Salto Veloso, município do Meio Oeste Catarinense, foi palco da 28ª Copa Santa Catarina de Bocha em Equipes, competição organizada pela Federação Catarinense de Bocha e Bolão – FCBB, coordenada por Rafael Vans Borges. No lugar mais alto do pódio, ficou o 7 de Setembro/Braço do Norte, cruzando e eliminando a CME de São Ludgero nas oitavas de final, Maravilha nas quartas, nas semi passou por Criciúma e, na final, com parciais de 12 a 0 e 12 a 3, venceu a forte equipe de Chapecó. A competição contou com 20 equipes, envolveu 140 atletas e foram realizadas 62 partidas entre os dias 10 e 12 de março.
Karatê em SL
Após dois meses só treinando, finalmente os atletas da Associação São Ludgero de Karatê – ASLK – vão fazer o que mais gostam: competir. E o primeiro desafio de 2023 vai ser em casa, no Ginásio Lino Philippi, dia 18, próximo sábado, a partir das 14h. Estão confirmados para o Open Aberto de Karatê, nas modalidades de Kata e Shiai Kumite, além da equipe da casa, os municípios de Armazém, Tubarão, Criciúma, Braço do Norte, Sangão, Pedras Grandes e Treze de Maio. “Seria importante e estimulante se tivéssemos o apoio da população de São Ludgero”, pede o professor Júlio Cesar de Jesus, comandante da equipe sãoludgerense.
Karatê de BN
Nove atletas da equipe braçonortense de karatê foram convocados para integrar a Seleção Catarinense que, no período de 15 a 19 de março, vai participar da 2ª etapa do Campeonato Brasileiro de Karatê, que será realizada em Joinville. São eles: Leticia de Souza Cardoso, Natália Boeing (foto), Lucas Stang, Luiz Gustavo Rodrigues, Helena Schlickmann, Kelvin Matuchaki, Gabriel Saiber, Nicolas Blasius e Yuri Martimiano. Todos os atletas convocados são treinados na Academia Multiação, pelo Professor Kall.
Campeonato da Quaresma
Faltando duas rodadas para o término da fase de classificação do 8º Campeonato da Quaresma, segue disputada e equilibrada as duas vagas na decisão da competição. Na ponta da tabela, o Serra Geral/Lacticínios Becker, com 7 pontos, seguido do Eder Marmoraria, com 5 pontos, SAV Varginha/DME de Anitápolis, com 4, Madeireira Boeing, com 3, Lacticínios Bloemer, com 2, e na última posição o Thunder Futsal, 1 ponto. A rodada desta sexta, 17, marca o encontro de líder versus vice-líder Serra Geral/Lacticínios Bloemer X Eder Marmoraria, jogo às 19h45min. Na sequência, teremos Madeireira Boeing (foto) X Lacticínios Bloemer e, para encerrar, jogam Thunder Futsal X SAV Varginha/DME de Anitápolis.
Resultados
Na rodada da última sexta-feira, 10 de março, o Serra Geral/Lacticínios Becker perdeu seus primeiros dois pontos ao empatar com a Madeireira Boeing em 3 a 3. Matheus Padaria e Tavinho (2) marcaram para o Serra Geral e Caco, Geraldinho e Maurício marcaram os gols da Madeireira. Com dois gols de Patrick, Luan, Henrique, Marcelinho e Eduardo, o jovem time do Eder Marmoraria entrou na briga pelo título ao vencer o Thunder Futsal por 6 a 2. E, no outro jogo da rodada, numa noite inspirado do Vitor e Geovane, o SAV Varginha/DME de Anitápolis venceu o Lacticínios Bloemer por 7 a 3.
Copa Sul
Os times braçonortenses não se deram bem na rodada de abertura da Copa Sul dos Campeões 2023. Em casa, o União/Aiurê ficou no empate em 2 a 2 com o Jaguaruna e o 7 de Setembro, jogando em Içara, foi derrotado pela equipe da casa por 3 a 1. Dos representantes da Liga Amadora Verde Vale de Futebol – LAVVF, entidade responsável pela organização da competição, quem se deu bem foi o Morro do Boi, de Armazém, que foi a Orleans e venceu o Nova Orleans por 0 a 3.
