Esporte com Kulinha
O Sergipe aplicou o plano tático que normalmente funciona no Fut7, ou futebol suíço. Não se preocupou com a posse de bola, esperou o adversário em seu campo e decidiu a partida nas poucas chances criadas. Claro que para isso contou com boas atuações, destaque para o goleiro Costela, Vovô, Romário e principalmente o Dimas. Abriu o placar com Romário, sofreu o empate numa cobrança de penalidade feita pelo Renato e quando tudo levava a crer na igualdade, após treta envolvendo membros das comissões técnicas, um cochilo geral da equipe do Floresta, o camisa 7 Davi apareceu livre e na frente de Daian não perdoou, fechando a contagem em 2 a 1.
O primeiro jogo da decisão do Municipal de Fut7 que está acontecendo na Arena L10 e que tem em disputa a Taça GL Esportes, além de boa premiação em dinheiro, terminou com a vitória do Sergipe sobre o Floresta por 2 a 1. A partida foi realizada na última sexta-feira, 14, e amanhã, dia 22, às 18h30min, vai ser realizado o segundo e definitivo confronto. Para ser campeão o Floresta vai ter que vencer no tempo normal por qualquer placar e assim levar a decisão para as penalidades. O jogo vai ser arbitrado por Oscar Calheiros, árbitro da Federação Brasileira de Fut7.
Pelo elenco que tem, sem dúvidas o destino da Taça GL Esportes é incerto. O Floresta pode perfeitamente reverter a vantagem do Sergipe e decidir o campeonato na loteria das penalidades. Com Papagaio e Ganso focado na decisão, pois na última sexta seus pensamentos eram divididos com a decisão da Liga Verde Vale, mais Douglinhas, Matheus, Geraldinho, Vambaster, André Diamante, Vitinho, enfim, um elenco forte comandado pelo técnico Mão.
Após 40 dias longe de familiares e amigos, Rogério Pereira está de volta. Caminhou mais de 900 km, realizando seu antigo desejo de percorrer o Caminho de Compostela, deixando mais de 10 kg de peso corporal na Espanha, mas chegando revigorado e já falando em novos desafios. Na última quinta-feira os seus conterrâneos da Ponte Baixa e colegas de caminhadas fizeram uma janta para comemorar seu retorno e ouviram dele um pouco de sua aventura. Seja bem-vindo amigo!
Após sete rodadas, o Campeonato Municipal de Laço de Grão-Pará, que conta com a participação de oito piquetes, já tem o virtual campeão na categoria Seleção, modalidade onde estão os melhores laçadores de cada equipe. Com 312 laçadas, o CT do Negão abriu 15 do segundo colocado, o Piquete Fronteira do Corvo Branco, que tem 297, seguido do Piquete Pé da Serra, com 280, Rancho do Tomate, 274, Rancho Amigos da Tradição, 261, Piquete São Sebastião, 237, Piquete Galera do Pó, 234 e Unidos da Tradição, com 118. Como são 50 laçadas por etapa e a última vai ser na “casa” do Piquete Fronteira do Corvo Branco, com alteração de vaca mecânica para gado normal, existe uma ponta de esperança na mudança do líder.
O Torneio Municipal de Laço de Grão-Pará tem mais seis modalidades em disputa e destaco os principais pontuadores. Na categoria Patrão de Piquete, Negão lidera com 32 laçadas, seguido de Léo, com 30; nas Duplas, Betinho/Mateus Pazeto e Zé Crotti/Dionata, estão com 66 armadas; categoria Pai e Filhos, destaque para Júlio/Marcos (39), Davi/Silvério e Negão/Neguinha (38); na Individual, liderança para o trio Guilherme, Mateus Pazeto e Marcos, todos com 34 laçadas; na Duplas Sorteadas, Si/Xaropinho lideram com 66 laçadas; e finalmente, na Armada 8 Metros temos dois líderes, Neguinha e Marcos, com 35 laçadas. A comissão organizadora ainda não definiu a data da última etapa.
A enxadrista Lethicia Brand, atleta da Associação Braçonortense de Xadrez (Abrax), continua sua caminhada de conquista e fazendo história na modalidade. No período de 7 a 9 de outubro ela esteve em Itajaí disputando o IRT Sub 2400 – Taça Cesar Niehues e foi campeã em três categorias: Feminino Geral, Sub-1800 e Sub-18, somando preciosos pontos no seu ranking internacional. A competição contou com a participação de atletas de várias cidades catarinenses e foi organizada pela Federação Catarinense de Xadrez e Confederação Brasileira de Xadrez.
