sexta-feira, janeiro 15Diário online de Braço do Norte

Sou candidatíssimo

Coluna de Fernando Freitas

Vânio Uliano, ex-prefeito de Braço do Norte e ex-presidente da Cerbranorte, garante que está montando uma chapa para concorrer a cooperativa na próxima eleição. Ainda sem data marcada, a escolha das diretorias da Cerbranorte Geradora e Distribuidora foram suspensas em 2018 após a denúncia de suspeita de fraudes na transferência de titularidades de unidades consumidoras. Vânio, apesar de estar inelegível pela lei eleitoral, garante que existe jurisprudência em seu caso. Já que não estaria apto a ser eleito por problemas ligados a déficit orçamentário (gastou mais do que havia previsão para entrar) no seu último ano de Administração Municipal, e não por corrupção. Confira, na íntegra, a entrevista que me foi concedida pelo ex-presidente que está no YouTube e no Facebook (Programa Fernando Freitas).

Afrouxamento

O prefeito de Rio Fortuna, Lindomar Ballmann realizará na próxima semana um encontro com sua equipe da Vigilância Epidemiológica para estudar flexibilização, um pouco maior, das ações restritivas, impostas para o combate ao Covid-19. A realização de pequenas reuniões, com os devidos cuidados, e a liberação do horário para o funcionamento de lanchonetes, conforme o Alvará, é uma das possíveis mudanças. Hoje, elas podem funcionar até às 23 horas e estão, ainda, proibidos os encontros com aglomeração. Na terça-feira Rio Fortuna tinha seis casos ativos, dez monitorados e três suspeitos. Não tinha nenhum caso de internação.

Delegacia da Mulher

A criação de uma Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e ao Idoso na Comarca de Braço do Norte entra na pauta do Conselho da Mulher Advogada, da Subseção local da OAB. A informação é da presidente do Conselho, a advogada Marta Regina Neckel. Criada em 2019 para dar atenção ao direito das mulheres, a entidade formada por profissionais da área do direito e que representa 126 profissionais, inicia o movimento em trazer para Braço do Norte uma delegacia especializada.

Em Termas

A proposta do comércio com mais dias abertos, no período do feriado, facilitou, principalmente pela comodidade e segurança de clientes e lojistas. Esta foi a avaliação da CDL de Gravatal, assinalando o bom movimento no comércio no último final de semana e na segunda-feira, 12 de outubro. Já neste final de semana o comércio estará aberto no sábado, das 9h às 18h, sem fechar ao meio dia, e no domingo pela manhã 9h as 12h.

Falta pouco?!

O otimismo dos profissionais e empresas de eventos e entretenimento vai esfriando aos poucos, ainda diminuindo expectativas. Cada semana com a sua agonia. Com um certo controle de casos e taxa de letalidade, tudo indica que o novo normal será este que está aí. A ciência, em verdade, perdeu para o medo, os empresários se sentem impotentes diante do totalitarismo dos gestores da saúde pública que preferem o caos econômico e social ao invés do enfrentamento ao novo coronavírus. Contágios em baixa, leitos hospitalares vazios, pessoas tratadas e curadas em suas residências, vírus com baixa letalidade, não há mais nada a fazer, só a vacina. De incentivo e estimulo para socorrer o setor, pouco ou nada noticiam.

Tilápia

Santa Catarina amplia pesquisa para desenvolver linhagem de tilápia mais adaptada ao cultivo no Estado. A Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural investirá R$ 1,3 milhão para dar continuidade à pesquisa de melhoramento genético da tilápia-do-nilo. O trabalho será executado pelo Centro de Desenvolvimento da Aquicultura e Pesca (CEDAP/Epagri), em Itajaí. O cultivo de tilápia vem crescendo no Estado e Santa Catarina já é referência em tecnologia e qualidade de produção. Com a ampliação da pesquisa e o uso de novas técnicas de melhoramento genético, poderá ter ganhos ainda maiores na produção

Tilápia 2

A intenção é, através da pesquisa e do desenvolvimento tecnológico, melhorar a produção e a produtividade da piscicultura catarinense e, como consequência, melhorar também a renda e a qualidade de vida dos produtores catarinenses. A pesquisa irá selecionar tilápias com maior crescimento e melhor desempenho nas condições de cultivo e clima de Santa Catarina. A partir dessa seleção serão formadas as matrizes, que serão disponibilizadas para os produtores de alevinos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Folha do Vale