sexta-feira, janeiro 15Diário online de Braço do Norte

Uma reverência ao mestre

Coluna semanal de Fernando Freitas

Quando cheguei em Braço do Norte, em 1996 para trabalhar, busquei me enturmar com o pessoal da comunicação para, mais rápido e profissionalmente, desenvolver as minhas atividades por aqui. Djalma Marcelino tinha a minha idade e compartilhávamos algumas semelhanças. Assim como ele, iniciei no rádio, ele aos 12, eu quase aos 15. Tínhamos a língua afiada e uma resposta cômica, beirando o sarcasmo, para cada interpelação. Porém, a diferença que separava o mestre do tolo estava em reconhecer quando e com quem brincar. E isso, Djalma exerceu com maestria em sua vida.
Nasceu e cresceu aqui. Teve bons professores, e ele, a capacidade de assimilar cada aprendizado. Formou família. Generoso e ativo na comunidade. Largou o rádio, mas sua voz continuou a ser ouvida, mesmo pelos que não queriam, através dos carros de som. O que, no passar dos anos, não lhe agradava mais. Queria ser conhecido como o “Djalma dos grandes eventos”, o “Djalma Produções Artísticas”.
E deu certo. Muito certo. Seu jeito alegre, descontraído e brincalhão, somados aos mais de 25 anos de trabalho duro no meio, catapultaram nos últimos tempos todos os seus empreendimentos. Desde a compra e montagem de um sistema de sonorização e luz de dar inveja a qualquer produtor, até mesmo a realização de shows nacionais, sempre ao lado dos familiares e fieis companheiros.
Parei de apostar no jogo do bicho há muito tempo, quando percebi que minhas intuições não estavam mais tão apuradas. Para todos que me perguntavam, eu garantia que o Djalma sairia desta. Que não tinha dúvidas que ele estaria em nosso meio rapidinho. Afinal, egoisticamente, ele tinha que me ajudar a organizar o Top de Mídia e ainda sonhávamos em reeditar a Feijoada da Folha… Que nada! Eu estava mesmo era com vontade de ouvir o mestre, das suas tiradas inteligentes, precisava de mais algumas aulas, para deixar de ser o bobo e me tornar um mestre da alegria e do improviso.
Até logo, amigo.

Fechado

Todos os 34 colaboradores da Cergral farão novamente o teste para saberem se estão contaminados com o novo coronavírus. Depois que dois servidores positivaram, todos fizeram o teste. Além de sanitizar o ambiente, o atendimento presencial ao público na cooperativa foi suspenso por duas semanas. Qualquer solicitação deve ser feira por telefone os pelos meios eletrônicos. Os colaboradores com Covid-19 estão bem.

Campanha

A loja Equilíbrio Natural, localizada na esquina da Avenida Felipe Schmidt com a Severiano Sombrio, em Braço do Norte, continua com sua Campanha do Agasalho Consciente. Em contrapartida, todos que levam doações de roupas, cobertores e agasalhos, que irão aquecer os necessitados, podem escolher entre um café quente, capuccino ou chocolate quente. “Nós aquecemos o coração de quem doa”. Acrescenta a proprietária do estabelecimento, Tamara Alano Niehues, ao lembrar que as doações são entregues para a senhora “Nega do Crepe”. A líder da comunidade do bairro São Mateus se encarrega de expor as roupas em uma bancada na calçada do próprio bairro e cada um pode escolher a roupa que precisa.

Melhoras

Conversei nesta quarta-feira com o prefeito Beto Marcelino que se recupera de Covid-19. Ele está bem, em casa ao lado da família. Ele a esposa e a empregada realizaram tomografia para saber se o coronavírus havia comprometido o pulmão. Segundo ele está tudo bem. Nossos votos de uma boa recuperação a todos.

Reforma e ampliação

O prefeito em exercício de Braço do Norte, Ronaldo Fornazza, entregou nesta quarta-feira a ordem de serviço para a reforma e ampliação da Escola Municipal Professor Antônio Rohden, do Bairro Santa Augusta. Ao todo serão investidos R$ 143.941,42, vindos através de emenda da deputada estadual Ada De Luca.

