Executivo se comprometeu a ceder e reformar novo espaço físico, ampliando perspectivas
A Associação dos Pais e Amigos do Autista de Lauro Müller (AMA-LM) contará com um espaço mais amplo para realizar suas atividades. Por meio de Termo de Cessão, a Administração Municipal disponibilizou para uso o imóvel situado na Rua Benício Fernandes Madeira, no bairro Cairú, em frente à APAE. A AMA-LM foi fundada em 2021. Atualmente, 38 alunos são beneficiados com atendimentos com psicólogo, que atende 40 horas semanais, e com fonoaudiólogo, que presta serviço durante oito horas semanais. Conforme a presidente Franciele Cândido, a instituição paga R$ 800,00 de aluguel e, por conta disso, o imóvel cedido representará uma contribuição significativa.
Além disso, a prefeita Saionara Correa de Carvalho Bora garantiu que o Poder Executivo também irá providenciar a reforma do local, que carece de melhorias. No Projeto de Lei Ordinária nº 33/2023, aprovado por unanimidade em agosto de 2023, que autorizava o Poder Executivo Municipal a firmar Termo de Cessão com a AMA-LM, o prazo do acordo era somente pelo período de três anos. Entretanto, uma flexibilização foi solicitada e será atendida, representando mais uma conquista a ser celebrada. “Os vereadores Ema Hofmann Benedet, Sysse Alves Velho, Manoel Leandro Filho e Rodrigo Dias vieram até o gabinete e expuseram o que isso significava para a AMA. Consultamos o jurídico e ficou acordado então estender o prazo para 20 anos”, comenta a prefeita Saionara.
Sobre o prazo de execução dos trabalhos e o valor que será investido nas melhorias, a chefe do Executivo informou que ainda não é possível prever. No momento, o setor de engenharia do Município está realizando o processo de inspeção a fim de fazer o levantamento das ações que serão necessárias para o funcionamento das atividades no local. Além do fôlego financeiro, permitirá também ampliar os serviços prestados. “Poderemos aumentar nosso número de atendimentos, pois nosso espaço atual é muito reduzido. Será possível também zerar nossa filha de espera e proporcionar um ambiente mais acolhedor e com espaço amplo para desenvolver as atividades que hoje não conseguimos realizar devido à estrutura física reduzida”, projeta Franciele.
Para que tais mudanças aconteçam, o Poder Executivo deverá atualizar as condições do Termo de Cessão e enviar novamente para aprovação na Casa Legislativa, passando por análise tanto por parte dos vereadores quanto da equipe da AMA.