Os dois jogos da 4ª rodada do Municipal de Futebol de Rio Fortuna, realizados no último domingo, 31, no Estádio do Barrinha, terminaram empatados e deixaram um clima de suspense para a última rodada da fase de classificação. Jogando em casa, a Associação Barrinha ficou no 0 a 0 com o Bragantino e no duelo dos desesperados, Seca Copo e Ceará empataram em 2 a 2, gols de André Diamante e Sander para o Seca Copo (foto) e o garoto grão-paraense, Caio, fez os dois gols do Ceará; com o resultado as equipes somaram seus primeiros pontos na competição e foi melhor para o Seca Copo, que se manteve no G4 e só não fica com a vaga se tomar 5 gols na última rodada.
Classificação e rodada
A questão de saber quem vai continuar na disputa pela Taça Celito May está praticamente resolvido. Associação Barrinha e AER Bragantino, líderes com 7 pontos, Florestal, na terceira posição com 6 pontos e o Seca Copa com 1 ponto fecham o G4; também com 1 ponto, o Ceará encerrou sua participação. No próximo domingo, Florestal X Barrinha jogam às 15h30min; Bragantino X Ceará as 17h30min e, os dois jogos no Estádio do Florestal, servirão para definição dos confrontos das semifinais.
Municipal de Gravatal
Após a “parada técnica” em função do Feriado da Páscoa, neste fim de semana estarão de volta as emoções do Municipal de Futebol de Gravatal. Rodada cheia, começando na sexta-feira, 20h, com o clássico Termas (foto) X Grêmio Gravatalense, jogo que no passado era considerado no município como um Ferro-Luz, tanto era a rivalidade entre as torcidas. No sábado, 20h, o pressionado Indaial vai para cima do atual campeão, o Canoas; e no domingo mais dois jogos, as 10h, a SERI recebe o Ilhota e as 16h o surpreendente 15 de Abril terá pela frente o Cambuim, outra equipe que fez uma boa estreia empatando com a SERI fora de casa. Quanto ao local das partidas, SERI X Ilhota jogam no Estádio da SERI e os outros três jogos serão no Estádio Municipal Silvio Zappelini.
Municipal de SL
Primeiro vamos aos jogos que farão parte da 4ª rodada do Municipal de Futebol de São Ludgero neste fim de semana. Importante, pois passaremos da metade da tabela e a corda começa a apertar no pescoço de algumas equipes. No sábado, 16h15min, no Estádio Henrique Waterkemper, a SER Taipa recebe o União EC; ainda no sábado, 20h15min, no Estádio Municipal Alberto Warmeling, a AA Encosta do Sol recebe o Serrinha EC; e no domingo, 16h15min, no Estádio AEC Mar Grosso, o EC Mar Grosso duela contra a AA Bom Retiro.
Palpitômetro
Os números do campeonato, somados ao que já vi das equipes em campo, no momento acho difícil não termos nas semifinais as equipes da Ponte Baixa, Mar Grosso e Bom Retiro. As três equipes brigando pela liderança, mas com o Mar Grosso sendo favorito a ficar em primeiro lugar. A quarta vaga começará a ser encaminhada neste fim de semana no duelo entre Encosta do Sol X Serrinha, principalmente em caso de vitória da equipe do técnico Poxoxo, que tem um jogo a menos que a equipe do seu conterrâneo, o Ganda. Não se pode desprezar a tradição da Taipa, que vem de duas derrotas, vencendo o União se mantém viva na busca pela quarta vaga.
Liderança da Ponte
Diante do Serrinha fragilizado pelos desfalques, o Ponte Baixa FC fez a parte dele, goleou e se manteve na liderança isolada do Municipal de Futebol de São Ludgero. Jogo mesmo só no primeiro tempo, quando a equipe da casa foi para o intervalo perdendo por 0 a 2, mas criou algumas boas chances de balançar a rede, principalmente com o camisa 9 Kassiano. Estava perto e ouvi parte da preleção do técnico Poxoxo no intervalo, quando tentou motivar a equipe, pediu mais “pegada” e tentou adiantar as linhas de marcação, coisa que não aconteceu. A Ponte, que no primeiro tempo mostrou fragilidade na defesa, no segundo só relaxou quando a partida já estava em 0 a 4.
