Há seis anos o Colégio Evolução desenvolve a Escola da Inteligência, método idealizado pelo médico psiquiatra e escritor Augusto Cury
Assim como qualquer área em evolução, a educação também atravessa transformações visíveis e, com a velocidade da era digital, torna-se cada vez mais desafiadora acompanhar o ritmo das mudanças. A tarefa de educar, que sempre foi complexa, exige agora uma abordagem renovada para conectar-se com crianças e jovens imersos em tecnologias diversas, de celulares a outros dispositivos eletrônicos.
Em resposta a esse cenário, escolas vêm apostando em metodologias inovadoras que vão além do ensino tradicional e que atendem a uma geração mais ágil, interativa e sensível às transformações ao seu redor. Uma dessas instituições é o Colégio Evolução, de São Ludgero, que se destaca pelo seu compromisso em explorar novas metodologias de ensino, metodologias essas que melhoram o desenvolvimento integral dos alunos.
Entre as iniciativas que revolucionaram a rotina dos alunos, está o programa Escola da Inteligência, método idealizado pelo médico psiquiatra, psicoterapeuta e escritor Augusto Cury, programa em que o colégio ensina há seis anos e que consiste em desenvolver pessoas mais criativas, emocionalmente inteligentes e preparadas para os desafios da vida. No Colégio Evolução, essa prática se reflete na formação de alunos que não apenas aprendem matérias convencionais, mas que também cresçam enquanto indivíduos mais conscientes e seguros emocionalmente.
O programa incentiva o autoconhecimento e a capacidade de lidar com frustrações, habilidades essenciais em uma sociedade cada vez mais exigente. “Aprender a olhar para si mesmos e compreender suas emoções é um grande passo para formar pessoas mais consciente de seus atos e de seu lugar no mundo, permitindo que desafios sejam superados com mais resiliência”, explica Marciani Badziak, administradora do colégio. A prática da inteligência multifocal reforça, ainda, uma abordagem que coloca os estudantes como protagonistas de sua própria história.
De acordo com os princípios de Augusto Cury, é essencial que os alunos exerçam sua autonomia para que se tornem adultos capazes de decidir e agir por conta própria. No Colégio Evolução, as aulas de matemática e língua portuguesa, por exemplo, passam a incorporar dinâmicas que despertam o interesse dos alunos e fortalecem habilidades como criatividade, resolução de problemas e pensamento crítico.
Essas aulas, portanto, deixam de ser apenas um meio de repassar fórmulas e regras e se transformarem em experiências de aprendizado completo, que instigam os alunos a se expressarem, colaborarem e desenvolverem determinação. A motivação e o senso de responsabilidade, ao serem despertados, colaboram para a formação de uma geração mais ativa e consciente. Os alunos têm a oportunidade de experimentar o que aprendem, aplicando o conhecimento de situações práticas, tornando o aprendizado mais significativo.