Edição que reuniu ginecologistas e alergologista para trocas de informações e conhecimentos
O encontro Mesa-redonda foi realizado em sua segunda edição para um ciclo de conversa entre especialidades médicas do corpo clínico do Provida. O encontro que ocorreu este mês e reuniu ginecologistas e alergologista para troca de informações, conhecimentos que possam melhorar ainda mais os atendimentos aos pacientes do Complexo Médico.
“Como o sucesso da primeira edição, buscamos reunir os médicos da saúde a mulher, com a participação do alergista, Dr. Gil Bardini, para esclarecer alguns protocolos e indicações sobre a imunoterapia para pacientes com candidíase de repetição. A conversa entre as especialidades deu muito certa”, comemora o anestesiologista, gerente médico e mediador do evento do Provida, Dr. Alexandre Garcia Feldens.
Durante o diálogo, o alergologista enfatizou aos ginecologistas a importância da prescrição da vacina da candidíase com a indicação de pelo menos dois anos de continuidade para efetividade do tratamento. “A imunoterapia está indicada em pacientes que tenham candidíase vaginal de repetição, ou seja, quando apresentam quaro ou mais episódios ao longo de um ano. Para essas mulheres, como os ginecologistas já sabem, a solução mais indicada é a vacinação, em doses, para interromper o ciclo de infecções e melhorar a qualidade de vida dessas pacientes. No entanto, o tratamento terá êxito, se a paciente manter a frequência das aplicações do imunizante, conforme a orientação do seu médico, com a continuidade, de no mínimo dois anos”, orienta Dr. Gil.
A vacina contra candidíase de repetição envolve o uso de imunoestimulantes, que devem ser aplicados em doses controladas. A aplicação do imunizante, visa treinar o sistema imunológica para reconhecer e combater os fungos, que afetam a vagina, a pele e até mesmo a corrente sanguínea.
Outras pautas
Durante essa 2ª edição também foram discutidas questões sobre climatério, menopausa e indicações de exames para as pacientes, nessas fases, além conversarem sobre o uso de estrogênio e a procura, não indicada, de testosterona e muitos outros assuntos.
Participaram da segunda Mesa-redonda Provida: o anestesiologista, gerente médico e mediador do evento Dr. Alexandre Feldens, os ginecologistas, Dr. Salézio Nicoleit, Dra. Graziela Porto, Dra. Ingrid Junkes, Dra. Andréa Bongiolo, Dra. Grabriela Thiele, Dra. Cristina Limas e a Dra. Andréa Colombo e o alergologista, Dr. Gil Bardini.