Promovida pela Polícia Civil de Santa Catarina, mostra reúne quadros de artistas, que destacam a realidade de vítimas de feminicídio
Estará em exposição em Braço do Norte nesta terça-feira, 11 de abril, a partir das 14 horas no Fórum da Comarca a mostra de arte "As Cores de Cada Vida", promovida pela Polícia Civil de Santa Catarina, que reúne quadros de artistas, que destacam a realidade de vítimas de feminicídio.
A exposição tem como um dos principais objetivos encorajar mulheres que já passaram por situação de violência, além de trazer uma releitura da vida das vítimas. O projeto, desenvolvido pela coordenadoria estadual das Delegacias de Proteção à Criança ao Adolescente à Mulher e ao Idoso, e idealizado pela psicóloga Clarissa Enderle Silva, é composto por obras de 14 artistas que retratam vítimas de casos ocorridos entre 2012 e 2021, investigados pelas delegacias de Braço do Norte, Araranguá, Criciúma, Içara, Jaguaruna, Laguna e Tubarão.
De Braço do Norte, foram retratadas, pela artista plástica Nádya Niehues Becker, três vítimas de violência doméstica, das quais, duas sofreram feminicídio em 2017, e outra tentativa de homicídio em 2019. As obras de Braço do Norte tiveram o apoio da Acivale, Áurea Alimentos e do empresário Evaldo Niehues.
Assim como a exposição é uma forma de encorajar vítimas, a mostra também é um espaço para conscientizar a população sobre os casos de feminicídio. "Sabemos que infelizmente o tema voltado a violência doméstica em âmbito nacional e estadual tem relativo aumento em relação aos números de casos. Por isso a importância de trazer esse tipo de projeto para sociedade, para que a gente consiga não só trazer essa responsabilidade aos órgãos de segurança pública, mas clamar a sociedade no combate a esse tipo de crime, que infelizmente ainda é muito premente na nossa sociedade", relatou Carolini de Campos Vicente de Bona Portão, delegada Regional de Polícia da 5ª Região Policial.