terça-feira, janeiro 19Diário online de Braço do Norte

Você tomaria vacina para o Covid-19?

Nove a cada 10 brasileiros se vacinariam contra a covid-19 caso as doses já estivessem disponíveis para a população. É o que diz uma pesquisa da Ipsos para o Fórum Econômico Mundial.
O levantamento, feito com cerca de 20 mil entrevistados em 27 países, buscou apontar a predisposição das pessoas a se imunizar contra a doença. Dos brasileiros perguntados, 88% disseram que sim, tomariam a vacina – índice acima da média global, de 74%.
Entre os que disseram que não tomariam a vacina, 63% temem possíveis efeitos colaterais, 21% duvidam a eficácia da dose, 10% disseram não ter risco de pegar a doença e 7% são contra vacinas. Para metade dos ouvidos no Brasil, a vacina deve estar disponível ainda neste ano.
No Instagram da Folha do Vale esta mesma pergunta foi feita na quarta-feira. Durante as primeiras 18 horas de enquete, 84% (298 internautas) disseram que sim, tomariam a vacina e entre os 16% que disseram que não (57), a maioria justificou que só tomaria a vacina depois de ter a comprovação que realmente funciona.
Até o momento, apenas uma vacina, desenvolvida na Rússia, foi anunciada como eficaz para o coronavírus Sars-CoV-2 – e ainda será analisada pela OMS (Organização Mundial da Saúde). No Brasil, são feitos testes de quatro fórmulas, todas na terceira e última fase antes de confirmar a eficácia.
A pesquisa da Ipsos para o Fórum Econômico Mundial ocorreu entre 24 de julho e 7 de agosto. A margem de erro para o Brasil é de 3,5 pontos percentuais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Folha do Vale