Estrangeiros
Até a terceira rodada a direção da Ponte tem sido perfeita na questão dos seus estrangeiros. Salvo contusão, ou jogos que batam com confrontos da Copa Sul, os cinco que jogaram no último domingo contra o Serrinha devem ser mantidos - Douglas Morh, Léo, Xarope, Renan Bressan e Lukinha. Dos cinco, vale um puxão de orelha do técnico Afonso Boeing no Xarope; ótimo jogador, mas está prendendo muito a bola. É sua característica e deve mantê-la, mas tem hora que precisa fazer a bola correr.
Dilema
Com a derrota para a Ponte, o Serrinha tem um duelo decisivo neste sábado contra o Encosta do Sol e o que aconteceu no jogo do último domingo não pode se repetir. Não tem como enfrentar os adversários sem os estrangeiros, ou a maioria deles. Sem três (Andrei, Shaider e João Simon) e atuações muito abaixo do Rafa e Lalau, foi presa fácil para o Rubro Negro. A informação é que o Andrei volta neste fim de semana, mas tem jogo no domingo pela Copa Sul, será que vai arriscar jogar no sábado? Enfim, até a direção do Serrinha se reuniu nesta quinta para tomar sua decisão.
Nada satisfeito
O técnico Afonso Boeing, junto com o jogador/auxiliar Gilson, não estavam nada satisfeitos com a atuação defensiva da Ponte no primeiro tempo contra o Serrinha. E com razão, pois eram muitas ligações diretas, o fragilizado adversário criou, pelo menos, três boas chances de balançar a rede e tomar um gol poderia dar um ânimo desnecessário ao adversário. No segundo tempo foi diferente, primeiro a equipe garantiu a vitória, depois era normal cair o ritmo.
Verde Vale Cup
Sob a chancela da Liga Amadora Verde Vale de Futebol - LAVVF, em parceria com a Arena L10, estão acontecendo dois campeonatos para “velhinhos”, o Verde Vale Cup 40tão e 50tão de Fut7. A bola rolou pela primeira vez no último dia 27 de março e teve prosseguimento nesta quarta-feira, 3 de abril e os resultados mostram um grande equilíbrio de forças nas duas competições. São cinco times disputando o 40Tão e quatro na disputa pelo título do 50Tão. Resultados do 40Tão: CME de Armazém 2 a 3 Galátikus/MSA e Lendas FC 4 a 2 Lotus; resultados do 50Tão: CME de Armazém 4 a 3 Sertão do Rio Bonito e GL Esportes/Manos Entulhos 1 a 0 CME de Lauro Muller.
Verde Vale Cup 2
A Liga Amadora Verde Vale de Futebol – LAVVF – tem ainda mais dois campeonatos com datas marcadas para que a bola role, 12 de abril. O Adulto Livre Masculino de Fut7, com 10 equipes: na Chave A estão Varginha, Gatorads, Sergipe e Atlético BN; na Chave B Inter de Sergipe, CME de Armazém e CME de Lauro Muller; e na Chave C Real Brasil, Seven Roanna e 5ª Light. O Adulto Livre Feminino de Fut7 com 6 equipes: RBN FC, Nova Orleans FC, Caeté EC, Associação Futebol L2T, Shark Girls e Independente.
Taekwondo – Nova sede
O Centro de Treinamento de Taekwondo Kaio Simão – KSTKD – está com nova sede em Braço do Norte. O novo Dojon fica localizado na Rua Vereador Severiano Francisco Sombrio, 819, um local mais amplo para melhor atender os praticantes da modalidade. A inauguração aconteceu recentemente e os treinamentos, com professores especializados, estão a todo vapor, atendendo turmas baby, kids, juvenil e adulto. Os novos interessados podem marcar aulas experimental e decidir em praticar, ou não, a modalidade. A academia KSTKD funciona também em São Ludgero.
