Chuva volumosa pode ultrapassar os 200mm em vários pontos do estado
A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina, em conjunto com a Epagri/Ciram, emitiu neta terça-feira, 8 de outubro, um alerta de chuva intensa para todo o estado de Santa Catarina a partir desta quarta-feira, 09 de outubro. A previsão é de precipitação acumulada entre 100 e 200 mm em diversas áreas, com maiores volumes concentrados na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Litoral Norte, e áreas de encosta. O período crítico se estenderá até sexta-feira, 11 de outubro, com risco elevado de inundações, enxurradas e deslizamentos.
No vale
Para a região, segundo o Coordenador da Defesa Civil de Gravatal, George Fernandes, pede atenção aos municípios da encosta da serra, Rio Fortuna, Santa Rosa de Lima, Grão-Pará devido ao alto volume de chuvas previsto. Como precaução, os Corpos de Bombeiros, Polícia Militar, empresas de energia (cooperativas), estão sendo comunicados para eventuais chamados caso haja necessidade.
Segundo o monitoramento meteorológico, a partir de quarta-feira a combinação entre um sistema de baixa pressão e a circulação marítima provocará chuva persistente e volumosa em Santa Catarina. Os maiores acumulados estão previstos nas regiões leste e centro do estado, com destaque para áreas de encosta, onde os volumes podem ultrapassar os 200 mm. A chuva será mais intensa durante a madrugada, devido ao aumento da circulação marítima.
Na quinta-feira, 10 de outubro, há previsão de temporais isolados, com rajadas de vento, descargas elétricas e possibilidade de granizo em regiões do Grande Oeste. Já na sexta-feira, a passagem de uma frente fria manterá as condições de chuva volumosa, principalmente nas bacias hidrográficas e áreas de maior risco geológico.
Acompanhamento de alertas A Defesa Civil mantém o monitoramento constante das condições climáticas e hidrológicas e reforça que a população pode acompanhar avisos e alertas em tempo real. Para receber as notificações no celular, basta enviar uma mensagem de texto com o CEP da sua localidade para o número 40199. Essas condições climáticas exigem atenção redobrada, especialmente nas áreas de maior risco.