança de falta, ele foi atingido pela bola no rosto, caiu, foi atendido, levantou e mesmo tonto continuou na partida. Após o jogo, na resenha, falaram para ele que havia feito um gol contra e não lembrava de nada. Deu um apagão! O bom foi que o lance despertou o lado artilheiro do “Pai”, como é costumeiramente chamado pelos boleiros, pois na última quinta-feira, no jogo do Mensaleiros na Ponte Baixa, ele fez dois gols, coisa que ainda não havia acontecido nos doze anos da equipe. Toin!
Fofoca 2
Está terminando a primeira fase da Copa do Brasil, onde os clubes mais bem ranqueados disputam vagas com adversários inferiores, fora de casa, mas com a vantagem do empate. E até agora só o Cruzeiro deu vexame, e contra o Souza, para tristeza dos amigos de Mensaleiros Genésio e Calinho Maionese. O Genésio, que além de empresário do ramo esportivo, também atua na pecuária, estava vendo o jogo no curral, esperando uma novilha criar e num determinado momento falou para a esposa Leonice: - Se o Cruzeiro continuar com esse negócio de ficar trocando passes neste campo molhado vai perder o jogo. Eu, para zoar, fiquei no grupo do Mensaleiros dizendo que o Cruzeiro estava jogando o Interfamílias e se passasse iria enfrentar a Della Justina, sobrenome do Genésio. E não deu outra, com dois gols nos minutos finais, deu Souza 2 a 0. A novilha criou e para sacanear a Leonice botou o nome do terneiro que nasceu de Danilo Bala, autor dos dois gols da partida. Toin!
Vai começar!
A Copa Sul dos Campeões, a nossa “Libertadores do Sul Catarinense”, começa neste fim de semana com cinco jogos. Para nós o mais importante será no Estádio Paulo Wensing, em Armazém, onde o Morro do Boi, do técnico Valdinei Silvano (foto), vai enfrentar o Turvo. Entre esses jogadores: Ricardo, Mael, Tiago, Biguá, Rafa, Helton Serrano, Messias, Dudu, Gustavo, Kleyfer, Thiago Silvy, Juninho Garopaba, Leandrinho, Eduardo, Dyo, Fil, Ivan, Massari, Caíque, Chuck, Bruno, Daian, Felipinho e Júlio Cesar, vão ser escolhidos os 11 titulares para o duelo deste sábado, 15h30min.
Demais jogos
O 7 de Setembro não entra em campo neste fim de semana, somente no dia 10 frente ao União Operária, mas certamente vai estar de olho no confronto que será realizado em Imbituba, onde neste sábado jogam Vila Nova X União Operária; assim como o RBN/União, que também folga na rodada, só joga no dia 10, domingo, na Garopaba, frente ao Vera Cruz, e vai estar de olho no jogo que acontece em Nova Veneza, no domingo, entre Metropolitano X Vera Cruz. Completam a rodada de abertura os jogos entre São José X RB Palhoça e Barreirinho X De Vila/Schauk, ambos no domingo. Todos os jogos estão marcados para as 15h30min.
Atividades do 7
Nesta quinta-feira, 29, 20h, no Estádio Lauro Koch, o 7 de Setembro recebe o Gatorads num jogo amistoso preparatória para a estreia na Copa Sul dos Campeões. Jogo interessante para a imprensa e torcedores, pois o técnico Fernando Lessa vai dar uma pista dos seus 11 titulares. Na próxima terça acontecerá o último treino para enfrentar o União Operária, dia 10, fora de casa.
Contratação
A diretoria do 7 de Setembro fechou com mais um atleta para disputa da Copa Sul dos Campeões. Atacante campeão da LARM por Içara e atual campeão do Municipal de Futebol de Braço do Norte pelo Madureira, Lequinho é mais um reforço a disposição do técnico Fenando Lessa.
40tão Rocha Esportes
Faltando uma rodada para o término da fase de classificação do Regional 40tão de Fut7 da Arena Rocha Esportes, que fica em Rio Fortuna, na Chave A estão classificados Peladeiros, que assegurou vaga na final, CME de Armazém e Construlima estão no mata-mata. A Chave B será concluída nesta quinta-feira, com os jogos entre Barrinha X Galo Doido e RBN X Irmã Terezinha. O Irmã Terezinha lidera com 4 pontos, Galo Doido e RBN estão com 3 e a Barrinha com 1 ponto, ou seja, todos respiram, mas aliviado só o Irmã Terezinha. A artilharia é do imortal Rodrigo Hoffmann, com 6 gols, seguido do Brasão com 5.
Xadrez Rápido
A Associação Braçonortense de Xadrez – Abrax, dias 2 e 3 de março, portanto neste fim de semana, no Salão Comunitário Santa Augusta, começa a edição 2024 do Circuito Abrax Clássico. Duas rodadas serão no sábado, começando as 13h e no domingo mais três, iniciando as 9h. Ritmo 60+30, nas categorias ABS, U18, U16, U14, U12 e U10. Premiação da etapa em medalhas e na final premiação em troféus. Estão abertas também as aulas para novos enxadristas, os locais e horários podem serem consultados no Instagram da Abrax. Inscrições pelos contatos (48) 996986431 e (48) 999965502.
Kulinha
Tradicional cronista esportivo do Vale de Braço do Norte. Há mais de 20 anos referência no esporte amador. Contato: Whatsapp 49 9 9901-8312