Interempresas de GP
O Interempresas de Futsal de Grão-Pará, que tem em disputa a Taça Demay, continua nesta sexta-feira com a realização da última rodada da fase de classificação, quando serão definidos os classificados e confrontos das semifinais. Em quinto lugar na tabela, o Ave Serra/Transbonetti respira, mas dificilmente sobrevive na competição. Além de vencer um compromisso difícil, ainda precisa melhorar bastante seu saldo de gols, ou então o BMG, hoje o quarto colocado, piorar seu saldo. Deveremos mesmo ter nas semifinais as equipes do Cabanha Kuntz/3M instalações Elétricas, 12 pontos, Dedis Di João/Dedis Bar, 12 pontos e folga na rodada, Mercado Corvo Branco/C&A Marcenaria, 12 pontos e BMG, 10 pontos. O Ave Serra/Transbonetti tem 7 pontos.
Jogo animado
Na rodada da última sexta-feira do Interempresas de Futsal de Grão-Pará tivemos três jogos, com muitos gols e o mais animado deles foi o que menos vezes balançou as redes. O empate em 2 a 2 entre BMG e Ave Serra/Transbonetti foi um confronto agradável e interessante de se ver. O jogo era de vida ou morte para ambos os times, principalmente para o Ave Serra e assim como as empresas se situam lado a lado (para chegar na BMG passa pela Ave Serra), as torcidas também se colocaram praticamente juntas, cada uma torcendo livremente para seu time, com muita educação, diga-se de passagem. Outra semelhança: todos os jogadores são nordestinos.
Jogos de hoje
O primeiro jogo da Taça Demay, no Ginásio Pedro Ivo, já pode definir os classificados, bastando que o Mercado Corvo Branco/Marcenaria C&A Marcenaria, que ainda sonha com a liderança, vença, ou empate, com o Ave Serra/Transbonetti, partida marcada para as 19h30min. No segundo jogo da noite, BMG Sala de Corte X Barbearia Edy20 jogam para cumprir tabela e encerrando a primeira fase, um duelo dos melhores entre BMG X Cabanha Kuntz/3M Instalações Elétricas, o primeiro ainda podendo ficar com a segunda colocação e o segundo brigando pela liderança.
Copa Sul dos Campeões
Caso alteração de última hora, no Site da Liga Urussanguense de Desporto – LDU – é possível ver a tabla das semifinais da Copa Sul dos Campeões 2024. Neste sábado, 6, no Estádio Rio Bonito, as 15h30min, o RB Palhoça recebe Içara e voltam a se enfrentar no dia 13 de abril no Módulo Esportivo de Içara; e o Metropolitano recebe o 7 de Setembro neste domingo, 15h30min, no Estádio Darci Marini, em Nova Veneza e fazem o jogo da volta no dia 13 no Estádio Lauro Koch, em Braço do Norte.
“Deixa o 7 passar”
Após as eliminações do RBN/União e Morro do Boi, resta o 7 de Setembro como representante da região e da Liga Amadora Verde Vale de Futebol – LAVVF – na edição 2024 da Copa Sul dos Campeões. Hora das semifinais e pela frente um adversário difícil de ser batido, mas não impossível. Geralmente se diz quando um time é inferior que são onze contra onze, isto tentando dar esperança ao torcedor do time mais fraco. Não é o caso, pois o 7 não é inferior ao Metropolitano em termos de elenco e pode encarar o adversário de frente, mas com o devido respeito. O que não pode acontecer no jogo deste domingo em Nova Veneza é ser derrotado por um placar que fique difícil de reverter em casa, como aconteceu no ano passado contra o Içara. Na onda da sua charanga: “Deixa o 7 passar”.
Paciência
Estava vendo o jogo do time braçonortense contra o Itapirubá e pensava preocupado: O 7 hoje não está tão dominante como vinha sendo nos outros jogos em casa. Só que em seguida caiu a ficha. Claro que não vai ser sempre da mesma forma, afinal a competição vai afunilando e os adversários sendo mais difícil de ser batido. Normal e o torcedor também precisa entender isso e é nas horas difíceis que o time precisa do apoio. A equipe tem uma comissão técnica que entende de futebol, o elenco é superqualificado e se não der certo é porque não era pra dar.
Kulinha
Tradicional cronista esportivo do Vale de Braço do Norte. Há mais de 20 anos referência no esporte amador. Contato: Whatsapp 49 9 9901-8312