Unisul mantém mesma estrutura no Vale

Parceria com o Grupo Ânima não muda ação da unidade de Braço do Norte, segundo coordenadora

COORDENADORES da Unisul de Braço do Norte estiveram no Café da Folha divulgando seus cursos 

Há exatos 30 dias, a região foi sacudida com a informação de que Unisul (Universidade do Sul de Santa Catarina) teria formulado uma parceria com o Grupo Ânima. Uma das maiores organizações educacionais privadas de Ensino Superior do País assume compromisso com a reestruturação da universidade catarinense, que passa há alguns anos por problemas financeiros. Para falar sobre este assunto e o que muda na Unidade de Braço do Norte, o Café da Folha desta semana ouve a professora Gisela Daufenbach Felippe, coordenadora local da Unisul, o professor Wilson Tenfen, coordenador dos cursos de Administração e Processos Gerenciais, a professora Dalci Mendes Almeida, coordenadora do curso de Ciências Contábeis, e o advogado Lauro Boeing Junior, coordenador do curso de Direito e supervisor do Núcleo de Práticas Jurídicas. O café é oferecido pela Panificadora Nack.

 

O que muda na Unisul com a parceria do Grupo Ânima?
Gisela – Primeiramente, é importante explicar que parceria é esta. A Unisul, diante do quadro financeiro que vinha passando, estudou diversas alternativas e, diante das apresentadas, construiu uma parceria com o Grupo Ânima. Esta operação tem como foco a gestão da instituição catarinense e está em linha com o propósito de ambas as instituições, em transformar o país por meio da qualidade da educação. Quanto a Braço do Norte, não muda praticamente nada. Continuamos em parceria com a Weber e todos os cursos serão mantidos da mesma forma. Além disso, o Colégio Dehon continua sendo ofertado, também nestas instalações.
Dalci – Mas, nossa maior expectativa mesmo é com o crescimento do portfólio de produtos oferecidos à comunidade.
Gisela – Em Santa Catarina, apenas duas universidades possuem nota máxima no MEC. Uma delas é a Unisul. Mas, seu elevado índice de endividamento vinha impedindo a capacidade de investir. A parceria com o Grupo Ânima, um dos maiores do Brasil em Ensino Superior, possibilita o crescimento da Unisul.
Wilson – A Unisul continuará sendo reconhecida pela sua qualidade de ensino, além de manter a sede da reitoria em Tubarão, e sua marca cada vez mais se firmando no cenário educacional. Neste sentido, com esta força, Unisul e Ânima, em dois anos pretende-se que a Unisul seja a maior universidade e referência no Sul do País.

Como está a Unidade de Braço do Norte, com esta parceria com a Weber?
Gisela – Importante salientar que a Unisul de Braço do Norte tem uma história de quase duas décadas. Em 1997, abrimos nossas portas no Colégio Annes Gualberto. Em 2002, inauguramos nossa sede na Represa, por lá passaram centenas de alunos.
Wilson – Para se ter uma ideia, somente nos cursos de Administração e Processos Gerenciais, já se formaram mais de 400 alunos nestes quase 20 anos. A expectativa de 2020 é de ter um bom ingresso de alunos devido a economia em crescimento, geração forte de emprego neste ano e o cenário com taxa de juros baixa que impulsiona novos investimentos. Por consequência, traz alunos para a área do negócio.
Dalci – Só quero lembrar que estes fatores ajudam no crescimento de todos os cursos. Por exemplo, no nosso curso de Contábeis ou no de Direito, temos também uma forte expectativa de demanda para 2020.
Gisela – Quanto à parceria com a empresa Weber, ajudou a reposicionar a Unisul e revigorou o trabalho da unidade, triplicando o número de alunos. Passamos de aproximadamente 180 para quase 500 estudantes. Nossa parceria foi importante também para trazer o Colégio Dehon para o Vale de Braço do Norte, com a instalação do Ensino Médio, que se consolida a partir de 2020 com as três turmas.

Estes números que você apresenta da Unisul, incluem o Dehon? E que relação possuem com a faculdade?
Gisela – O Colégio Dehon utiliza toda a estrutura da universidade e tem como proposta pedagógica oferecer Ensino Médio de qualidade, preparando seus alunos para os vestibulares que desejarem fazer. Para se ter uma ideia, nossos alunos, desde a primeira série do Ensino Médio, se desafiam fazendo as provas de vestibular como treino e tem obtido êxito, mesmo estudando ainda no segundo ano, como aconteceu este ano com a nossa aluna Ana Laura Coan, que passou para Medicina. Desta mesma turma, diversos alunos foram aprovados em Direito, Farmácia e Administração, ficando todos bem colocados na pontuação dos cursos no vestibular.

