Município registra 17º foco do ano e reforça ações de prevenção com apoio da comunidade
A Vigilância em Saúde de Gravatal confirmou nesta terça-feira (14) o 17º foco do mosquito Aedes aegypti em 2025. A larva foi identificada no dia 9 de outubro em uma das armadilhas de monitoramento instaladas no bairro Termas, às margens da SC-370.
Após a coleta, a equipe realizou a delimitação de um raio de 300 metros ao redor do local, promovendo varredura e eliminação de possíveis criadouros. Atualmente, o município mantém 36 armadilhas ativas, sendo 10 apenas no bairro Termas, para o monitoramento contínuo do vetor transmissor da dengue, zika e chikungunya.
Segundo o agente de endemias André Avelino, o aumento das temperaturas tem favorecido o reaparecimento do mosquito. “Há cerca de três meses não registrávamos novas larvas. Com a chegada do verão, cresce o número de focos e pedimos atenção redobrada da população para eliminar água parada em latas, pneus, garrafas, calhas e caixas d’água sem tampa”, alertou.
As ações de combate à dengue em Gravatal têm sido referência no Estado. Em março, o município foi reconhecido pelo Congresso de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina (Cosems/SC), em Blumenau, pelas boas práticas em vigilância e prevenção.
No início do ano, a Prefeitura realizou tratamento perifocal com aplicação de inseticidas no bairro Tiradentes, em pontos estratégicos como uma borracharia e o cemitério, locais onde havia maior concentração de focos. Paralelamente, seguem as ações educativas com palestras em escolas, blitzes, mutirões de limpeza e capacitações com profissionais de saúde.
Para novembro, está programado o Dia D de Combate às Arboviroses, com atividades recreativas e orientações à população no Ginásio de Esportes.
De janeiro a setembro, o município registrou dois casos confirmados de dengue e, até o momento, nenhum caso suspeito em outubro.
O trabalho de prevenção está alinhado ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 3 da ONU, que trata da saúde e bem-estar, reforçando o compromisso de Gravatal com a promoção da saúde pública e o enfrentamento das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.