Situação
Para seguir vivo, o União/Aiurê vai a Jaguaruna neste sábado e precisa vencer a equipe da casa por qualquer placar. Novo empate e a decisão da vaga acontecerá em cobrança de penalidades. No Estádio Lauro Koch, no domingo, o 7 de Setembro recebe o Içara e só vai continuar na disputa pela Taça Edilson Luiz Niehues se vencer o Içara por diferença de três gols, ou mais; no caso de vitória do 7 por dois gols, a decisão da vaga será nas penalidades e o Içara se classifica direto vencendo, ou perdendo por um gol de diferença. O Morro do Boi, no domingo, tem uma situação tranquila, podendo perder por até dois gols de diferença que ainda seguirá na competição. Todos os jogos serão às 15h.
Possíveis adversários
Caso classifique, o 7 de setembro vai enfrentar, na próxima fase, o classificado de Real Andrino X Centro. No primeiro jogo, em Maracajá, houve empate em 1 a 1. Já o União/Aiurê terá pela frente o classificado de Turvo X RB Palhoça, que empataram em 0 a 0 no jogo de ida na Palhoça. E o Morro do Boi encara o classificado de Paranaense X Sersan; no jogo de ida, fora de casa, o Paranaense venceu por 3 a 4.
União/Aiurê
Estive no Estádio Pedro Dutra e assisti o primeiro tempo do jogo do União. No geral, a equipe da casa foi melhor e merecia ter virado a etapa em vantagem. Armada no sistema 4-4-2, Léo Prá foi a melhor arma ofensiva da equipe. Através dele, foram criadas as seis oportunidades de gols e três delas foram chances claras. O Jaguaruna se limitava aos contra-ataques, mas quando chegava no toque de bola, conseguia levar perigo e foi com Vaninho, que teve duas chances claras de gol e numa delas ele guardou. No pênalti marcado para o União, não houve nada, mas o árbitro compensou uma penalidade que não havia marcado anteriormente.
Fernando Lessa
O técnico Fernando Lessa achou injusta a derrota do 7 de Setembro em Içara. “Poderíamos ter voltado com o empate sim. Quando estava 2 a 1, tivemos chances com o Ortigoza e com o Jorge. Infelizmente, tomamos o gol de bola parada. Mas são dois gols, são duas equipes qualificadas e foi uma pena nos enfrentarmos nesta fase, pois uma vai ficar de fora. Dentro de casa, vai ser difícil, mas com o apoio da torcida e nosso empenho, vamos fazer de tudo para levar o 7 para a próxima fase”.
Opinião
A derrota do 7 de Setembro não foi surpresa para ninguém, pois todos sabíamos que seria difícil vencer o Içara na sua casa. Estava indo para o Arroio Corrente, Jaguaruna, fui escutando o segundo tempo do jogo e a impressão é que, realmente, a equipe braçonortense poderia ter empatado o confronto. Mas será que o 2 a 1 não estava bom? Perder com um gol de diferença não era um bom negócio?
Municipal de Rio Fortuna
Dos quatros jogos realizados até aqui na Categoria Titular do Municipal de Futebol de Rio Fortuna, três deles terminaram com o placar de 2 a 2 e somente uma equipe venceu. A AER Municipal fez 2 a 1 no Florestal. Precisa dizer que o campeonato está equilibrado e o título em aberto? No último domingo, o Barrinha recebeu o Municipal e empatou em 2 a 2, resultado que manteve a equipe do Centro na liderança com 5 pontos, o Barrinha foi a 3 e o Florestal, que ainda tem dois jogos a fazer nesta fase, enquanto, entre seus adversários, apenas um tem um ponto.
Aspirante e rodada
Na categoria Aspirante, o Barrinha foi derrotado em casa pelo Municipal por 0 a 3, se manteve com 6 pontos e com vaga assegurada na decisão. A equipe do Centro foi a 5 pontos e o Florestal está com 1 ponto. As definições dos classificados nas duas categorias podem ocorrer no próximo domingo, 19, quando o Municipal recebe em seu estádio o Florestal, com aspirantes às 14h e titulares às 16h. Se confirmar o mando de campo, Municipal e Barrinha vão decidir quem fica com a taça Rui Celso Heidemann.
Municipal de BN
O Floresta estreou, no último domingo, na edição 2023 do Municipal de Futebol de Braço do Norte, e conseguiu uma vitória importante sobre o Sergipe por 3 a 2. Integrante da Chave A, os três pontos conquistados deram a liderança do grupo ao alviverde, pois na mesma chave, no único jogo até aqui, São José e União empataram em 0 a 0. No Sub-21, apesar de ter dominado grande parte do jogo, o Floresta foi desperdiçando boas oportunidades e ficou no 1 a 1 com o Sergipe.
