Evento oportunizou capacitações e acesso às novas tecnologias visando aumentar a produtividade e eficiência dos produtores rurais.
A Feagro segue firme na missão de impulsionar o setor em toda a região. Em 2024, o evento foi realizado de 11 a 14 de julho e recebeu um novo layout. Com isso, houve um melhor aproveitamento do espaço. Ao total, a feira conta com mais de 165 mil m² de área utilizada – incluindo os estandes, a pista de julgamento e o estacionamento.
Mais de 130 empresas participaram como expositoras e por volta de 400 animais foram expostos, incluindo gados da raça Jersey, Holandesa, Brahman, Nelore e também suínos, aves, cavalos e entre outros. No que diz respeito ao público, a chuva persistente fez com que o número ficasse aquém do esperado. A organização estima que, apesar do tempo chuvoso, aproximadamente 35 mil visitantes prestigiaram o evento durante os quatro dias.
“Este ano, consideramos que foi uma feira mesmo de negócios. Não tivemos aqueles visitantes que vêm apenas para apreciar”, comenta o coordenador da Feagro 2024, Adir Engel. Com foco no futuro do agronegócio, a feira busca a integração entre o agricultor rural e as novas tecnologias, buscando sempre aliar inovação e sustentabilidade.
“A inovação e a sustentabilidade no agronegócio são passadas aos expositores, primeiro, em forma de equipamentos e da prestação de serviços apresentados que, cada vez mais, oferecem isso. Além disso, os workshops, palestras e demais capacitações são pensados também em abordar estes temas. Assim, criamos um ambiente que oferece conhecimento e a apresentação de soluções que impulsionem o desenvolvimento do setor”, reforça.
Desde a primeira edição, em 2003, a Feagro tem crescido em tamanho e importância, atraindo expositores e visitantes de várias partes do estado e do país. Adir reforça que, além de proporcionar aos produtores rurais a oportunidade de conhecer novas técnicas e equipamentos que podem aumentar a produtividade e a eficiência de suas operações, também contribui consideravelmente para movimentar a economia em outros setores.
“A Feagro, economicamente, impacta a rede de hotelaria; supermercado; restaurantes; empresas de comunicação e marketing; locação de pisos, móveis e decoração; postos de combustíveis. Se formos analisar, a lista é bem grande de setores. Além, é claro, de impactar diretamente com a exposição dos produtos e serviços lá apresentados”, ressalta. A programação da Feagro 2024, uma das maiores feiras do gado Jersey da América Latina, contou também contou com premiações, apresentações, bailes, praça de alimentação e parque de diversões.