Quinta-feira, 09 de maio de 2024
Braço do Norte
23 °C
16 °C
Fechar [x]
Braço do Norte
23 °C
16 °C
ESPAÇO EMPRESARIAL

Herpes Zoster: Você não precisa sentir essa dor!

A prevenção é a vacinação contra o vírus

Tubarão, 19/12/2023 17h07 | Atualizada em 19/12/2023 17h08 | Por: Provida

Dor e mais dor. Este é um dos principais sintomas da Herpes Zoster.  Doença que quando acomete, pode causar sintomas com duração de meses, até mesmo anos, sem melhoras por completo. 

“A Herpes Zoster causa uma erupção cutânea dolorosa, com formação de vesículas avermelhadas, com líquidos internos, que se formam sobre a pele, com características que lembram desenhos, como cachos de uva. A neuralgia pós-herpética aparece um ou dois dias depois dos primeiros sintomas, após um período de latência, com dores de caráter lancinante e intensa, ocorrendo mais comumente em regiões do tórax, dorso, pescoço e até na face, ao redor dos olhos e orelhas, inclusive no próprio conduto auditivo. É causada pelo mesmo vírus Varicela-Zoster, o mesmo da varicela, popular catapora”, explica o clínico do Pronto Atendimento do Complexo Médico Provida, Dr. Ivandro Teixeira Romagna.

A transmissão ocorre por pessoas infectadas, permanecendo silencioso no organismo, reativado quando o sistema imunológico está enfraquecido. As dores fortes podem persistir mesmo após o desaparecimento dos sintomas visíveis, isso ocorre porque o vírus possui a capacidade de caminhar entre grupos de nervos, contribuindo para condições inexplicáveis de dor excruciante. Para o tratamento, o médico indica, ao menor sinal de lesões dolorosas ou até mesmo, incertezas de tal condição originalmente, procurar um clínico ou infectologista imediatamente, para correto diagnóstico, tratamento e manejo da dor.

“A dor causada pela Herpes Zoster pode ser intensa, durar meses e até anos. Vacine-se”, alerta.

Prevenção

A única forma de evitar é a vacinação.
“Além da neuralgia pós-herpética, a doença pode causar perda auditiva, paralisia parcial da face, infecções bacterianas, entre outras complicações, por isso é tão importante prevenir. O imunizante é indicado a partir de 50 anos e é amplamente recomendado pela Sociedade Brasileira de Imunizações “, alerta a responsável pela Central de Vacinas do Provida Maysa Fontana.

Folha do Vale

Rua Manoel Jorge Neves, 470, Bairro Tiradentes, Gravatal, CEP: 88.735-000 - Santa Catarina.

Telefone: 48 3658-7373.

Folha do Vale © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!