Vitória apertada
A vitória do Floresta foi apertada, mas com a equipe à frente no marcador durante toda a partida. Logo a 2min. de jogo, André abriu a contagem para o Floresta. Aos 27min. Luiz Fernando empatou. Na etapa final, Luan Silva fez 2 a 1 aos 4min e Raul ampliou aos 23min., e somente aos 50min. o Sergipe descontou com Romário. A partida teve um total de seis cartões amarelos, dois para jogadores do alviverde e 4 para jogadores do Sergipe e um vermelho, para Marcelo do Floresta. O presidente do Sergipe também foi expulso, quando o jogo já estava encerrado, por ofensas ao árbitro.
Últimas estreias
A tabela do municipal de futebol de Braço do Norte foi divulgada, podendo sofrer alterações de acordo com a participação do 7 de Setembro e União/Aiurê na Copa Sul dos Campeões. Por enquanto, ela marca para o dia 25 e 26 de março as estreias das equipes da Chave B, com os confrontos entre América FC X Rio Bonito e Clube Atlético Independente X Madureira EC.
Municipal de SL
Neste fim de semana, teremos bola rolando no Municipal de Futebol de Campo de São Ludgero. Em disputa, as taças Felipe Vilani “Brasília”, nos Aspirantes e Luiz Manoel Custódio “Luiz Gato”, nos Titulares. Atual campeão, o EC Mar Grosso abre a competição recebendo em seu estádio a SER Taipa, com aspirantes às 14h15min e titulares às 16h15min. Também no sábado, no Estádio Juventino De Bona, o EC Serrinha duela contra a AA Encosta do Sol, com aspirantes às 18h15min e titulares às 20h15min; completando a primeira rodada, no domingo, no Estádio Alexandre De Pieri, o Ponte Baixa FC recebe a AA Bom Retiro, com aspirantes às 14h15min e titulares às 16h15min.
Sobre a competição
Esta será a 36ª edição do Municipal de Futebol de São Ludgero, uma competição tradicional, valorizada, se não o mais forte do Vale, certamente é uma delas. O campeonato se destaca principalmente pela organização fora das quatro linhas. Todas as equipes participantes tiveram o prazer de soltar o grito de campeão pelo menos uma vez, caso do Serrinha; o Encosta do Sol já levantou o troféu duas vezes. Na liderança pelas conquistas, quatro times: EC Mar Grosso, AA Bom Retiro, Ponte Baixa FC e SER Taipa, todos com 6 títulos. Completam a lista de campeões os extintos Incoplast (1), Granja Warmeling (3), Sugaosso (2), Santa Cruz/Prata da Casa (1) e Associação Patrick EC (1).
AA Bom Retiro
Dos times que vão participar da edição 2023 do Municipal de Futebol de São Ludgero, o que vive o maior jejum de títulos é o Bom Retiro, que desde 2001, ano de sua última conquista, não solta o grito de campeão. Para mudar esta história, o clube investiu pesado na formação do elenco, principalmente em jogadores da casa e a maior prova disto foi a contratação do atacante Papagaio. Seguem: Ricardo (goleiro), Lucas José (goleiro), Diógenes (zagueiro), Edinho (zagueiro), Lucas Tomaz (volante/zagueiro), Maicon Matias (lateral), Michel Becker (lateral), Lucas Negão (volante), Ronaldinho (volante), Henrique Zapeline (volante), Lucas Becker (meia atacante), Gabriel (atacante), Rondi (atacante) e Papagaio (meia atacante).
Estrangeiros
No comando técnico da AA Bom Retiro, estará Silvio “Mano” Schlickmann, auxiliado por Alexandre “Xandinho” Alves da Rosa e o massagista Altair “Zóinho” Mello. Os estrangeiros também são jogadores da “prateleira de cima” do nosso amador. São eles: Rodrigo Thiessen (volante), André Ribeiro (zagueiro), Elton Serrano (volante), Juninho Tardelli (meia atacante) e Alan Pereira (atacante). “A expectativa é das melhores possíveis. Muita coisa pode acontecer durante a competição, procuramos montar um time experiente e com algumas caras novas. Nosso campeonato é muito difícil, já estamos há alguns anos sem título e queremos acabar com a espera”, fala o esperançoso técnico Mano.
Beach Soccer
Começou na última sexta-feira, 10, mais uma edição do Campeonato de Beach Soccer de São Ludgero, com organização da CME local. Até esta edição, já aconteceram 10 jogos e vou destacar alguns resultados: Santo Antonio 3 a 6 Resenha FC, Conjunto Ceará 2 a 3 Amigos do Nordeste, União do Norte 4 a 5 Dragon, Lotus 4 a 3 Galvane, Bar do Grão 6 a 3 Fluxo, Unidos da Divina 4 a 3 Resenha FC e Conjunto Ceará 2 a 3 Santo Antonio.