Como ingressar em um destes cursos e o que cada um destes ofertados oferece?
Wilson – O processo de ingresso para Administração e Processo Gerenciais está aberto e restam ainda 15 vagas. Destaco ainda que o perfil de formação destes cursos abrange todas as áreas de gestão de uma organização, como gestão financeira e orçamentária, logística, marketing e vendas, empreendedorismo, gestão ambiental e outras de formação geral, bem como estágio do curso de Administração.
Dalci – O curso de Ciências Contábeis é um dos mais antigos da Unisul, e na unidade de Braço do Norte existe desde 2004. O curso é voltado para a parte prática da contabilidade. O aluno conta com 240 horas de escritório contábil, sendo metade delas para trabalhar a contabilidade financeira, que envolve mais a área operacional da contabilidade e as outras 120 horas para trabalhar o gerencial, que envolve a gestão da contabilidade. Se destaca por trabalhar a pesquisa de iniciação científica, com projetos que envolvem empresas da região por meio de estudos de caso e também atividades de extensão, como a Feira de Tributos e o Declare Certo, em parceria com o Sindicont. Gostaria de destacar que nosso quadro de professores é formado por mestres e doutores que estão inseridos no mercado de trabalho e que se dedicam à pesquisa. Lembro ainda que, muito mais que os aspectos fiscais, débito e crédito, nosso curso ensina a gestão. Não conheço contador desempregado, o mercado é extremante promissor e sinônimo de empregabilidade. Uma área promissora, a sexta área que mais vai empregar em 2020 e que trabalha a gestão nas áreas organizacionais. São vários os campos de atuação, como o próprio contador de uma empresa, público, empresário, perito contábil, controler ou analista de custos e auditor.
Lauro Boing – O curso de Direito é o mais procurado no País há alguns anos pelas várias oportunidades na área de trabalho, principalmente as ligadas às carreiras públicas, que trazem estabilidade. O bacharel em Direito pode atuar em carreiras públicas ou privadas. As carreiras públicas exigem um concurso. Entre as privadas destaca-se a de advogado, seja em escritório próprio, de terceiros ou empregado de empresas. Tem um prazo de cinco anos e é composto por professores inseridos diretamente no mercado de trabalho, desde renomados advogados a juízes. A partir do sexto semestre, o aluno da Unisul alia a teoria à prática nos estágios supervisionados, atendendo diretamente a população de baixa renda. Em Braço do Norte, estamos desde de 2010 e já formamos algumas turmas.

É neste ponto que você atua como supervisor do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ)?
Lauro – Sim, este núcleo é um escritório modelo onde o aluno, supervisionado por um professor advogado, atende a comunidade que não tem condições de contratar um profissional, seja para a busca de orientação jurídica, até ingresso com ações judiciais. Funcionamos durante o horário comercial, manhã e tarde, na própria unidade.
Gisela – Dentro do curso de Direito, o NPJ faz um trabalho de extensão que é a prestação de serviço da universidade à comunidade, gratuitamente. Fizemos o acompanhamento de todo o processo, desde o ingresso da ação até a sentença e julgamentos de eventuais recursos.

As matrículas vão até em que data?
Gisela – Para o primeiro semestre 2020, as matrículas ficam abertas até dia 20 de dezembro e retornam em 2 de janeiro, podendo ser estendidas até o início das aulas. Para os nossos cursos aqui em Braço do Norte, o ingresso pode ser feito pelo histórico escolar. O interessado pode acessar o site da Unisul, da sua casa mesmo, e realizar a sua matrícula. Ou procurar, caso sinta necessidade, o Setor de Atenção Integral ao Acadêmico (Saiac), das 13h às 17h30min e das 18h30min às 22h30min, ou pelo fone 3621.3925, neste mesmo horário. Alunos egressos da Unisul, ou que são de outras universidades, têm 30% de desconto durante todo o curso. Mesmo desconto oferecido aos alunos oriundos de escola pública.
Wilson – Para quem não tenha vindo de escola pública, há outras modalidades de benefícios, através de convênios com diversas entidades da cidade. Por isso é importante nos procurar.
Gisela – Matrículas abertas também para o Colégio Dehon, que oferece 15% de desconto para todos alunos de Braço do Norte.


Leave a Comment