Essa foi a primeira ação da Gravatal Academia de Letras
A Academia de Letras do Brasil Santa Catarina (ALBSC), seccional Gravatal, finalizou nesta sexta-feira, 13 de dezembro, o seu primeiro trabalho literário desenvolvido com alunos do 4º ano da Escola Municipal Naide Guerdert Teixeira. Intitulado “Narrativas de Natal”, o projeto teve como objetivo principal incentivar as crianças a adotarem os hábitos de leitura e escrita desde cedo.
Os professores e membros da ALBSC, Estelita Iung e Alessandro Pinter Damian, lideraram a iniciativa, orientando os alunos a explorarem suas próprias experiências ou criarem histórias imaginárias sobre o Natal. O trabalho contou com a dedicação das professoras Katrine Nazário Costa e Carla de Souza Rosa e com o apoio da diretora Dorly Spindola Laureth Zanelato. O resultado desse projeto culminou na produção de um livro de 40 páginas.
Para Estelita Iung, o incentivo à leitura e escrita nos primeiros anos escolares é fundamental para a formação dos alunos ao longo de toda a vida. “É preciso estimular as crianças a ter o hábito de ler e escrever, para deixar um legado literário de forte conexão com a escola”, afirma a professora.
A concepção do projeto, bem como sua diagramação ficou por conta da também professora e integrante da academia, Clésia da Silva Mendes Zapelini. “Este livro é prova de que a escola é um espaço não apenas de aprendizado, mas de inspiração. Que estas páginas inspirem novas gerações a escrever, sonhar e acreditar no poder transformador das palavras”, enalteceu. “Aos leitores, deixamos o convite para mergulhar nas narrativas natalinas destes pequenos autores, permitindo-se tocar pela simplicidade, criatividade e encantamento que só as crianças sabem transmitir”, convidou. Já jornalista Fernando Freitas, também da academia, instigou os alunos que agora ingressam no 5º ano a formarem um “clubinho de leitura” para exercitar cada vez mais a arte da ler e escrever.
A impressão do livro foi viabilizada por uma parceria entre a ALBSC e a Cooperativa de Eletrificação Rural de Gravatal (Cergral). Para Vaninho Cardoso, presidente da Cergral, iniciativas como essa são essenciais. “A educação é uma grande preocupação da Cergral. Projetos que incentivam a formação de cidadãos conscientes e informados são prioridades para a cooperativa”, destaca.
Após a entrega do livro para os alunos e professores, um café foi servido para comemorar o lançamento e encerrar o ano letivo.