O Insanos BN conseguiu a vaga na final do Aberto de Futsal de Santa Rosa de Lima com muita emoção, ou seja, nas disputas de penalidades. No confronto de mata-mata contra o Juventude FC, no tempo normal houve empate em 5 a 5 e nas penalidades o Insanos BN venceu por 4 a 3. Agora, nas semifinais programadas para este sábado, as 20h45min, no Ginásio Edson Bez de Oliveira Filho, num duelo de braçonortenses, o Insanos terá o duro compromisso contra o Pinheiral.
Aberto de SRL
O Aberto de Futsal de Santa Rosa de Lima tem em disputa a Taça Capital da Agroecologia e as outras duas equipes que ainda seguem com o sonho de ficar com ela são as equipes da CME de Grão-Pará e o Laticínios Doerner, de São Bonifácio, que garantiu sua vaga no último sábado ao derrotar o SAV Varginha/DME de Anitápolis por 4 a 3. Os São-bonifacenses, no papel seriam a segunda força da competição, mas provavelmente não contarão com o Xapa (contundido), Lukinha (Itália) e o Belo (vai jogar em Alfredo Wagner). CME de Grão-Pará X Laticínios Doerner jogam neste sábado, as 20h, no Ginásio Edson Bez de Oliveira Filho.
Fora da Federação
Rafael Vanz Borges, uma lenda da bocha catarinense, anunciou em suas redes sociais o desligamento da Federação Catarinense de Bocha e Bolão. O motivo principal, entre outros, foi o fato de atletas do bolão terem sido contemplados com 141 Bolsas Atletas, fato estampado no site da Fesporte e nenhum atleta da bocha ter recebido o benefício, mesmo se enquadrando nos pré-requisitos. Rafael assumiu a função de diretor de competições da Federação na época da pandemia e deu um novo norte, movimentando a modalidade o ano inteiro. Mas em breve uma nova entidade vai surgir no Estado e Rafael vai estar de volta.
Galo Doido, Campeãs!
As “meninas” do Galo Doido são as campeãs do Campeonato de Futsal Interempresas de Gravatal. Mais um título para o currículo do técnico Luiz Fernando Marcílio. Na campanha, foram 6 jogos, com 5 vitórias e 1 empate, ou seja, um título conquistado de forma invicta. A Mariane foi a artilheira do time com 6 gols e a Sara, destaque da final, terminou a competição com 4 gols. Na final, realizada na última sexta-feira no Ginásio Valentim Adolfo Kindermann, vitória tranquila sobre o Caeté por 6 a 2.
Luiz Fernando
Luiz Fernando é o comandante da Escolinha L2T e se destaca, principalmente, pelas atuações no masculino. No Feminino tem no currículo um título no Sub-10 e Sub-12 da Adesc em 2017 pela CME de Braço do Norte; no Regional Feminino da Adesc tem dois vice-campeonatos do adulto em 2022 e 2023; e agora conquistou o Interempresas de Gravatal. No Masculino, onde comanda a CME de Braço do Norte desde 2017, coleciona vários títulos; destacando na Adesc o Sub-17 em 2017; Sub-15 em 2018; campeão Sub-11 e vice no Sub-15 em 2019; Sub-13 em 2022; e Sub-18 agora em 2013. Na Fesporte, campeão da Fase Regional em 2021 e 6º no Estadual da Olesc; e nos Joguinhos Abertos, campeão na Etapa Micro, vice no Regional e 4º na Fase Estadual em 2022; e campeão do Micro e 3º no Regional em 2023.
Freitag, Campeão!
Com uma campanha sem restrições e uma diretoria que ágil rápido quando necessário, como por exemplo o corte do Saraiva quando viram que os jogos dele em Gravatal batiam com as datas de outras competições, o Freitag/Agropecuária Gravatal/SEED levantou na última sexta-feira a taça do Municipal de Futsal Interempresas de Gravatal. No campeonato, jogou cinco vezes e venceu todas. Destaques para os estrangeiros Maico e Acosta. Atleta da casa, Ratinho foi o artilheiro da equipe com 6 gols, dois atrás do artilheiro do campeonato, Renato (GP Sinalização) e o Mala (Freitag) foi o goleiro menos vazado. Na final, os comandados do técnico Alison Arent souberam aproveitar as chances e derrotaram o GP Sinalização/Farmay por 3 a 0.
