Previsão é de que a embarcação esteja pronta para uso dos visitantes no final de dezembro
Um Termo de Fomento entre a Prefeitura de Orleans e a Fundação Educacional Barriga Verde (Febave), mantenedora do Museu ao Ar Livre Princesa Isabel, possibilitará a elaboração do projeto técnico e a construção de uma nova balsa, réplica das que os primeiros colonizadores usavam na região. O documento, no valor de R$ 35,5 mil, foi assinado na semana passada pelo prefeito Jorge Koch e técnicos da Madeira Mar Estaleiro Escola, de Palhoça, já estiveram no museu no último fim de semana.
A previsão, segundo a museóloga e diretora do Museu ao Ar Livre, Valdirene Böger Dorigon, é de que a embarcação esteja pronta para uso dos visitantes no final de dezembro. O prefeito reforçou o compromisso com a valorização da história e cultura da cidade. “É um passo importante para fortalecer nossa identidade e promover o turismo local", disse Jorge Koch.
“Nosso museu é tombado pelo Estado de Santa Catarina e pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como patrimônio cultural brasileiro. É importante mantê-lo conservado para melhor atender aos visitantes, tanto os moradores da região quanto os turistas que visitam nossa cidade”, comentou o reitor do Unibave, Guilherme Valente de Souza.