Quarta-feira, 15 de janeiro de 2025
Braço do Norte
37 °C
18 °C
Fechar [x]
Braço do Norte
37 °C
18 °C
GERAL

"Estamos sobre uma mina de ouro"

Delegado regional do Creci-SC reforça as oportunidades do setor imobiliário e destaca tendências do mercado

Braço do Norte -SC, 10/09/2024 15h00 | Por: Redação

Durante a pandemia, de 2020 a 2022, em que o isolamento se tornou necessário para se evitar a propagação da Covid-19, a região se tornou refúgio para milhares de turistas. Pousadas, condomínios rurais e tudo que fosse necessário foi fortalecido para atender essa demanda. Passado o período, turistas se transformaram em moradores. A busca pela tranquilidade do campo, pela qualidade do ar do litoral e pelas águas termais, fez com que o setor imobiliário também se movimentasse.
Uma prova disso é a quantidade de corretores registrados no Creci-SC (Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Santa Catarina) nos últimos anos. Somente no Vale de Braço do Norte, são mais de 100 profissionais credenciados atualmente. “Estamos sobre uma mina de ouro”, defende Luiz Carlos Fernandes das Neves, “Júnior Fernandes”, delegado regional e conselheiro do Creci-SC. “Acredite, apesar de todo esse crescimento, o Sul e a Serra Catarinense ainda são campos pouco explorados pelo mercado imobiliário”, evidencia a demanda. “Tem que saber garimpar as oportunidades”, enfatiza o delegado.  
“Nós temos praia, serra, contato com a natureza e as águas termais aqui de Gravatal. Com a pandemia, ficou evidente o quão valioso é esse espaço. Quem vem de fora enxerga esse potencial que, para o morador local, às vezes passa despercebido. Como profissionais do mercado imobiliário, temos a obrigação de orientar o público local e assessorar os investidores”, salienta.
Junior Fernandes sabe bem do que está falando. Iniciou no mercado imobiliário em 2012, a convite do falecido empresário Artur Pereira, diretor da Art Empreendimentos, na época, de Gravatal. Até então, trabalhava como representante comercial no Rio Grande do Sul. Sua esposa, Andrea Cardoso, já atuava na área financeira da construtora. Três anos depois, ele enxergou uma demanda de mercado no Vale e abriu em sociedade, em São Ludgero, a SL Imóveis. Em 2017, migrou para Braço do Norte e, em carreira solo, iniciou a VipLar Imobiliária. Em 2018, Andrea deixou a Art e passou a integrar também a VipLar, que hoje conta com quatro corretores e três colaboradores na equipe.
Nesta mesma visão futurista, Júnior Fernandes foi um dos principais responsáveis em viabilizar e trazer para Braço do Norte o Frankfurt Residence, considerado o primeiro de alto padrão no município. Iniciado em 2018, foi entregue em 2022 e teve como base de projeto as construções modernas de Balneário Camboriú, visitadas pela equipe da Art Empreendimentos. “Acredito que o Frankfurt foi um marco porque tínhamos que mostrar que era um produto diferente de tudo que tinha no mercado”, explica Júnior, que após viabilizar a negociação com os proprietários dos terrenos e a incorporadora, teria que mostrar para o mercado o diferencial proposto no novo empreendimento.
“Culturalmente, o morador de Braço do Norte já gostava de coisas boas, mas não tinha nada do tipo. Foram difíceis as vendas iniciais. Passamos trabalho porque estávamos enxergando algo muito além”, comenta ao recordar a dificuldade de fazer o consumidor entender isso. “A partir do momento que compreenderam o que era verdadeiramente um empreendimento de alto padrão, ficou mais fácil de vender”, comemora. “Alguns que no começo não acreditaram no produto, acabaram comprando depois com o preço bem acima do inicial, na planta”.
Para o corretor, ficou evidente que, a partir desse empreendimento, o cliente não aceitou menos do que foi entregue. “Antes, aqui, se entregava um prédio normal e se dizia que era um alto padrão e não era dentro da concepção da palavra. Os empreendimentos melhoraram bastante, até mesmo os profissionais de diversas áreas tiveram que se atualizar”, garante Junior. Mas, não é só de alto padrão que o mercado regional se aqueceu. Nos últimos anos, diminuiu consideravelmente o déficit de loteamentos, terrenos para moradias, com infraestrutura legal e condomínios fechados. “Até bem pouco tempo, os lotes eram irregulares, com terrenos vendidos apenas com recibo, algo inadmissível”, lembra o delegado.
Nos últimos anos, Júnior Fernandes tem se esmerado em ajudar a mostrar para todo o Brasil o potencial que a região tem. Por isso, em 2023, realizou o Simm Sapiens IMMobilis - Congresso Imobiliário do Sul Catarinense, reunindo representantes do mercado em Braço do Norte, e planeja nova edição.
“Cabe sim, ao corretor, buscar novos parceiros e conhecimentos. A gente vê que a região tem muita terra, torna-se atrativo para novos investidores em todo Sul Catarinense. É só observar o Litoral Norte Catarinense, está completamente tomado. Porém, de Garopaba pra cá, há muito espaço ainda para desenvolver. Um exemplo é Laguna, que vem crescendo e apresentando vários empreendimentos e qualidade nos últimos anos”, reforça Júnior sobre as novas construções que estão surgindo. “Não só o litoral, mas a Serra Catarinense se apresenta como um ótimo mercado. Não tenho dúvidas que quem investir nestes locais não se arrependerá”.

