Quinta-feira, 22 de janeiro de 2026
Braço do Norte
28 °C
17 °C
Fechar [x]
Braço do Norte
28 °C
17 °C

COLUNISTAS

O Tempo de Aprender o Valor da Vida

06/11/2025 08h15 | Atualizada em 06/11/2025 08h14 | Por: Robson Sombrio
Leva tempo para que a gente aprenda a valorizar quem merece esse valor

Leva tempo para que a gente aprenda o próprio valor. É claro que não podemos viver isolados em uma bolha, centrados no próprio umbigo e desprezando o resto do mundo. A verdade é que não existe saúde mental individual; nossa saúde mental é coletiva. E, se não entendermos isso, ainda não entendemos nada.

De vez em quando, é preciso uma boa dose de confiança na vida e nas pessoas. Entendo que admiramos ídolos como Ayrton Senna, mas são as pessoas simples, de coração leve e alma generosa, que realmente dão sentido à existência.

Hoje, lembro do meu padrinho, Elviro Volpato, amigo dos meus pais, um homem simples, de coração gigante. São pessoas assim que a gente deve guardar na memória e no coração.

Lembre-se agora das pessoas que você ama. Respeite quem o cerca. Honre sua família. Mas, acima de tudo, não se afaste de si mesmo. Frustrações fazem parte da vida, mas não devem apagar o valor que você tem. Você erra, tem limites, é imperfeito, e está tudo bem.

Meu padrinho sempre dizia: “Faça o seu possível e peça a Deus que cuide do impossível”. Palavras simples, mas cheias de sabedoria. Ele ainda completa: “A gente não controla tudo, não dá conta de tudo. Absorva seus erros e perdoe suas limitações”. Sempre que nos encontramos, encontro também paz. Ele tem um espírito jovem, uma inteligência serena e uma sabedoria que vem da vida, não dos livros.

Quem você admira? Quem são as pessoas que realmente merecem seu respeito, sua fala e sua atenção? Leva tempo para que a gente aprenda a valorizar quem merece esse valor. Sinto saudades de outro amigo querido, Anselmo Tramontim. Amigos são memórias que duram uma vida inteira. Leva tempo para percebermos que estamos aqui apenas de passagem.

Há dois momentos em que a vida nos mostra, sem rodeios, a própria fragilidade: em um velório ou quando alguém que amamos está na UTI. Nessas horas, entendemos que a vida é feita de ciclos, em alguns somos cuidados, em outros, cuidadores.

E você? Em qual fase se encontra hoje?

Termino com gratidão e carinho ao seu Elviro, exemplo de serenidade, fé e sabedoria. Que o mundo tenha mais pessoas como ele. Gente que, com gestos simples, ensina o verdadeiro valor da vida.

Folha do Vale

Rua Manoel Neves, 470, Bairro Tiradentes, Gravatal, CEP: 88.735-000 - Santa Catarina.

Folha do Vale © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!