Segunda-feira, 15 de abril de 2024
Braço do Norte
25 °C
20 °C
Fechar [x]
Braço do Norte
25 °C
20 °C

COLUNISTAS

Curiosidade

23/03/2024 08h00 | Atualizada em 22/03/2024 08h41 | Por: Cláudia Borba

VINHO DA MADONNA

Você já ouviu falar do vinho da Madonna? E você sabia que esse vinho tão apreciado pela celebridade é de São Joaquim? 

Sim, e foi durante a sua passagem pelo Brasil, em 2009, que Madonna foi jantar no restaurante Fasano, em São Paulo, e conheceu o Villa Francioni Rosé, que é um composto de oito uvas: Cabernet Sauvignon, Cabertnet Franc, Sangiovese, Syrah, Petit Verdot, Pinot Noir, Merlot e Malbbec. O blend tem um delicado aroma de frutas e flores, lembrando romã, pêssego e rosas, destacados por um discreto tom cítrico, após sugestão do sommelier Manoel Beato.

Segundo o profissional que serviu a cantora, Madonna pediu a sugestão de um rosé, foi quando o sommelier do local arriscou e apresentou o Villa Francioni. Já no primeiro gole, a Madonna perguntou onde poderia comprar a garrafa. A preferência da cantora causou frisson entre as celebridades. É válido ressaltar que o rosé de São Joaquim é o mais vendido no Copacabana Palace.
O Villa Francioni Rosé dispensa apresentações quando dizemos que se trata do vinho escolhido pela Madonna. O requintado blend, produzido em São Joaquim, já angariou diversos prêmios, entre eles, o de melhor rosé do Brasil (degustação às cegas), pela Folha de São Paulo, em 2013. Leve e delicado, possui acidez vibrante, proporcionando frescor, ideal para ser consumido no verão. O vinho pode ser degustado ou harmonizado com frutos do mar e petiscos diversos. Ele é bastante equilibrado e envolvente.

EXPERIÊNCIA DO MÊS: VINDIMA

Localizada a uma altitude de aproximadamente 1.360 metros acima do nível do mar, a Serra Catarinense tem recebido a visita de turistas que procuram a região atraída pelas belezas naturais e pelo clima frio da região que proporciona paisagens únicas, cobertas até de neve, mas que aquecem o turismo local. 

Nos últimos anos, o cultivo de uva na região vem se destacando devido ao clima frio e a altitude elevada, o que faz com que as variedades das frutas amadureçam mais lentamente e de forma completa, aumentando o padrão das safras. Essa nova atração turística tem aguçado os instintos dos turistas e apreciadores de vinho. Assim, dezenas de vinícolas estruturadas e charmosas oferecem os tradicionais Vinhos de Altitude da região, cheios de sabor, história e cultura. Com o intuito de celebrar a colheita das uvas e fomentar o turismo na região, no mês de março, acontece a Vindima de Altitude, onde vinícolas da região apresentam seus rótulos de vinhos tintos, brancos, rosés e espumantes, muitos deles premiados internacionalmente e certificados com o selo de Indicação Geográfica (IG). Esse ano, não foi diferente. Em sua 10º edição, a Vindima de Altitude iniciou em 1º de março e vai até 30 de abril.

Sábado, 2 de março, tive o prazer de prestigiar o Vinho & Arte Festival, que marcou oficialmente o início das festividades da Vindima, no pavilhão principal do Parque Nacional da Maçã, de São Joaquim. Uma experiência incrível, em um ambiente elegante, finamente decorado, onde 19 vinícolas renomadas apresentaram seus rótulos. Pude trocar experiências em vários estandes, degustar vinhos de alta qualidade e me deliciar com pratos deliciosos da gastronomia local, ao som da melhor música e apresentações culturais. Entre espumantes, vinhos rosés, brancos e tintos, tive o privilégio de degustar o famoso VF Rosé, da Vinícola Francione, conhecido como o vinho da Madonna. Nesta ocasião, a Milena Tomaz (expositora da Vinícola Francione), contou um pouquinho da história do Vila Francione Rosé, que, desde 2009, data em que foi apresentado à celebridade, vem sendo procurado e provado por inúmeros entusiastas do mundo dos vinhos e, é claro, que provei e gostei.

