Quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Braço do Norte
18 °C
16 °C
Fechar [x]
Braço do Norte
18 °C
16 °C
SEGURANÇA

Novas câmeras ajudam na elucidação de roubos e furtos em Braço do Norte

Equipamentos de videomonitoramento já foram utilizados em sete ocorrências

17/12/2021 11h19 | Atualizada em 17/12/2021 13h21

O vídeo de uma ocorrência policial em Braço do Norte na quinta-feira, 9 de dezembro, chamou a atenção nas redes sociais. Um carro cruza a Avenida Felipe Schmidt em alta velocidade perseguido por uma viatura da Polícia Militar. A cena que lembra um filme de ação trata-se de um acompanhamento realizado pela viatura da PM de um veículo identificado pelas OCRs (abreviatura para câmeras que possuem reconhecimento óptico de caracteres), instaladas neste ano na cidade. O carro era roubado e sabia-se que os ocupantes realizavam furtos em toda a região. Ao passarem por Braço do Norte, o veículo foi identificado e dois bandidos foram presos.


Este foi um dos sete casos solucionados pela polícia graças à instalação, em setembro, das novas câmeras de videomonitoramento. Por meio de uma tecnologia especial, elas são capazes de reconhecer letras e números, sendo possível identificar veículos que tenham sido furtados ou roubados.


O novo equipamento foi adquirido pela Prefeitura por meio de comodato, em que são pagos valores mensais para sua manutenção, totalizando um investimento inicial de R$ 44 mil. Foi uma solicitação da Câmara Técnica Social do Del (Desenvolvimento Econômico Local) e integra o sistema, já em funcionamento, conhecido como programa Bem-Te-Vi, implantado pelo Governo do Estado, que conta com dez câmeras e com a central de monitoramento operante na sede da Guarnição Especial da Polícia Militar em Braço Norte (GEBN).


Agora, são 32 câmeras a mais, seis delas capazes de reconhecer a placa do veículo. “Essas câmeras em especial possuem um sistema que consegue ‘ler’ automaticamente as placas dos automóveis. Quando houver algum carro, moto ou caminhão cujo proprietário tenha registrado ocorrência de furto ou roubo, a imagem desse veículo já se destaca na tela do monitor na central e alerta o agente que a estiver operando”, destaca o tenente-coronel Marcos Ramm, comandante do Batalhão de Braço do Norte. Segundo ele, o equipamento de filmagem foi implantado em pontos estratégicos.

São 32 câmeras a mais, seis delas capazes de reconhecer a placa do veículo


O tenente-coronel destaca ainda que as câmeras capazes de reconhecer as placas de veículos não estão sendo usadas, de forma alguma, para aplicação de multas. “Da mesma forma que já ocorre com as demais câmeras, não serão usadas para identificar infração de trânsito e aplicar multas. A Polícia Militar faz a fiscalização do trânsito presencialmente, abordando diretamente o motorista. Desta forma, conseguimos enfatizar o aspecto educativo”, garante Ramm.

Polícia pede zelo para evitar furtos

Apesar de todas as ações realizadas pela polícia, os moradores e empresários não podem deixar de zelar pela segurança físicas de seus patrimônios. “Isto é, recomendamos a vigilância natural, com guardas e vizinhos, colocação de alarmes e animais”, alerta o tenente coronel Marcos Ramm.

O comandante da Polícia Militar faz uma analogia da segurança com a saúde. “A regra da saúde, que da prevenção, ou seja, ter seus cuidados individuais antes da atenção do Estado para os atendimentos médicos, vale também para a segurança”, adverte. Marcos constata que as respostas dadas pelas OCRs e as prisões feitas nas últimas semanas demonstram que a região está recebendo uma demanda expressiva de pessoas vindas de outras cidades, seja para trabalhar ou praticar crimes. “Então é necessário haver a prevenção dos moradores antes da ação da polícia”, complementa.

A Polícia Militar tem intensificado as visitas nas industrias e no comércio. “Fazendo as consultorias para que cada empresário identifique fragilidades na sua estrutura e caso entenda necessário, adota-las para dificultar a ação de criminosos”, ilustra.

Marcos lembra que uma das últimas ações da polícia foi a prisão de criminosos que vieram do Pará e do Rio Grande do Sul, com passagem por homicídio e identidade falsa. “Uma solução adotada por muitas cidades é o cadastro de novos moradores que passam a residir e se empregar na cidade. Ao alugar ou vender um imóvel, ou mesmo empregar alguém de fora, não custa checar na polícia se há o mandado em desfavor ou os antecedentes do cidadão”, aconselha

Utilização das OCR's para elucidação dos casos:

Setembro
Furto de caminhão muck - Identificado o veículo de apoio dos criminosos e, posteriormente, os envolvidos. A Polícia Civil solicitou mandados de busca e de prisão, sendo um envolvido preso no Rio Grande do Sul.

Disparos de arma de fogo no Rio Bonito – Com auxílio das câmeras, foi possível identificar o veículo, placa e proprietário. Confeccionado o relatório da ocorrência e, posteriormente, a Polícia Civil solicitou mandado de busca, resultando em prisão.

Furtos de fios - Com auxílio das câmeras, o veículo os autores foram identificados, monitorados e, posteriormente, presos.

Homicídio no Rio Bonito – Através das câmeras, foi confeccionado relatório da ocorrência e a Polícia Civil solicitou mandado de busca e de prisão, sendo o autor preso.

Outubro
Roubo Lado da União – Foi possível identificar o percurso usado na fuga, os veículos envolvidos e as placas dos veículos. As placas foram cadastradas nas OCRs, o que colaborou com o monitoramento dos veículos envolvidos e a identificação dos autores. Resultou na prisão dos envolvidos.

Novembro
Roubo a transeunte próximo à Água da Serra - Após cometerem o roubo, foi possível observar o veículo passando nas câmeras, sendo abordado e dois indivíduos preso.

Dezembro
Veículo clonado envolvido em furtos – Veículo realizava furtos na região da Amurel. Após troca de informações, as agências de Inteligência cadastraram o veículo na OCR e foi logrado êxito em localizar antes de cometerem furto em Braço do Norte. A placa do carro era clonada. Dois indivíduos foram presos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Folha do Vale

Rua Manoel Jorge Neves, 470, Bairro Tiradentes, Gravatal, CEP: 88.735-000 - Santa Catarina.

Telefone: 48 3658-7373.

Folha do Vale © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!