Domingo, 24 de novembro de 2024
Braço do Norte
27 °C
15 °C
Fechar [x]
Braço do Norte
27 °C
15 °C

COLUNISTAS

Audiência pública

30/09/2023 10h00 | Atualizada em 28/09/2023 09h35 | Por: Voo do Mosca

Na segunda-feira, 2 de outubro, a Assembleia Legislativa de Santa Catarina, através da Comissão de Agricultura e Política Rural, realiza a quarta audiência pública para debater a situação dos produtores de leite. O encontro será no auditório Sicoob Credivale, em Braço do Norte, a partir das 14h. A iniciativa atende o apelo da classe, em razão dos problemas enfrentados pelo setor, que atualmente registra prejuízos com o custo de produção acima do valor pago pelo litro do leite. O aumento das importações, principalmente da Argentina e do Uruguai, que possuem o custo de produção menor, tem afetado a comercialização do produto catarinense. 

Audiência pública 2

A intensão do encontro é pressionar o Governo Federal para que reveja a portaria que deu condições de aumentar a importação do leite do Paraguai, da Argentina e do Uruguai, ou que crie condições para o que os produtores não amarguem prejuízos e abandonem a atividade. Considerada uma das atividades mais relevantes para economia do Estado, a intenção é sanar os principais pontos reivindicados, como a queda dos preços e a alta nos custos de produção, que ameaçam o abandono da atividade. As audiências já ocorreram em Seara, São Miguel do Oeste e Presidente Getúlio.

Desenrola 

Uma expressiva parcela de 72% de catarinenses, gaúchos e paranaenses afirma, em levantamento da Febraban, ter tomado conhecimento do programa Desenrola Brasil, para negociar dívidas, mas 60% espera terminar o ano mais endividada ou na mesma situação em que estava em 2022. Apesar do pessimismo, segue a vontade de sair do vermelho e 66% deles pretendem ou já aderiram ao programa. Em todo País, o percentual é de 73%.

Eu vou

Faltando um ano para as eleições municipais e com a impossibilidade de reeleição de Iba Lembeck em São Ludgero, o clima é expectativa para saber se o deputado Volnei Weber (MDB) vai ou não disputar a próxima eleição. O parlamentar já “deixou escapar” o desejo de voltar a comandar o Município. Se realmente confirmar sua participação no pleito, ficará difícil para a oposição, já que seu nome é muito forte, sempre tendo uma excelente votação. A palavra é difícil, não impossível.

Saída

A saída de Paulo Sérgio Lorenzetti do comando da Secretaria de Agricultura em São Ludgero, há cerca de 30 dias, teria mais a ver com sua intenção de ser candidato a prefeito no próximo pleito do que, propriamente, o desejo de “Paulinho Baschiroto”, como é conhecido, voltar ao Legislativo. 

Nomes

Começando a se articular, alguns nomes da oposição em São Ludgero já despontam, como dos empresários Alonio Schlickmann e Lico Buss. O próprio Paulo Sérgio Lorenzetti é visto, no momento, mais como futuro candidato à oposição ao grupo da Administração do que um candidato por ela. O tempo dirá! 

Folha do Vale

Rua Manoel Jorge Neves, 470, Bairro Tiradentes, Gravatal, CEP: 88.735-000 - Santa Catarina.

Telefone: 48 3658-7373.

Folha do Vale © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!