terça-feira, janeiro 26Diário online de Braço do Norte

Um abraço especial

Coluna de Ezequiel Philippi

Sempre simpático e atencioso empresário braçonortense Jairo da Silva, proprietário da Casas das Gaiolas, a foto pode que até pode botar medo (rsrs), é um dos negócios da empresa, um dos poucos que estão legalizados da região no comércio de armas. Perigo com ele nada, é simpatia em pessoa! Muita saúde e sucesso Seu Jairo!

Covid

Chama a atenção a região do Vale do Braço do Norte, ao menos até o fechamento desta edição, com números de certa forma controlados, com uma “normalidade” de casos, onde que municípios estão próximos de zero casos. Diferente do que está acontecendo pelo mundo a fora, quando já se fala de lockdown novamente. Os números voltaram a crescer, internações aumentaram e há constantes mortes sendo registradas. O fato é que a pandemia ainda está aí, não dá pra fechar os olhos, ela tirou a saúde, ceifou vidas e os casos continuam aparecendo. Por mais difícil que seja, e que vai acontecer, temos que sermos fortes e aguentar firme tudo isso passar.

Eventos, casas, bares…

Segundo Portaria SES Nº 822 de 23/10/2020, do Secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, resolve autorizar a retomada, de forma gradual e monitorada, de casas noturnas, boates, pubs, casas de shows e afins em Santa Catarina, considerando a Avaliação do Risco Potencial para Covid-19 nas regiões do Estado, também condicionada ao limite da ocupação da capacidade de público do espaço do evento, sendo, Risco Potencial Gravíssimo (representado pela cor vermelha) e Risco Potencial Grave (representado pela cor laranja), Permanece proibido o funcionamento. Risco Potencial Alto (representado pela cor amarela), fica autorizado o funcionamento de casas noturnas, boates, pubs, casas de shows e afins, respeitando a capacidade de ocupação de 30% do espaço. Risco Potencial Moderado (representado pela cor azul), fica autorizado o funcionamento de casas noturnas, boates, pubs, casas de shows e afins, respeitando a capacidade de ocupação de 50% do espaço. Pelo decreto, fica um “chove, não molha”, podendo fechar a qualquer momento, e vai funcionar em época de final do ano?

Cerco de Jericó

As igrejas, de um modo geral, tiveram que se reinventar com as restrições provocadas pela Pandemia, em Braço do Norte, a Paróquia que não deixou passar em branco a Festa do Nosso Senhor do Bom Fim, também não esqueceu do tradicional Cerco de Jericó. Nesse ano, não haverá adoração na matriz, quando os fiéis, durante a semana, ficavam todos os dias em oração na igreja, agora são convidados através do aplicativo Jitsi Meet a fazerem o seu momento de fé a nosso Senhor.
Jesus Cristo. Está funcionando, sendo mais uma experiência diferente de adaptação.

Estradas…

Fiz o percurso durante o final de semana entre as duas serras, o que observei? A do Rio do Rastro que está fechada boa parte do tempo devido a reformas de segurança, aproveitando que não há fluxo de veículos em boa parte do dia, poderia também retocar o asfalto deteriorado na pista. Bom Jardim até Urubici, asfalto está excelente, muito bem sinalizado, agora quando começa a descer a Serra do Corvo Branco em Grão-Pará, uma tristeza.

Grão-Pará

Prefeito que assumir Grão-Pará na próxima gestão pode ficar marcado (ou quem sabe, não) como mais um que não conseguiu fazer com que a Serra do Corvo Branco fosse asfaltada do começo ao fim. A novela já se arrasta por mais de 10 anos, estrada está horrível, e desleixo por parte das autoridades que ali passaram e nada fizeram, o que esperar de Helinho e Breca sobre o assunto? Garanto que se a obra for finalizada, deixarão seu nome na história como talvez a mais importante obra do município.

Boa praça

Candidato a vereador pela primeira vez, em Braço do Norte, o boa praça, Jacioni de Souza, o “Guatá”, que tem alcunha recebida por sua origem, é braçonortense de coração, muito querido por onde passa, revela o carinho que tem recebido durante a campanha pelas pessoas, também reconhecido por sua simpatia, vista há anos em seu trabalho no Posto Leão do Trevo.

Seu negócio

Visando o aprimoramento, o aumento da produtividade e competividade do seu negócio, o Sebrae está selecionando empresas para participarem gratuitamente do ALI – Agentes Locais de Inovação. Para participar, basta acessar e se inscrever no site  www.sebrae.com.br/brasilmais, preenchendo um diagnóstico preliminar da sua empresa. O programa é ideal para quem empreende e está buscando acelerar seu negócio. As empresas participantes receberão o acompanhamento técnico de Agentes do Sebrae para auxiliar no aprendizado das melhores práticas. Se sua empresa busca inovação, essa é a hora. Mais informações na Acivale.

A primeira governadora

Nascida no Extremo Oeste de Santa Catarina, em Maravilha, terra de Casildo Maldaner que também foi um vice que virou governador. Ambos alemães, filhos de imigrantes que escolheram esta terra para viver. Daniela Reinehr, até então desconhecida na vida política, entrou no jogo com o furacão Bolsonaro. Foi salva na metade do segundo tempo pelo deputado Sargento Lima no processo de Impeachment do Comandante Moisés. Coube ao juiz Ricardo Roesler, desembargador presidente, sentenciar o julgamento mais importante da vida desta jovem agricultora advogada que irá governar Santa Catarina por dois anos ou por cinco meses, mas, isso saberemos só no começo do próximo ano.

Viagens

Para quem pensa em viajar final de ano, a hora de comprar passagens é agora! Com a flexibilização da pandemia, e o retorno gradual do turismo, as viagens Brasil a fora estão de volta e com preços muito aquém do que era visto anteriormente, muita promoção rolando, isso já contando as fronteiras internacionais fechadas e a alta do dólar, pontos que fazem aumentar a demanda interna, mesmo assim os preços estão ótimos. Expectativa muito boa também das operadoras de turismo que buscam recuperação em um ano tão difícil para o negócio.

Meus cumprimentos ao senhor Ari Della Giustina que nesta quarta-feira completou seus 81 anos. No registro, ao lado da esposa Lucercia, durante a comemoração, com familiares em sua residência na União.

Vale o registro e o destaque a família Fornasa, filhos do querido Alexandre Fornasa, já há algum tempo que ficam separados pelos estudos dos membros da família, nunca perdem oportunidades para estarem juntos, nessa foto, visita a Shara, que hoje está no Rio de Janeiro cursando Medicina. Bem demais, tudo de bom a todos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Folha do Vale