quarta-feira, janeiro 27Diário online de Braço do Norte

Trump, o homem de aço

O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou em seu Twitter uma sobretaxa na importação do aço brasileiro e argentino para seu país. As desculpas, segundo ele, é uma retaliação por conta dos dois países estarem desvalorizando, propositalmente, suas moedas frente ao Dólar.
Alguns economistas afirmam que esta situação é inverídica, tendo em vista a próxima relação de Trump com as indústrias siderúrgicas daquele país, isso seria apenas uma cortina de fumaça para que o presidente americano se aproximasse dos empresários em ano pré-eleitoral. Um toma lá, dá cá. Acontece que o tiro pode sair pela culatra. A medida pode aumentar os empregos nas siderúrgicas, mas pode acabar com muitos outros na indústria automotiva, como já aconteceu uma vez na terra do Tio Sam.

Maconha

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou, nesta semana, o uso de maconha para fins medicinais. O uso é restrito para indústrias farmacêuticas na confecção de medicamentos que necessitam do THC (tetra-hidrocanabidiol) ou CBD (canabidiol), substâncias que são retiradas das plantas. O plantio continua proibido e, para fazer os medicamentos, as empresas deverão importar o extrato pronto de outros países. Muda também a forma de aquisição dos medicamentos aos pacientes. Antes deveria ser apenas por autorização judicial e com autorização da Anvisa, agora o paciente pode retirar o medicamento tranquilamente na farmácia com sua receita medica. Um grande avanço neste ponto, pois as pessoas que sofrem diariamente e necessitam de tratamento com estes princípios ativos, além de precisarem da medicação, tinham um verdadeiro martírio para adquirir. Sem contar que começa a abrir precedentes para um nova fonte de economia. Se já liberaram a fabricação de medicamentos, pode levar pouco tempo para liberação de plantio para uso medicinal, como já é feito em diversos lugares do mundo, gerando bilhões em receita para dezenas de empresas.

CONTEÚDO EXCLUSIVO PARA ASSINANTES

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Folha do Vale