Supermercados realizam sanitização

Vapor que atua contra vírus e bactérias foi utilizado no último domingo para diminuir a possibilidade de contaminação

Para evitar a contaminação pelo novo coronavírus, além das medidas de ordem pessoal, como higienizar sempre as mãos, manter uma distância segura de outras pessoas em locais públicos, evitar aglomeração, é necessário também atentar para as condições do ambiente. Além da transmissão direta, de uma pessoa para outra, há por parte das autoridades de Saúde a preocupação com outras formas de contágio, como por contato indireto por meio de superfícies.

E por conta das ações restritivas para reduzir os impactos da epidemia, o cidadão pode estar exposto ao vírus quando precisa comprar alimentos e outros produtos de necessidade básica. Em Braço do Norte, atento à higienização de seus ambientes e produtos, a rede de supermercados Colonial tem promovido com frequência ações de sanitização. A última delas ocorreu no domingo, dia 29 de março.

“Utilizamos um produto à base de vapor e partículas que atuam contra vírus e bactérias. Aplicamos na área de vendas, pátio externo, caminhão de entrega e outras”, informa a empresária Rosidalva Mayer Wensing Rech, a “Dalva”, do Supermercado Colonial. “São medidas que precauções que estamos tomando para reduzir a possibilidade de transmissão indireta. Mantêm as áreas comuns de uso dos clientes e dos funcionários mais seguras”, complementa.

Cuidados quando foram fazer compras

Tanto o Governo do Estado quanto a Prefeitura de Braço do Norte devem seguirão, pelo menos pelos próximos dias, as medidas de restritivas e as recomendações de isolamento com formas combater a Covid-19. O ideal é que as pessoas saiam de casa somente quando necessário. No caso de precisaram ir até o supermercado, deve ater a certos cuidados para reduzir riscos.

Depois de pagar as compras, assim que for possível deve-se higienizar as mãos. Se utilizou cartão de crédito ou débito, é importante limpar o cartão com álcool em gel.

Após pegar a embalagem, higienize as próprias mãos assim que possível e limpe a embalagem do produto ao chegar em casa. Se você puder ter o frasquinho de álcool em gel para utilizá-lo durante as compras, melhor. Assim é possível se proteger de riscos ao tocar os olhos, nariz ou boca. Caso pegue em diversos produtos e não tiver como higienizar as mãos, evite passá-las pelo rosto.

Ao chegar em casa, desinfetar com álcool todas as embalagens e descarte as que não são necessárias, como as caixas que envolvem tubos de pasta de dente. Pode parecer exagero, mas tudo que tem potencial de estar contaminado e for descartado, melhor. No caso das frutas, legumes e verduras que ficam expostos em gôndolas, a forma correta de higienizar é fazendo uma solução com um litro de água misturada com uma colher de sopa de água sanitária. Deixar entre dez e 15 minutos, enxague em água corrente e secar naturalmente. No caso das bananas, não é indicado fazer esse procedimento, portanto, deve-se descascar a fruta da forma mais cuidadosa possível e lavar as mãos antes de comer.


Leave a Comment