Jogos desta sexta no Interempresas de Futsal Masculino e Feminino de Gravatal. No masculino, às 19h15min, teremos Grêmio/Farmácia Nossa Senhora de Fátima X Bela Vista/Farmay, em seguida Notus Sports X Renove Construções e pelo feminino vão jogar, as 19h15min, Pititus Bar X Sede Restrito/Toque Mágico/Yasmim Profissional. Segue na terça, 25, com início às 19h15min, com o jogo do feminino entre Notus Sports X Imobiliária do Vale/Galo Doido e pelo masculino, às 20h15min, jogam Fazendas/Visão Óptica X Welson Automóveis/Mecânica Evinho e em seguida Perfisud X Grêmio/Farmácia Nossa Senhora de Fátima.
Dois bons jogos na noite da última sexta-feira no Aberto de Futsal de Grão-Pará, que tem em disputa a Taça Farias Terraplanagem. Quanto aos resultados, sem surpresa. Vitórias esperadas do Atlético Grão-Pará e DG/Agrifirm. O campeonato seguiu na quarta-feira com os jogos entre GP Nova Vila X Stang/CTG Corvo Branco e Urnas Grão-Pará X RCA Lavação/Bar do Rafa e nesta sexta-feira segue com os jogos que fecham a primeira fase, entre Granjas DG/Agrifirm X ANP Móveis/Geo Tur, jogaço que vale o primeiro lugar da chave e MG Orleans X Atlético Grão-Pará. Após estes jogos serão definidos o primeiro colocado de cada chave, que vai direto para as semifinais e segundos e terceiros colocados, que farão os mata-mata.
Com a vitória sobre o GP Nova Vila, o Atlético Grão-Pará se garantiu no mata-mata e eliminou o adversário. Tecnicamente não foi um jogo dos melhores, mas foi agradável, de troca de chances, com o Atlético melhor no primeiro tempo e o GP Nova Vila bem melhor no segundo. O elenco do Nova Vila não tem muita opção de banco, por isso o quinteto que sai jogando fica grande parte do jogo em quadra. Já o Atlético consegue rodar constantemente seu plantel, mas o técnico Alcedir precisa encontrar seu quinteto principal, coisa que ainda não aconteceu e com isso o time oscila demais.
vitória do Granjas DG/Agrifirm sobre o RCA Lavação/Bar do Rafa deixou a equipe dependendo de si para buscar a vaga direta nas semifinais. O RCA foi um adversário digno, vendendo caro a derrota. Esteve duas vezes na frente no placar, perdeu gols e num jogo onde o adversário tem muita qualidade, isto faz diferença e praticamente entregou o jogo no fim da primeira etapa, quando tomou a virada e ainda teve o bom de bola Ivan expulso. De novo Saraiva foi o grande nome da partida, muito bem assessorado pelo Henrique, Gui Fonseca, Gava, João, enfim, o grande elenco nas mãos do técnico Buda, que desta vez fez sua tradicional dancinha quando o placar foi definido. O fato inusitado foi que depois do jogo o Buda “dançou” no comando da equipe, sendo substituído pelo Ganda.
O Lado da União saiu na frente na busca pelo título geral do Interbairros de Braço do Norte 2022. O Xadrez foi a primeira modalidade finalizada e Kaile Fabricio foi o campeão, representando o Lado da União, somando 13 pontos; seguido de Miguel Michels, Santa Augusta, somando 8 pontos; e Lúcio Teixeira de Souza, INSS/Vila Nova, somando 5 pontos na classificação geral.
Nesta sexta-feira o Interbairros de Futsal de Braço do Norte dá uma pausa, voltando na próxima terça-feira, 25, com mais três jogos. Às 19h15min jogam Bela Vista X União/Rio Cachorrinhos, depois jogam Floresta/Trevo X Vila Nova/INSS e por último Pinheiral/Avistoso X Nossa Senhora de Fátima/Uruguaiana. Sem os resultados de terça, a liderança na chave A era do Bela Vista e São Francisco de Assis/Santa Paulina com 6 pontos, na chave B São Basílio está com 6 e Floresta/Trevo com 3 e na chave C o Santa Augusta tem 6, seguido do Pinheiral/Avistoso com 3.
