Aparelho está localizado no cruzamento da Avenida Monsenhor Frederico Tombrock e a Rua Padre Roher
Já está em funcionamento em São Ludgero o novo semáforo com botoeiras para pedestres. Com esse sistema, quando o botão é acionado, o sinal fecha para os automóveis dentro de poucos segundos. Assim, o pedestre pode atravessar com segurança. A Administração Municipal investiu R$ 110 mil no aparelho que é o primeiro com esse sistema em todo o Vale de Braço do Norte.
Moradora de São Ludgero, Karoline Gesser Leal e seu filho Valentim, utilizam com frequência as faixas de pedestres no cruzamento onde está localizado o semáforo. “Com a mudança, estamos nos adaptando. O novo semáforo com botoeiras foi uma mudança para melhor”, declara, aprovando o novo sistema.
A orientação da Gestão Municipal aos pedestres que utilizam as faixas no semáforo localizado no cruzamento entre a Avenida Monsenhor Frederico Tombrock com a rua Padre Roher, na margem esquerda, área central da cidade, é que usem as botoeiras, apertando-as, e aguardem o sinal verde para atravessar. “É importante informar que após apertar a botoeira o pedestre precisa aguardar um tempo determinado para liberar a travessia. Ficar apertando várias vezes não antecipa o clico do tempo necessário. Diferente do que muitas pessoas podem imaginar ou pensar, o sinal verde não aparece de imediato após o acionamento da botoeira”, explica o secretário de Administração, Finanças e Planejamento, Victor Warmling Paegle. O secretário alerta que o fato de os pedestres não apertarem as botoeiras e não quererem aguardar o sinal verde para atravessar pelas faixas poderá resultar em acidentes. “O semáforo e as botoeiras existem para o bem comum. Pedestres e motoristas devem respeitar as regras, o tempo de cada um, e tudo funcionará muito bem”, ressalta.
No local onde foi instalado os novos semáforos já haviam outros dispositivos funcionando. Um acidente de trânsito resultou na inutilização do sistema do semafórico antigo, uma vez que o poste atingido foi o que se encontrava a central de controle que é um sistema de difícil reparo considerando que já estava instalado há muitos anos.