Braço do Norte tem 119 casos notificados de dengue, sendo cinco confirmados
A Secretaria de Saúde de Braço do Norte, através do Departamento de Endemias do Setor de Vigilância em Saúde, solicita que a população redobre os cuidados para evitar novos criadouros do mosquito transmissor da Dengue, cumprindo a Lei 15.243 de julho de 2010, que proíbe manter vasos, floreiras e similares com acúmulo de água em túmulos e jazigos. Para evitar a proliferação, uma equipe da Secretaria de Saúde passará, em todos os cemitérios do Município, recolhendo os objetos em desacordo com a Lei.
Braço do Norte está, neste momento, com 119 casos notificados de dengue, sendo cinco casos confirmados (três destes autóctones), 33 casos em investigação, um caso em investigação internado, 29 focos de Aedes Aegypti e 81 casos descartados.
O mosquito Aedes Aegypti, é o responsável pela transmissão da dengue, zika e chikungunya. Algumas medidas podem ser tomadas para evitar que o mosquito se espalhe como eliminar recipientes que possam acumular água parada, como vasos, garrafas e pneus, manter os túmulos limpos e sem acúmulo de água, utilizar areia nos vasos para evitar o acúmulo de água e promover a conscientização entre os visitantes sobre a importância de não deixar água parada.
A Secretaria de Saúde de Braço do Norte alerta que, diante do aumento de pacientes para atendimentos suspeitos de covid e acompanhamentos de pacientes com suspeita de dengue, as unidades de saúde do Município poderão contar com filas e demora nas assistências. As equipes solicitam a compreensão da população.