Pai feliz
O “amigoooo” Juquinha não se contém em alegria com o filho Léo May. Em 2023 jogaram juntos e levantaram a taça do Interfamílias de Futsal de Gravatal; na última sexta ele foi campeão e fez gol pelo Freitag na final do Interempresas do Gravatal; e no último domingo, para fechar o ano, ficou com o vice-campeonato do Interempresas do Travessão, onde atuou pelo Mercado Beckhauser, sob o comando do técnico Fio Rodrigues.
Finais em Armazém
Como fecho a Coluna na quinta-feira na parte da tarde, vou deixar os comentários sobre as decisões em Armazém do Veteranos, Taça Nelson Materiais de Construção, e Adulto, Taça Cresol, para a próxima edição. Sobre o Feminino, a Taça Pontosat Internet ficou com a equipe do Vida Ativa/Lands, que na final bateu o Aquazém/Morrinho por 2 a 1. O Vida Ativa jogou 7 vezes na competição, venceu 6 e perdeu uma vez. Talita foi a artilheira do time com 9 gols. No campeonato, quem mais balançou as redes foi a Rosane, do Aquazém/Morrinho, com incríveis 20 gols.
Em massa
O destaque da final feminina da Taça Pontosat/Internet foi a presença do público. O Ginásio Nelson das Neves “socou”, coisa linda, mostrando que o futsal das “meninas” está prestigiado. Em quadra, a Rosaninha, destaque do Aquazém/Morrinho, foi bem marcada e a Marielle (Vida Ativa/Lands) foi eleita a destaque da partida na transmissão da Rádio Cidade Amiga.
Alexandre Moraes
Lateral dos bons, Alexandre Moraes parece estar começando uma nova fase no esporte, a de técnico. E começa bem, pois em questão de poucos dias foram três finais. Em Rio Fortuna, onde comandou seu irmão, Mauricio, e o time do Serra Geral no 1º Campeonato de Futebol Suíço, foi campeão; como auxiliar do amigo Massarico, foi vice no Regional Máster da LTF comandando o União, derrota nos pênaltis; e no Feminino de Armazém foi campeão no comando do Vida Ativa/Lands.
Interfamílias de RF
Às quartas de final do Interfamílias de Rio Fortuna foi teste para cardíaco. Quem sobreviveu está bem do coração e pode voltar ao Ginásio Aloísio Willemann para acompanhar as semifinais. Dos quatro jogos nas quartas de final, três foram definidos em cobranças de penalidades. Na sexta, 24, as famílias Lembeck/May e Duessmann emparam em 1 a 1 e nas penalidades a Lembeck/May venceu por 5 a 4; no mesmo dia jogaram as famílias Willemann/Boeing e Schuelter/Schueroff e novo empate, 4 a 4 e nas penalidades a classificação da Família Willemann/Boeing ao vencer por 7 a 6.
Interfamílias de RF 2
Para fechar as quatro equipes semifinalistas do Interfamílias de Futsal de Rio Fortuna, no domingo, 26, mais dois jogos e logo no primeiro um novo empate no tempo normal entre as famílias Feldhaus/Preis 3 a 3 Moraes/Ricken, só que nas penalidades o placar foi folgado, 1 a 4 para a Moraes/Ricken. E para fechar, a goleada da família Schueroff/Roecker sobre a Willemann/Lessa, desfalcada do Jonas, por 7 a 0.
Semifinais
Continuam na luta pela Taça Alexson Schueroff as famílias Lembeck/May X Willemann/Boeing, Moraes/Ricken X Schueroff/Roecker, que voltam à quadra neste domingo, 3 de dezembro, para definição dos finalistas. A rodada começa às 18h30min, no Ginásio Aloísio Willemann.
Adesc Base Feminina
Estão definidas todas campeãs do Regional de Futsal Feminino promovidos pelo Instituto Adesc. As finais aconteceram no último dia 25 de novembro no Ginásio da Afai, em São Ludgero. Na Categoria Sub-10, após empate em 0 a 0 no tempo normal, as meninas da CME de Grão-Pará, comandadas pela professora Jordana, venceram a CME de Santa Rosa de Lima por 3 a 1; no Sub-12 a final foi entre Braço do Norte X Rio Fortuna e as comandadas do professor Edenilson venceram por 4 a 1; no Sub-14 a decisão foi entre a DME de Forquilhinha X CME de Braço do Norte e mais uma vitória do professor Edenilson (foto), desta vez por 3 a 6; e no Sub-16, onde a final foi entre a FME Tubarão e Braço do Norte, melhor para as comandadas do professor André Farias, com vitória por 4 a 2.