Visita aos estandes

Se tratando de espumante, em visita ao estande da Vinícola Abreu Garcia, fui apresentada ao vinho Abreu Garcia Rose Brut, espumante mais vendido na vinícola, com acidez vibrante e cor rosada, uma ótima opção se consumido em dias quentes. Este vinho foi medalha de ouro em 2023, na 13ª edição do Concurso do Espumante Brasileiro. E como não poderia deixar de degustar um bom tinto, foi no estande da Vinícola Vivalti que provei um Pinot Noir extremamente equilibrado, coloração rubi de pouca intensidade e aromas delicados. Seu proprietário, que estava presente no evento, senhor Vicente Donini, fez a sugestão e essa foi aprovada.

Festival dos sentidos

Para todos os apreciadores, o Vinho & Arte Festival é um verdadeiro encontro para os sentidos. É contagiante a alegria, a gastronomia e as experiências sensoriais desse evento memorável. São momentos como esse que nos conectam com a tradição, a arte e a paixão que envolve a produção e apreciação de vinhos. Foi muito bom desfrutar desse evento e convido a todos para me acompanhar nas novas experiências enogastronômicas tão enriquecedoras quanto essa, que compartilharei na próxima edição!

Vamos harmonizar?

A Páscoa é uma das épocas mais especiais do ano, repleta de significado e celebração. É um período em que familiares e amigos se reúnem para compartilhar momentos especiais e deliciosas refeições. E não há acompanhamento melhor para um almoço de Páscoa do que um bom vinho para harmonizar com os pratos típicos dessa data festiva.

Carré de cordeiro assado com batatas ao molho de ervas

Carré ou costeleta de cordeiro é um dos cortes mais macios e saborosos. Além disso, é também uma carne nobre. A carne de cordeiro é a mais macia e delicada, apresentando coloração rosada, grande maciez e um baixo teor de gordura. 

Se você ainda não fez cordeiro, saiba que os cortes estão entre as melhores carnes para churrasco. Não esqueça da preparar o molho. Valoriza ainda mais os cortes. Ele pode ser à base de molho de mostarda e mel; chimichurri de hortelã; molho vinagrete ou molho encorpado de redução de vinho e especiarias. 

Importante deixar o cordeiro descansar ao molho por algumas horas. Posteriormente, assar em fogo médio. As batatas devem ser levemente cozidas e, em seguida, assadas para deixa-las suculentas. Depois disso, você dá uma leve amassada e adiciona os temperos: ½ maço de sálvia, ½ maço de manjerona, sal, pimenta do reino e toque de açafrão a gosto. Uma excelente escolha para harmonizar com carré de cordeiro com batatas ao molho de ervas é um vinho tinto encorpado, como um Cabernet Sauvignon, Merlot ou Syrah. Esses vinhos complementam bem a riqueza da carne de cordeiro e os sabores herbais do molho, criando uma combinação deliciosa. 

EVENTO: 

*A Vindima de Altitude segue até 30 de abril. A programação completa do Tour nas Vinícolas está disponível no link na bio do perfil @vinhosdealtitude no Instagram e também no site www.vinhosdealtitude.com.br.

*06/04/2024 - Intensita Sunser a Casa Di Pasto Salton Caminho das Pedras
Local: Est Caminhos de Pedra Linha Palmeiro - Distrito São Pedro - Caminhos de Pedra, Bento Gonçalves (RS)
Horário: Entre 17h e 21h
Valor: A partir de R$220,00 por pessoa 
 

Folha do Vale

Rua Manoel Jorge Neves, 470, Bairro Tiradentes, Gravatal, CEP: 88.735-000 - Santa Catarina.

Telefone: 48 3658-7373.

Folha do Vale © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!