Na última edição destaquei que o vôlei feminino de Braço do Norte e a bocha masculina de São Ludgero e Braço do Norte conquistaram vagas para a Fase Estadual dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc), mas faltou o futsal feminino de Braço do Norte, que também vai a Rio do Sul. Comandadas pelo professor Edenilson e seu auxiliar Renato, as braçonortenses ficaram com a terceira posição após vencer São José por 3 a 0. Nesta modalidade Criciúma ficou em primeiro e Tubarão em segundo. O futsal feminino no Jasc vai ser realizado de 15 a 20 de novembro.
A Fesporte divulgou o boletim final da Etapa Regional Sul dos Jasc, que teve Tubarão como município sede. Vale destacar a modalidade de futsal masculino, como sempre a que chamou mais atenção. Sem surpresas, Tubarão ficou com o primeiro lugar e ainda classificaram São Bonifácio e São José para a Fase Estadual. Além da bocha e futsal feminino, já destacado aqui, houve disputa nas modalidades de basquetebol masculino, handebol masculino e voleibol masculino e feminino. A Fesporte informa que já está disponível o Sistema de Inscrições, até dia 25 de outubro, para inclusão, convocações e desistências para Etapa Estadual em Rio do Sul.
Com os resultados da última sexta-feira, Frigorífico D´Perone 3 a 6 Roanna Alimentos, Frigorífico Braçonortense 6 a 6 Frigorífico Frigosil e Frigorífico Luchtemberg 2 a 3 Embutidos Stapazzoli, as semifinais do Interempresas de Futsal do Pinheiral ficaram definidos da seguinte forma: nesta sexta-feira, 21, às 19h30min, jogam Roanna Alimentos X Frigorífico Braçonortense e na sequência Frigorífico D´Perone X Frigorífico Frigosil.
Vou dar um panorama das atividades da CME de Rio Fortuna e quando voltar atualizo como foram e estão as competições em andamento. O Campeonato de Futsal Veteranos teve as semifinais na última terça-feira; pelo Integração do Meio Rural, nesta sexta acontecem os jogos das semifinais entre Rio dos Bugres X Barrinha e Rio Bravo Baixo X Rio Otília; na última quarta aconteceu o congresso técnico do Interfamílias de Futsal. Neste sábado, 22, Rio Fortuna sedia a Etapa Final da Série Prata de Voleibol Feminino Sub-16, competição da Liga Voleibol de Santa Catarina; os jogos começam às 8h30min e se estendem durante todo o dia.
O Morro do Boi aplicou melhor sua proposta de jogo e conseguiu o inédito título do Regional da Liga Amadora Verde Vale de Futebol – LAVVF, levando para sua sala de troféus a Taça Cidade de Braço do Norte e por um ano vai ficar com o troféu giratório de atual campeão. Após vitória sobre o 7 de Setembro por 1 a 2, a equipe de Armazém jogou em casa no último sábado, 15, e com o empate em 0 a 0 ficou com o título. Foram premiados como destaques, o zagueiro/artilheiro Renato (foto), que fez 5 gols defendendo as cores da SER Santa Rosa de Lima e o goleiro Costela, da AER Municipal, o menos vazado.
Um bom público compareceu para ver a partida realizada no Estádio Paulo Wensing e respeitosamente prestou homenagem ao professor/desportista Ambrósio Herdt, dirigente do Municipal de Rio Fortuna, falecido na última sexta-feira, vítima de acidente automobilístico. Este colunista se junta à dor de familiares e amigos. Parabenizo o “Morrinho”, pela conquista do Regional, o 7 de Setembro, pelo vice-campeonato, ao presidente Anoir Boeger, pelo sucesso da edição 2022 e os prefeitos de Braço do Norte, Beto Marcelino, e Armazém, Luiz Mendes, pela presença no cerimonial.
Pegando os 180 minutos da decisão, pode-se afirmar que o 7 de Setembro jogou mais que o Morro do Boi. Teve mais posse de bola, mais finalizações, o goleiro adversário trabalhou bem mais que Douglas Mor, mas nada disso importa, o que vale mesmo é a bola na rede. Só no jogo de sábado, o time braçonortense finalizou nove vezes na primeira etapa, destas seis em direção ao gol, foram três grandes chances desperdiçadas e no segundo tempo o time caiu de produção, finalizando seis vezes e só duas incomodou o goleiro Ricardo. Não precisando vencer, o Morro do Boi finalizou apenas duas vezes no primeiro tempo e teve uma chance clara de gol; seguiu com a mesma proposta até metade do segundo tempo, quando cresceu em campo, finalizando cinco vezes e em três oportunidades poderia ter vencido a partida.
