Atacando pela esquerda, a equipe do técnico José Rafael “Zezé”, de virada, goleou por 5 a 1 o Ilhota
As torcidas de Canoas e Ilhota invadiram o Estádio Silvio Zapelini na tarde deste sábado, 10 de junho, para ver a grande final do Municipal de Futebol de Gravatal edição 2023. A entidade organizadora da competição, a CME de Gravatal, preparou um belo cerimonial de apresentação das equipes antes que a bola rolasse e quando rolou foram muitas emoções, principalmente para a torcida do Canoas, vitoriosa no confronto.
As equipes iniciaram a partida preocupadas com a marcação, o que anunciava um jogo de placar apertado. Não foi o que aconteceu. Com 5min o atacante Alan arriscou de fora da área e não deu para o goleiro Ricardo, 0 a 1 Ilhota. Não deu tempo para comemorar; o Canoas atacou pela esquerda, seu lado forte e a bola chegou no Rosales, que girou e finalizou para empatar a partida em 1 a 1 aos 6min.
Aos 15min o zagueiro Baiano subiu no meio da zaga e de cabeça virou para 2 a 1 Canoas. No apagar das luzes do primeiro tempo o ilhota buscava o empate, permitiu o contra-ataque e novamente pela esquerda Pim recebeu livre, avançou e na saída de Rafa Cocal fez 3 a 1 Canoas.
Sem outra opção, o técnico Deiwit colocou o Ilhota no ataque, mesmo sabendo que ficaria exposto aos contra-ataques. E foi assim que o time do técnico Zezé construiu a goleada, com gols de pênalti, cobrado pelo Baiano e mais um do artilheiro do campeonato, Pim, o Canoas fechou o placar em 5 a 1.
A taça Jaime Manoel do Nascimento foi levantada pelo capitão Baiano aos gritos de campeão da torcida do Canoas.