Candidata

A radialista Vanusa Sebold solicitou licença da Hiperativa FM e ficará quatro meses afastadas dos microfones. O pedido se deve ao gesto de adotar duas crianças. Porém, coincide com o período eleitoral. Há quem garanta que será candidata a vereadora para fazer dobradinha com o cunhado e vereador Israel de Souza, pré-candidato a prefeito pelo MDB.

Médico 24 horas para Covid-19

O Hospital Santa Teresinha disponibiliza desde a última quarta-feira um médico exclusivo, 24 horas, para atendimentos dos pacientes da ala Covid-19. Inicialmente os atendimentos eram realizados pelos plantonistas Mediante ao aumento crescente da demanda, a diretoria resolveu ampliar e agilizar o processo de acolhimento, disponibilizando um plantonista exclusivo.

Prazos suspensos

O presidente do Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC), desembargador Ricardo Roesler, em função do ciclone extratropical que assolou o Estado e provocou mortes, decidiu na quarta-feira suspender os prazos judiciais de 30 junho a 5 de julho. O ato normativo registrado na Resolução nº 20 aponta também como justificativa a interrupção no fornecimento de energia elétrica para mais de 1,5 milhão de unidades consumidoras em Santa Catarina, que gerou instabilidade na internet e linhas telefônicas.

Visão

Os fortes ventos que causaram diversos estragos em toda a região deixaram a região sem fornecimento de energia e, para algumas operadoras, sem telefone e internet na última terça-feira, à tarde. Mais uma vez, a solução para muitos foi correr para o Posto Leão, no trevo de Braço do Norte, que possui gerador. Além de tomar um café, muitos puderam realizar transferências bancárias e salvar contas. Já aqueles estabelecimentos que precisavam de diesel para manter os seus geradores ligados, como frigoríficos e lacticínios, puderam contar com o abastecimento do combustível. Mayco Nieuhes lembra que no apagão de anos atrás ocorreu o mesmo. Para ele, a satisfação de poder servir e contar com uma equipe dedicada é o maior privilégio.

Alimentos e limpeza

A Copérdia, em parceria com a Aurora, realizou no mês de junho, em todas as suas unidades espalhadas pelo Estado, uma campanha para arrecadar doações de alimentos não perecíveis e produtos de higiene e limpeza que serão destinados a uma entidade beneficente do município. Apesar de oficialmente encerrada, as doações ainda podem ser entregues na unidade de Braço do Norte que fica às margens da SC-108, na Vila Nova. Faça sua contribuição.

Retomada

Depois de praticamente dois meses sem circulação, a Folha do Vale retoma a entrega para seus assinantes nesta sexta-feira, 3 de julho. Agradecemos as manifestações dos nossos leitores que torciam pelo nosso retorno e aos patrocinadores que acreditam no poder da mídia impressa e, em especial, do jornal local. Se você acha importante que continuemos a circular, pedimos a gentileza de incentivar cada vez mais a assinatura. E se você é empresário ou profissional liberal, valorize nosso trabalho e divulgue aqui o seu produto ou serviço. É só ligar para 3658-7373 ou passar um e-mail para comercial@folhadovale.com.br

Novidade

A pós-graduação da Esucri/Uniasselvi acaba de lançar oito novos cursos na modalidade EAD (on-line e semipresencial/virtual) e pode ser consultada em seu polo de Braço do Norte. São elas: Planejamento Estratégico e Gestão; Comunicação Empresarial; Gestão Corporativa e Inovação; Gestão de Negócios e Marketing; Gestão Estratégica de Cooperativas; Gestão e Técnicas de Vendas no Comércio Digital; Docência na Educação Infantil; e Tutoria em EAD e Educação Especial. Os cursos possuem duração de doze meses e já estão disponíveis para inscrição no site da instituição, uniasselvi.com.br. A pós-graduação EAD da Uniasselvi possui dois métodos de ensino para estes cursos: a modalidade semipresencial, com encontros virtuais e a on-line.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Folha do Vale