Aulas iniciam nesta segunda-feira com mudanças no currículo e na carga horária
A partir desta segunda-feira, 7 de fevereiro, começam as aulas em toda a Rede Estadual de Ensino. Nas escolas de Santa Catarina, a data marcará também o início da implantação do Novo Ensino Médio, criado em 2017 por meio da Lei Federal nº 13. 415 e terá como principais características o aumento da carga horária anual e a oferta de itinerários formativos para os estudantes aprofundarem suas aprendizagens nas diferentes áreas do conhecimento.
Supervisora de Gestão de Pessoas da Coordenadoria Regional de Educação (CRE) de Braço do Norte, Ingrid Ricken, destaca que a nova proposta busca fazer com que a educação precisa seja pensada e organizada para e com os estudantes, com o objetivo de promover a autonomia, o protagonismo juvenil, à responsabilidade, a participação e a atuação dos jovens como agentes de transformações de sua realidade, buscando também neste processo possibilidades para que eles desenvolvam competências profissionais como parte do seu percurso nesta etapa de ensino.
O mesmo divide o currículo entre uma parte de Formação Geral Básica e uma parte flexível. A Formação Geral Básica prevê quatro áreas do conhecimento: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Linguagens e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. Dentro destas áreas de conhecimento é que estarão inseridos os componentes curriculares que antes eram desenvolvidos no modelo de disciplinas, como Língua Portuguesa, Geografia e Ciências.
Já a parte flexível do currículo é composta pelos Itinerários Formativos que, em Santa Catarina, compreendem: Projeto de Vida, Segunda Língua Estrangeira, Componentes Curriculares Eletivos e Trilhas de Aprofundamento. “O Governo do Estado já vinha há algum tempo estudando a implementação do Novo Ensino Médio. A pandemia atrasou um pouco o processo, mas a legislação dava um prazo até 2022 para todos os estados concretizarem esse projeto e, portanto, estamos dando início agora”, ressalta Ingrid.
Segundo ela, “ o Novo Ensino Médio vai promover uma formação completa, em que os conteúdos terão maior interatividade e farão mais sentido para a criança. Ao longo do tempo, à medida que o projeto for se aprimorando, os professores poderão trabalhar cada vez mais ligados. Com a mudança, isso acaba proporcionando a todas as áreas comunicação dos seus conteúdos”, analisa a educadora.
O componente curricular Projeto de Vida permite que os estudantes tenham um período na escola toda semana para falar sobre o futuro. O objetivo é compartilhar vivências e experiências que refletem interesses dos estudantes, desenvolvendo o protagonismo e a responsabilidade sobre suas escolhas futuras.
Segunda Língua Estrangeira
Em Santa Catarina, além da Língua Inglesa, que se torna obrigatória na Formação Geral Básica do Ensino Médio, a parte flexível do currículo terá uma segunda língua estrangeira. O objetivo é ampliar o atendimento de línguas estrangeiras na escola, valorizando a diversidade que constitui a sociedade catarinense. Essa escolha foi feita com base na realidade do contexto da unidade escolar, na disponibilidade de profissionais e no processo de escuta da comunidade. A novidade será oferecida com carga horária de duas horas semanais.
Assim como tem ocorrido nas demais instituições do Estado que oferecem Ensino Médio, a Escola de Educação Básica Dom Joaquim implantará o Novo Ensino Médio de forma gradativa, partindo da 1ª Série e seguindo pela 2ª Série e Terceirão nos anos seguintes. Ao todo, serão nove turmas de 1ª Série distribuídas pelos períodos matutino, vespertino e noturno.
“O Ensino Médio regular prevê o estudo de 25 aulas por semana. A lei do novo Ensino Médio prevê o aumento gradual para até 44 aulas semanais, embora isso não seja obrigatório neste primeiro momento. Resolvemos, então, adotar uma grade de 35 aulas por semana. Desta forma, quem for estudar no período vespertino terá duas tardes extras de atividades no decorrer da semana. Do mesmo modo, que estiver matriculado no período vespertino, terá também aulas em duas manhãs na semana”, explica o assessor de Direção do Dom Joaquim Cléder Schulter.
“Aqueles alunos que não puderem estudar durante o dia, por terem um trabalho fixo, por exemplo, poderão optar pelo ensino noturno. Mesmo assim, terão que cumprir a carga horária extra do mesmo jeito. A solução que encontramos, através de debates com professores, familiares e alunos foi de adotarmos um Ensino Médio, para quem for estudar à noite, de quatro anos. Isso permitirá o cumprimento de toda carga horária sem a necessidade de contraturno”, acrescenta.
Das 35 aulas semanais, 25 farão parte da Base Comum Curricular. As dez restantes farão parte do chamado currículo flexível, que ainda terá duas disciplinas obrigatórias: Projeto de Vida e Segunda Língua Estrangeira. “Além do Inglês, que faz parte da Base Comum Curricular, também teremos a disciplinas de mais um idioma. De acordo com a Lei do Novo Ensino Médio, poderia ser Alemão, Italiano, Francês ou Espanhol. Optamos pelo Espanhol, por ser uma língua que seria mais viável de obtermos professores licenciados e também pelo fato dos nossos países vizinhos todos falarem espanhol, o que se torna mais interessante em termos de possível currículo profissional”, pondera Cléder.
Ainda na questão do currículo flexível, há ainda as matérias eletivas, em que os alunos puderam escolher de acordo seu interesse. Entre essas disciplinas, estão Educação Financeira, Práticas Corporais, entre outras.
“Todo esse currículo foi elaborado no decorrer do ano passado através de uma série de reuniões com toda a comunidade escolar, com professores, com familiares e com os estudantes, e não apenas com alunos do Dom Joaquim. Também estivemos com alunos de outras escolas de Braço do Norte, ouvimos também os alunos do 9º dessas instituições, com o objetivo de atender ao máximo aos anseios e às necessidades dos nossos alunos”, completa o assistente de Direção.