Próximas rodadas
Na última quarta-feira, aconteceram mais três jogos no Beach Soccer de São Ludgero e, na próxima segunda-feira, dia 20, na quadra do Bairro Nossa Senhora Aparecida, às 19h, jogam Amigos do Nordeste X Santo Antonio e, às 20h, Unidos da Divina X Conjunto Ceará; e na terça-feira, dia 21, na quadra do Bairro Encosta do Sol, às 19h, jogam União do Norte X Fluxo FC, às 20h, Galvane X Bar do Grão, e às 21h, Lotus X Dragon; na quarta-feira, dia 22, na quadra do Bairro Divina Providência, às 19h, jogam Amigos do Nordeste X Unidos da Divina e, às 20h, Resenha FC X Conjunto Ceará.
Interempresas de Futsal
O Municipal de Futebol de Campo de Grão-Pará está na dependência dos times interessados apresentarem a regularização do local de seus jogos. Enquanto isso, a CME local lançou um outro campeonato o Interempresas de Futsal e uma reunião aconteceu na última terça-feira para tratar do assunto. Num primeiro momento, sete equipes estão confirmadas e tem até o dia 23 de março, próxima quinta-feira, para apresentar a lista de jogadores inscritos. Caso haja interesse de outra equipe, o prazo é o mesmo.
Termas
A volta do Termas, equipe com 50 anos de tradição no futebol amador e que já faz alguns anos que não participa de uma competição oficial, está marcada para o dia 31 de março, quando a equipe estreia no Campeonato Municipal de Gravatal, fora de casa contra o Ilhota. A jovem diretoria, formada pelo presidente Calinho e seu vice Mursa, acertou com Rafael “Pitoco” para ser o comandante técnico, que será auxiliado pelo Gustavo e Taí. Contratou os estrangeiros Deivid (goleiro), Tito (zagueiro), Juninho (meia atacante), Lukinha (atacante), Danilinho (atacante) e Ronaldo Borges (atacante).
Os “caseiros”
A lista do Termas com jogadores da casa para disputa do Municipal de Futebol de Gravatal tem os atletas Josi (goleiro), Wagner e Leonel (laterais), Robson e Calinho (zagueiros), Thiago, André Medeiros, Junior Marega e Higor Alves (volantes), Pedro Henrique e Ratinho (meias atacantes) e Verginio De Pieri (atacante). “A previsão é que tenhamos um campeonato bem equilibrado, em função do número de estrangeiros, cinco de linha e mais o goleiro. Nosso goleiro, Deivid, considero o melhor do Estado no amador e o meia Juninho é craque”, destaca o técnico Pitoco.
Sonho possível!
O jovem Tobias Ferreira das Neves, 15 anos, “profissão” goleiro, está em Porto Alegre, onde corre atrás do sonho de ser um atleta profissional. Vai ficar uma semana em testes do Grêmio Porto-alegrense. Tobias é filho do casal Cristiano Fernandes das Neves e Suelen Kindermann Ferreira, grandes incentivadores do esporte amador. Frequenta a Escolinha F7 Treinamentos e como goleiro conseguiu a façanha de ser o artilheiro do Sub-11 da Liga Adesc. Apesar da idade, ano passado foi campeão com o Sub-17 do F7/CME de Gravatal no Regional da Liga Verde Vale. Desde os 7 anos, representa Gravatal nas competições da Adesc e também já foi atleta da CME de Armazém. Ficamos na torcida para que dê tudo certo!
Final em Armazém
Neste sábado, todos os caminhos levam ao Estádio Paulo Wensing, quando vamos conhecer os finalistas do Municipal de Futebol de Campo de Armazém. Quem vai ficar com a Taça Cresol? Nos aspirantes, a partir das 14h30min, os candidatos são Morro do Boi, do artilheiro Digo, 5 gols, mas que é desfalque, enfrenta o Palmeirinhas, do atacante Grilo, 8 gols no campeonato. E nos titulares, a partir das 16h15min, se repetem os candidatos, Morro do Boi, que busca o bicampeonato, tendo pela frente o surpreendente Palmeirinhas.
Kulinha
Tradicional cronista esportivo do Vale de Braço do Norte. Há mais de 20 anos referência no esporte amador. Contato: Whatsapp 49 9 9901-8312