Adesc Base Masculina
Para fechar o calendário de competições em 2023, o Instituto Adesc vai reunir neste sábado, 2 de dezembro, no Ginásio da Afai, em São Ludgero, os garotos da base masculina. A programação marca para as 14h a primeira decisão, do Sub-9, entre Tubarão Futsal/ADFT X Hercílio Luz FC; em seguida a final do Sub-11 entre Tubarão Futsal/ADFT X DME de Jaguaruna; segue com a final do Sub-13 entre CEFF/Ases/Insfut X DME de Orleans; e para encerrar a programação, pelo Sub-15, vão jogar Tubarão Futsal/ADFT X CME de Braço do Norte. No Festival Sub-7, final realizada no dia 19 de novembro, a DME de Orleans (foto) bateu o Tubarão Futsal por 4 a 2.
Veteranos de RF
Fechada a fase de classificação, na próxima terça-feira, 5 de dezembro, acontecem as semifinais do Municipal de Futsal Veteranos de Rio Fortuna. Das cinco equipes, ficou fora o Rio Café. A melhor equipe, empatada em número de pontos com o Barrinha, 9, mas em primeiro pelos critérios de desempates, foi o Peladeiros, que nas semifinais vai pegar o Segunda das 8, e o Barrinha vai ter pela frente o Irmã Terezinha, confronto bem equilibrado. Os jogos serão no Ginásio Aloísio Willemann.
Coroa Bom de Bola
Tradição pesa num confronto direto e os “velhinhos” do Galvane estão aí para provar. Nas semifinais da 19ª edição do Coroa Bom de Bola de São Ludgero, o mais vezes campeão teve pela frente a Apec, líder da fase de classificação com 6 pontos a mais e invicto. O Galvane conseguiu um empate em 3 a 3 no tempo normal, nas penalidades venceu por 4 a 2 e a Apec deu adeus ao título invicto. No outro jogo, o favorito ficou com a vaga; o Sicoob passou pelo Barra do Norte por 4 a 1. Sicoob X Galvane vão ver quem fica com a Taça Joel Miguel Gonzaga Junior no dia 8 de dezembro, próxima sexta-feira.
Jasc
O fato do cancelamento do calendário esportivo da Fesporte, incluindo o Jasc, ainda está rendendo nos meios políticos. O Presidente da Assembleia Legislativa, Deputado Mauro Nadal, junto com o Presidente da Comissão de Esporte e Lazer, Deputado Fernando Krelling, marcaram uma Audiência Pública para a última quarta-feira, 29, para tratar do assunto. Assisti um vídeo do Deputado Fernando onde ele defendia, no caso dos Jogos Abertos, a mudança de local, entendendo que em Rio do Sul realmente não teria condições, mas que outros municípios manifestaram interesse e poderiam receber a competição. Para mim, o problema é o clima, e não falo do tempo, mas do clima motivacional para a realização dos jogos.
Festas
Entramos no mês de dezembro e começam as festas de fim de ano. Uma delas, uma das mais tradicionais, é o Encontro de Ex-Coroinhas de Braço do Norte, que já está em sua 16ª edição. O evento vai ser neste sábado, 2 de dezembro, na Associação da Cerbranorte, começando na parte da manhã e sem hora para acabar. Pelo que vi na lista de presença, já têm 50 pessoas confirmadas. São ex-coroinhas, mas também são ex-jogadores que fizeram história na época. No registro, comissão organizadora de 2014.
Festas 2
Amigos do Futsal, um grupo de WhatsApp criado por jogadores com histórias num passado recente defendendo os municípios de Armazém, Gravatal, Grão-Pará e Orleans, além de trocar mensagens diariamente, costumam se reunir algumas vezes no ano e a resenha rola solta. No grupo, muitos músicos que depois de umas geladas soltam a voz. O encontro deste pessoal é nesta sexta-feira, em Armazém, com organização do Terrinha e Heron.
