Domingo, 14 de julho de 2024
Braço do Norte
15 °C
13 °C
Fechar [x]
Braço do Norte
15 °C
13 °C
ESPECIAIS

São Ludgero completa 61 anos e se destaca por sua força econômica

Com mais de 1,7 mil empresas ativas, o setor industrial é o maior gerador de movimento econômico da cidade 

São Ludgero - SC, 11/06/2023 05h00 | Atualizada em 10/06/2023 08h25 | Por: Redação | Fonte: Acivale
Cidade possui uma população que ultrapassa os 14 mil habitantes

Referência nacional como o primeiro município brasileiro a ter 100% do esgoto sanitário tratado nas áreas urbana e rural, São Ludgero se destaca por sua organização e é referência em diversos outros setores. 


Ao completar 61 anos de emancipação político-administrativa neste dia 12 de junho, o município comemora o momento de crescimento econômico impulsionado, principalmente, pelo avanço e expansão das indústrias. A cidade integrante do Vale do Braço do Norte conta com 1.772 empresas ativas entre indústrias, estabelecimentos comerciais, prestados de serviços entre outros.
Conforme informações da administração municipal, o setor industrial é o maior gerador de movimentação econômica com a comercialização de seus produtos e segue expandindo e buscando diversificação. 


A empresária Tania Cargnin Soth, gestora da Terraplast Industrial de Plásticos Ltda, é natural do município e junto com seus sócios, escolheram São Ludgero para instalar a indústria que atua desde 2001 e gera centenas de empregos. 


Ela destaca a infraestrutura e o baixo custo de energia como um dos benefícios para manter sua empresa em funcionamento na cidade. No entanto, para a empresária, a falta de mão de obra seria um dos principais entraves. “Hoje o setor já está mais próximo da realidade do que era antes da pandemia, porém temos algumas dificuldades, uma grande é a falta de mão de obra, o que engessa o nosso setor e também de outros setores aqui na cidade, que demandam produção, vendas e não temos mão de obra, principalmente a qualificada”, avalia.


A sócia-administrativa da Andrealan Indústria de Nutrição Animal, Andreza Baschirotto Soethe, também escolheu São Ludgero para desenvolver sua indústria há 24 anos. Ela concorda que um dos fatores positivos de se investir na cidade é o baixo custo da energia elétrica e as facilidades de acesso às ações básicas e às autoridades locais, por ser um município pequeno. Para a empresária, a escassez de mão de obra também é um dos principais entraves de São Ludgero e cidades da região. “Atuamos há 24 anos em São Ludgero, e o maior entrave de toda empresa da região é a falta de mão de obra, Justamente pela benção de tantas grandes indústrias na cidade”, comenta. 

 

Uma cidade referência
Além das indústrias, o comércio, os prestadores de serviços e o agronegócio estão em pujante desenvolvimento, buscando inovação, novas tecnologias com uma melhoria contínua. 
São Ludgero também se destaca por suas taxas e tributos atrativos e facilidade no acesso às informações públicas, na infraestrutura com pavimentações nas áreas urbana e rural e qualidade na distribuição da água. 


Primeira cidade brasileira a ter 100% do esgoto doméstico tratado nos perímetros urbano e rural, a cidade também atrai investidores pelo baixo custo da energia elétrica, distribuída pela Cooperativa de Eletricidade de São Ludgero (Cegero), considerada uma das mais baratas do Brasil. 
“O fomento de riquezas e movimentação econômica estão em franco desenvolvimento em São Ludgero, com o espírito empreendedor em vários segmentos. As indústrias continuam liderando as movimentações financeiras, geração de empregos, e buscando cada dia mais novos mercados, oportunidades, implantando inovações. São Ludgero é uma terra onde temos vários cases de sucesso nos setores públicos, voluntariado e privado” diz o prefeito de São Ludgero, Ibaneis Lembeck, o Iba. 
 
61 anos de emancipação
São Ludgero é um município colonizado por alemães vindos da Colônia Teresópolis, marcado por forte religiosidade, com um povo trabalhador e de espírito empreendedor, se destaca na área industrial, no agronegócio, é referência nacional em tratamento do esgoto doméstico, na área educacional, saúde, na produção de ovos, produtos coloniais, no confinamento de gado de corte, possui um comércio com variedade, entre outros. 


Além disso, possui o Morro da Cruz, um dos atrativos turísticos da região sul que oportuniza as pessoas apreciarem as belezas das encostas da serra e o mar. A cidade possui uma população que ultrapassa os 14 mil habitantes, uma área territorial de 106 quilômetros quadrados, localiza-se na microrregião de Tubarão, entre belas praias e as encostas da serra geral, numa atitude de 50 metros acima do nível do mar e a 180 quilômetros da capital do Estado, Florianópolis.     


O município conquistou o título de única cidade do Brasil a ter 100% de esgoto tratado na área urbana e rural no município, além de ter todas as ruas municipais pavimentadas.

Folha do Vale

Rua Manoel Jorge Neves, 470, Bairro Tiradentes, Gravatal, CEP: 88.735-000 - Santa Catarina.

Telefone: 48 3658-7373.

Folha do Vale © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!