sábado, janeiro 16Diário online de Braço do Norte

Setembro Amarelo

Voo do Mosca

omo forma de prevenir o suicídio, o Centro de Valorização da Vida (CVV) de Braço do Norte prepara as ações do Setembro Amarelo. Diferente de outros anos, em que camisetas eram confeccionadas com estampas alusivas ao trabalho de conscientização daquele mês, em 2020, devido a pandemia, a vez é das máscaras. A microempresária e voluntária do CVV, Ivonete Moares Wiggers, proprietária da MW Fantasias, está centralizando todos os pedidos de máscaras. Além da marca da campanha, pode ser acrescidas a logo de cada empresa ou patrocinador que desejar se engajar na campanha. Os pedidos pode ser feitos pelo WhatsApp 48 9 9923.2576

Paredão (1)

Denunciado ao Ministério Público por não dar a transparência necessária a um suposto pregão que culminou com a compra de medicamentos para o combate ao novo coronavírus, o responsável pelo Departamento de Compras de Prefeitura de Braço do Norte, Wando Furlan Ceolin, esteve na Câmara de Vereadores na última segunda-feira. Além de levar uma série de documentos que provam a lisura de todo o processo de aquisição, o diretor ainda respondeu aos questionamentos vereadores.

Paredão (2)

Responsável pelas denúncias, o empresário Robson Silva, proprietário de uma rede de farmácias, chegou a tornar pública sua reclamação pela rádio ACB FM na última semana. Reforça que não pode participar da licitação e que, se habilitado, poderia ter oferecido os medicamentos ao Executivo, com preços menores. Com a diferença do que foi supostamente pago a mais, a Prefeitura poderia ter comprado 20 mil comprimidos de Azitromicina, mais 18 mil comprimidos de Hidroxicloroquina e outros 36 mil comprimidos extras de Sulfato de Zinco, segundo ele.

NEVE

Mais uma vez os noticiários metrológicos dão conta de que a previsão será de chuva e frio intenso. Como de costume, as cidades da serra ficam lotadas de expectadores à espera da chuva em forma de flocos. Alguns acreditam que até possa nevar em Pinheiral na cidade de Braço do Norte. Mas o alerta dessa vez é ao contrário, quase um apelo dos órgãos sanitários para que apreciemos o frio de nossas casas. Devido a situação da pandemia, apenas 40% dos leitos em pousadas e hotéis podem ser ocupadas e a informação é de que só subam a Serra quem tiver sua reserva confirmada. E, dependendo das condições climáticas, a estrada pode até ser fechada. Então fica o alerta mais uma vez. Fique em casa!

Estratégia

Basta uma breve consulta ao site do Tribunal de Contas da União para saber que o ex-prefeito Rudnei Carlos do Amaral Fernandes, o “Nei”, presidente do MDB de Gravatal, encontra-se inelegível até 2023. Não tem choro. Não consegue nem inscrever sua chapa, caso tente. Muito menos concorrer. Então, qual seria a estratégia de Nei ao se lançar candidato e jogar o foco das atenções para o seu nome? Estaria ele segurando a vaga para alguém? Anunciaria apenas nos minutos finais das convenções? Estrategista e bom de voto, Nei já mostrou que é!

Gazeando

Vereador Mário Jorge Danielski (PSD) sentiu-se desconfortável após ouvir de um vereador, na última sessão, que teria que deixar a Casa antes do término da reunião, pois tinha assumido um compromisso externo. Mário Jorge lembrou que segunda-feira é a única noite em que os edis se reúnem. “Nenhum vereador deveria assumir outro compromisso este espaço de tempo”. Foi acompanhado pelo presidente da casa, Ricardo Medeiros (PL), que apoiou suas palavras.

Nova data

Depois de previamente anunciada que seria entregue em 14 de agosto, a data foi mudada para começo de setembro. Agora, ficou acordada que seria para a segunda quinzena do próximo mês a abertura da ponte da União para a passagem de veículos e pedestres. A iluminação começou a ser instalada esta semana. A inauguração, por sua vez, já tem data, 21 de novembro, uma semana após a eleição municipal.

“Problemão”

O Progressitas (PP) de Braço do Norte tem um problemão para resolver até 16 de setembro de 2020, data permitida à realização de convenções destinadas a deliberar sobre coligações e a escolher candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador, inclusive por meio virtual. Acontece que o partido tem 23 pré-candidatos a vereadores, sendo oito mulheres. Pelas regras partidárias vigentes, o limite de candidatos é 17.

Cerbranorte

A juíza Luciana do Nascimento Lampert, da Segunda Vara Cível da Comarca de Braço do Norte, através de um despacho, solicitou ao administrador judicial da Cerbranorte, Cristiano Orlandi, que apresente até 9 de setembro à Justiça as novas datas para a realização das assembleias gerais e a informação acerca da modalidade em que serão realizadas.

ELEIÇÕES 2020

Algumas diretrizes anunciadas pelo TSE dão ideia de algumas mudanças necessárias para a realização e eleições durante o enfretamento de uma pandemia. Dentre elas a já conhecida alteração das datas do pleito, sendo o primeiro turno em 15 de novembro, também a liberação da biometria, para evitar qualquer tipo de contaminação dos eleitores e também dos mesários. Outra proposta analisada é o horário de votação estendido e também a votação dividida por faixas etárias, sendo que os primeiros horários do dia ficam destinados a grupos de risco e pessoas acima de 60 anos. Os partidos têm até 16 de setembro para definição dos candidatos e a partir daí deixam de ser “pré” e conheceremos de fato os postulantes às câmaras de vereadores e às prefeituras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Folha do Vale