Taça Cegero
Terminada as batalhas das semifinais, chegou a hora de conhecermos o campeão da edição 2023 da Taça Cegero de Futsal. Em quadra, nesta sexta-feira, a partir das 20h30min, vão estar o Bicão X Associação 1327, um confronto inédito na competição. O Bicão é o maior vencedor da Taça Cegero, são cinco títulos – 2008, 2009, 2015, 2016 e 2017 – em dezoito edições. Enquanto que a Associação 1327 é a caçula e quer sentir o gosto de levantar a taça neste ano.
Favorito?
O time comandado pelo técnico Luiz Castilhos, Associação 1327, fez uma grande competição, ficando com a melhor campanha da primeira fase, só que no jogo da última quarta-feira perdeu um de seus estrangeiros, Leo Borges, o que pode fazer uma grande diferença nesta final. Adelmo, técnico do Bicão, reconhece que este fator pode beneficiar seu time, mas desde que a equipe jogue tudo que pode. Se “sentar” nesta vantagem, é um passo para a derrota.
Minha opinião
Fui no Lino Philippi na última terça-feira e assisti aos dois jogos, bem como as decisões das penalidades e já falo sobre eles. O Bicão é favorito, como poderia ter vencido a Apec no tempo normal, acabou perdendo e tendo que buscar a vaga nas penalidades. A falta do segundo estrangeiro de linha no time da Associação 1327 é um fator importante e o outro, pelo que vi, é o Marcelinho. Jogador da casa defendendo o Bicão, mas para mim, de todos que estiveram em quadra na última terça-feira, foi o melhor, incluindo os estrangeiros.
Classificação do Bicão
Conversei com o técnico Adelmo e foi sincero ao dizer que não esperava perder para a Apec no tempo normal. O jogo foi equilibrado, com possibilidades de vitórias para os dois lados. O que fez diferença foi o Kappa de goleiro linha, uma estratégia da equipe do técnico Gilson que deu certo. A virada saiu em um passe dele e o gol da vitória foi o Kappa quem fez. Achei que o Maico cansou e o Bicão ficou sem forças para buscar, pelo menos o empate no tempo normal, o que já lhe daria a vaga na decisão.
Classificação do 1327
Associação 1327 e Cuzidos fizeram um jogo rico em emoção, mas tecnicamente um dos mais fracos que já vi na Taça Cegero. Emoção porque a Associação 1327 reagiu após estar perdendo por 0 a 2, depois teve o gol de empate do Mala e ainda, nas penalidades, o Cuzidos com duas chances para definir a classificação e desperdiçando. Fraco tecnicamente porque foi uma partida onde os jogadores se preocuparam mais em bolas divididas com excesso de força, nada criativos, tanto que no primeiro tempo, faltavam 3min, quando os goleiros fizeram defesas significativas. Os três gols que aconteceram foram de falhas, o primeiro do goleiro Lucas José, o segundo do Léo Borges e o terceiro do Saraiva.
Classificação do 1327
O jogo estava tão “pegado” que eu tinha certeza que haveria expulsões. Na minha relação estava o Luciano, que em todas as vezes que entrou teve tretas com adversários, e o Papagaio, que era o melhor do Cuzidos, mas que também já havia entrado em vários conflitos. Sobrou pro Negueba, que também estava bem na partida, mas levando consigo o Léo Borges, o que deixou, teoricamente, o Cuzidos no lucro. Enfim, foi uma partida pobre tecnicamente, que acabou com a eliminação do Cuzidos, invicto a três anos na competição e com dois títulos conquistados.
Lúcio da Abrax
Lúcio Teixeira de Souza, ou o Lúcio da Abrax, recebeu o prêmio “Homem Braçonortense do Ano”, homenagem prestada pela Câmara de Vereadores de Braço do Norte. A honra foi concedida a pessoas notáveis da cidade, que fizeram e fazem contribuições significativas em prol da comunidade Braçonortense e o que o Lúcio vem fazendo pelo xadrez é algo impagável. Em tempo, outro que recebeu a honra foi o Carlos Alberto Abílio, o Calinho Contador, colega de Mensaleiros. Parabéns Amigos!
Kulinha
Tradicional cronista esportivo do Vale de Braço do Norte. Há mais de 20 anos referência no esporte amador. Contato: Whatsapp 49 9 9901-8312