Campanha de conscientização que destaca os benefícios do atendimento ortodôntico infantil
O seu sorriso é seu cartão de visita. Esta frase muitas vezes já proferida, tem fundamentos odontológicos para ser dita, evidenciando a importância de se ter uma boca saudável, prevenindo e tratando de problemas de crescimento, desenvolvimento e amadurecimento da face, entre tantas outras situações que comprometem a saúde bucal, e que devem iniciar ainda na infância.
Para alertar a população sobre os objetivos da ortodontia preventiva para crianças a partir de 6 anos, assim como estimular o desenvolvimento de hábitos saudáveis, tais como: higiene bucal adequada, alimentação balanceada e nutritiva, além de boa noite de sono, são destaques neste mês.
O Julho Laranja: campanha pelo atendimento ortodôntico infantil, tem como lema, em 2023, “Cuidados precoces, sorrisos para toda vida”, promove a autoestima e o bem-estar psicológico, essenciais à saúde integral das crianças e adolescentes. A ortodontista do Provida Odontologia, do Complexo Médico Provida, Gabriela Meneghel Bittencour, reforça a importância da referida campanha, para o diagnóstico e tratamento ortodôntico precoce. Problemas de correção, como dentes tortos, mordida aberta, mordida cruzada, melhora na estética do sorriso e, consequentemente, causam impacto positivo significativo na autoestima do público infantil e jovem.
“Dentes tortos ou mal posicionados podem ser mais difíceis de limpar, o que aumenta o risco de lesões de cárie e doenças periodontais. Ao corrigir essas imperfeições, a higiene bucal é facilitada e a saúde bucal preservada. É importante que os pais levem seus filhos para avaliação com um Ortodontista o mais cedo possível, para que possíveis problemas sejam identificados e tratados precocemente”, explica a ortodontista.
Este ano, o foco do Julho Laranja são os distúrbios respiratórios do sono, como a apneia infantil e a importância de uma abordagem personalizada em colaboração com uma equipe multidisciplinar.
“A ideia desta campanha é despertar nos pais ou responsáveis a importância de levar a criança as consultas ortodônticas e assim, prevenir futuros problemas dentários e faciais”, ressalta Gabriela.