 

Demanda imobiliárias e capacitação
Atento à demanda imobiliária, Junior Fernandes diz que está chegando uma geração sem irmãos e sem primos. “Essas palavras são do estatístico Marcus Araújo. O futurologista do morar, recentemente, alertou que a população brasileira, em termos de crescimento, está encolhendo, com as famílias tendo menos filhos”.
Segundo o Censo de 2022, a média de pessoas por domicílio caiu de 3,8, em 2.000 para 2,8. “Porém, Santa Catarina está ainda na contramão destes índices, o que justifica o fato de nossa microrregião ser um mercado atípico. Aqui ainda se vende apartamentos com três quartos, por exemplo. Porém, o mercado imobiliário, atento a essa tendência, deve se adaptar”, aponta.
“É essa visão que passamos aos nossos clientes. Cada vez mais, se observa construções compactas, mesmo as de luxo. Há bem pouco tempo, um imóvel com três quartos era de até 300 metros quadrados. Hoje, mesmo com três quartos, chega a ter 100 metros quadrados. A área, antes excedente, passou a ser utilizada na construção como espaço de convivência entre os moradores, como salão de festa, academia, piscina, sala, espaço pet e até coworking”, explica Junior Fernandes.
Para contribuir com os profissionais deste mercado promissor a estarem atentos a essas tendências, a Associação Empresarial do Vale de Braço do Norte (Acivale) criou um novo Núcleo: o do Setor Imobiliário, o primeiro desse segmento na região. O objetivo é unir os profissionais para troca de ideias, capacitações e networking. O Núcleo será coordenado por Junior Fernandes. “A intenção é contribuir com o mercado para fortalecer e capacitar nosso setor. Estamos felizes pela procura dos profissionais e vamos juntos fazer um grande trabalho”, afirma o coordenador.
Os corretores e profissionais deste setor estão em planejamento com o consultor de Núcleos da Acivale, Fernando Simiano, e passarão a se reunir, inicialmente, a cada 15 dias, para reuniões estratégicas em um ambiente de crescimento colaborativo pautado pelo associativismo.
 

Corretores de imóveis registrados no Creci-SC                    
Braço do Norte - 54
Gravatal - 25
São Ludgero - 23
Grão-Pará - 7

 

Folha do Vale

Rua Manoel Jorge Neves, 470, Bairro Tiradentes, Gravatal, CEP: 88.735-000 - Santa Catarina.

Folha do Vale © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!