segunda-feira, janeiro 25Diário online de Braço do Norte

Você tem que se levantar

Coluna de Robson Kindermann

Sobre a morte. Imagine você na beira da praia e vê um navio partindo. Você fica olhando enquanto ele vai se afastando, até perder de vista. Morte é um lugar onde a visão não alcança mais, só isso. Mas, a pessoa está lá. Nós falamos, “ele se foi”. Pra eles: “Ele está chegando”. (Henry Sobel).
Minha irmã foi embora desse mundo quando tinha 20 anos de idade (num acidente trágico de carro, dias difíceis lá em casa), e eu tinha apenas 10 anos. Ficamos presos a um momento. Minha mãe foi muito forte, em quase todos os momentos. Tenho tentado aprender que todo dia é uma ocasião especial. Guarde apenas o que tem que ser guardado. Risos, alegrias, abraços, livros, textos, saudades e momentos.
Você tem que se levantar, carregar seu próprio peso. Minha mãe sabia que as lágrimas das saudades de minha irmã não iam a lugar nenhum. Diante de qualquer dificuldade na vida, as palavras da minha mãe sempre foram: “Você tem que se levantar”. “Você tem que se recompor”.
Muita gente fica presa a um momento. E não consegue sair dali. Hoje você pode estar chateado, ruim com a vida pela perda de alguma coisa, algo que você não desejava e não queria. Eu também já perdi. É que diante da vida, depois de um tempo, a gente fica bem melhor. O ruim é quando a gente fica preso a um momento e não consegue sair. É difícil uma mãe abandonar uma família. Raras são as fazem algo deste tipo.
Faça o que for necessário para ser feliz. Lembrando que a felicidade é um momento simples. Não deixe a sua ir embora. Quais são as cores que você traz? Quais foram as noites que você soltou fogos de artifício? A vida não cura tudo. Aliás, a vida não cura nada. A vida apenas tira o incurável do centro das atenções. Desapagar para ver. Deletar para escrever em cima. Houve um tempo em que eu pensava que, para isso, seria preciso nascer de novo. Mas, hoje sei que dá pra renascer várias vezes nessa vida. Basta querer, basta querer mudar, basta estar disposto a ver. Diante de qualquer dificuldade da vida. Você tem que se recompor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Folha do Vale