Os esquemas táticos postos em prática pelos técnicos Cezar Wensing e Zezé Vieira eram bem parecidos, com algumas variações em função das características dos jogadores. Os dois times atuavam com quatro na zaga, dois volantes, uma meia de criação e três atacantes, mas um deles, no caso o Max no Morro do Boi e Papagaio no 7, com liberdade para circular entre os volantes e setor ofensivo.
Com a volta do centroavante Gui, o ataque do 7 de Setembro mudou seu patamar em relação ao jogo de ida, dando muito mais trabalho a dupla Biguá e Índio. Diferente do primeiro jogo, quando armou o time com três volantes, o técnico Zezé optou em deixar o Dito no banco, já que contava com a volta do Gui e precisava vencer, deixando o setor de marcação a cargo do Jefi e Weslei. Por ser mais ofensivo, por ser de Armazém e estar precisando da vitória, achei que poderia ter saído com o Dito no lugar do Jefi, mas eu estava errado, pois o Jefi foi o melhor em campo no primeiro tempo, dominado pelo 7. O certo é que na segunda etapa, quando naturalmente os técnicos se veem obrigados a mexer nos times, as alterações feitas no time braçonortense não surtiram efeitos práticos e terminou o jogo pior que o adversário.
Sabendo da qualidade técnica do adversário e no “bolso” com a vantagem conquistada no primeiro jogo, mesmo atuando em casa e ouvindo seu torcedor gritando para não parar, o Morro do Boi não se ariscou. Jogou protegido na defesa, os laterais Mael e Leandrinho não passavam do meio campo, o Max dificilmente aparecia no campo ofensivo, os volantes Chuck e Helton Serrano só iam ao ataque nas bolas paradas e com isso o centroavante Vaninho praticamente não tocou na bola enquanto esteve em campo. A tática era, num erro do adversário, num lampejo do meia Dudu ou do atacante Joujou, buscar o gol. Soube sofrer no primeiro tempo e até metade do segundo, mas terminou a partida melhor que o adversário e em duas oportunidades criadas pelo Joujou e uma com o Kaike poderia ter vencido o confronto.
Valdinei Silvano, presidente e auxiliar do Morro do Boi, faz um agradecimento em nome de toda diretoria do time. “Gostaria de agradecer primeiramente a Deus. Agradecer também a todos os patrocinadores, jogadores, torcida e comissão técnica, em especial ao Tiago e o César que estão à frente do time junto comigo. Este ano encerramos a temporada com 100% de aproveitamento, disputamos dois campeonatos e conquistamos dois títulos. Agora é descansar e pensar nos próximos desafios. Ano que vem tem mais Morro do Boi”, finaliza Valdinei.
Zezé Viera, em tom de despedida, se dirigiu a diretoria e torcida do 7. “Gostaria de Agradecer a todos pela dedicação, entrega, comprometimento e parceria nessa caminhada. O título não veio desta vez, fica os ensinamentos que o futebol sempre nos mostra. Assumo a responsabilidade de não conseguir entregar esse título ao 7 e jamais deixarei, em qualquer situação, que falem ou coloquem a culpa em algum atleta. Começamos, sofremos e chegamos juntos na final. Foi lindo de ver nossa torcida nos dois jogos, o que fizeram foi sensacional aos moldes do futebol amador. Obrigado galera, obrigado a toda diretoria, foi sensacional estar com esse grupo, homens de verdade e que honraram a camisa do 7 de Setembro e podem estar certos, este time vai ser campeão no tempo de Deus”, finaliza Zezé, que além do Regional da Verde Vale, comandou o time na Copa Sul dos Campeões.
Peço desculpa se alguns resultados, ou competição, não seja destaque nesta edição. Como passei por um procedimento operatório na última quarta-feira (prótese no quadril), tive que antecipar o possível para poder estar com vocês nesta edição. Não sei como será o período pós-operatório, mas possivelmente não poderei fazer a próxima página, mas volto normalmente assim que possível, se Deus assim quiser!